x

Post de Kia no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Tem que mandar esses questionamentos para a equipe do Augusto Mello

em Bate-Papo da Torcida > O Duílio (aparentemente) infringiu o Estatuto do Corinthians!

Em resposta ao tópico:

Primeiramente, desculpem pelo aparente 'click-bait', mas é isso. Considerando a entrevista de hoje dada pelo presidente da diretoria executiva do Corinthians, sr. Duilio Monteiro Alves, há indícios de que ele tenha infringido o Estatuto Social da instituição. Reforça-se, indícios, porque sabemos o peso de uma acusação. (Documento: https://www.corinthians.com.br/clube/estatuto-vigente Sport Club Corinthians Paulista - Seja bem-vindo! corinthians.com.br corinthians.com.br )

Não vou me prolongar quanto à entidade Corinthians, mesmo porque não domino essa área do Direito, mas, em miúdos, o Corinthians é uma associação civil sem fins lucrativos, e que tem como seu representante máximo o Presidente da Diretoria Executiva, cargo atualmente ocupado pelo Duílio e que está em disputa pelos senhores Augusto Pereira Melo e André Luiz de Oliveira (Art. 1º do Estatuto e Ata da Reunião da Comissão Eleitoral - https://static.corinthians.com.br/content/1697740403084afd913ab1e6ea58b8ca73f6cb41a6.pdf?rand=iyrG7zZNFKlPDcOa https://static.corinthians.com.br/content/1697740403084afd913ab1e6ea58b8ca73f6cb41a6.pdf?rand=iyrG7zZNFKlPDcOa static.corinthians.com.br )

Em um primeiro momento, preocupante foi o atual presidente utilizar o chamado 'O debate da Gestão' para realizar acusações contra o candidato da oposição e fazer propaganda eleitoral e pedir voto ao candidato da situação, o que soa, NO MÍNIMO, antiético. Caso estivéssemos falando de um órgão público, e fizermos o paralelo do presidente com o da República, seria uma utilização da máquina pública em benefício próprio ou de outrem de interesse (Vide art. 73 da Lei nº 9.504/97 - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9504.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9504.htm planalto.gov.br )

Porém, tão preocupante, ou mais, foi a seguinte declaração: 'O Jurídico aconselhou a não assinar com a Taunsa, mas eu tomei a decisão mesmo assim', que ganhou destaque nesse Fórum com a postagem de Rafael Morais. ( https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/1457390/o-juridico-aconselhou-a-nao-assinar-com-a-taunsa-mas-eu-tomei-a-decisao-mesmo-assim 'O Jurídico aconselhou a não assinar com a Taunsa, mas eu tomei a decisão mesmo assim' Pra mim, o relato mais chocante dessa coletiva cheia de pérolas do pior presidente da história. O que ele assumiu publicamente foi que a Taunsa apresentou ao... meutimao.com.br meutimao.com.br )

Esse acima colado é o artigo 106 do Estatuto Social do Corinthians. Como dito acima, talvez seja prematuro da minha parte fazer A acusação em si, mas considerando que o Duilio disse, com todas as letras, que não seguiu o aconselhamento do seu órgão jurídico, pode ter causado prejuízo considerável ao patrimônio e à imagem do Corinthians. Além disso, ignorando o Departamento competente, teria agido de maneira temerária e com possível irregularidade.

Vale lembrar a exposição que a empresa ganhou com a 'parceria', mas com a frustração no pagamento, além da chacota e gozação por parte de rivais e imprensa, em certa parte comum ao futebol, o Corinthians viu-se o obrigado a ingressar com processo judicial contra a referida empresa, cobrando algo como 26 milhões de reais. ( https://www.terra.com.br/esportes/corinthians/corinthians-entra-na-justica-por-divida-milionaria-da-taunsa,b237eee86cfb66dd06b9e3ee84fba78dmbo598aw.html Corinthians entra na Justiça por dívida milionária da Taunsa Corinthians entra na Justiça por dívida milionária da Taunsa O Corinthians entrou com processo para cobrar a dívida milionária da Taunsa. Após firmar acordo ... terra.com.br )

Anota-se, ainda, que o processo está em segredo de justiça, mas em simples consulta ao site do Tribunal de Justiça de São Paulo podemos constatar a existência de outros inúmeros contra a empresa, alguns de antes da celebração da 'parceria' ( https://www.uol.com.br/esporte/colunas/diego-garcia/2022/03/22/na-justica-parceira-que-nao-pagou-corinthians-tem-calotes-de-r-3-milhoes.htm Taunsa: parceira do Corinthians soma, na Justiça, R$ 3 mi em calotes Taunsa: parceira do Corinthians soma, na Justiça, R$ 3 mi em calotes Empresa que começou a ter marca estampada na camisa do Corinthians nesta temporada seria a responsável pelo pagamento do salário de Paulinho uol.com.br uol.com.br / www.tjsp.jus.br www.tjsp.jus.br tjsp.jus.br )

Reforço, novamente, que não se trata de uma acusação, e sim de uma apresentação de informações com possíveis irregularidades. Além do mais, não sou dono da verdade, e tudo que disse aqui pode ser apenas uma interpretação errada da minha parte.

Que Deus proteja a todos nós e 'Vai, Corinthians'

Responder ao post do Kia

Réplicas desse post

Foto do perfil de Derlys Acosta

Derlys 60 posts

@derlys-acosta em 11/11/2023 às 00:40

Olha, se eu tivesse contato dele juro que mandaria.

Não creio que o Melo seja o salvador da pátria, muito longe disso, mas me assusta a ideia de continuar com a 'Renovação e Transparência'

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de André Guerrero

    Trocaram uma dívida pela outra

    Última resposta há 5 minutos por Bruno Mimo

    53respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 13 minutos por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians não chegou a uma dívida de aproximadamente R$3 bilhões por acaso

    Última resposta há 13 minutos por Bruno Mimo

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 16 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 17 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    🦅🦅🦅🦅💥💥🔥🔥

    Criado há 36 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Yamal x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 19 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    11votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 25 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Vou votar no André Negão para presidente

    Última resposta há 27 minutos por Lucas ¨

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 28 minutos por Lucas ¨

    4respostas

    acessar o tópico