x

Post de Davi no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nas primeiras entrevistas de Vítor Pereira à frente do Corinthians, o treinador português sempre ressaltou um fator importante para vencer: a mentalidade vencedora e competitiva.

Isto é, não se contentar com empate ou derrota, mesmo diante de circunstâncias adversas - o que ele mais viu durante sua passagem de quase 8 meses no clube. Em todas essas ocasiões, o técnico indicava que tinha um elenco de qualidade, embora com defasagens, mas capaz de fazer frente aos principais adversários da temporada.

E o fez. Principalmente quando tinha o time considerado por muitos como o ideal à disposição. Fato é que, com este time nas principais partidas, o Corinthians deixou de ser uma zebra e tornou-se uma pedra. Um ótimo exemplo são os confrontos contra o Flamengo, na Libertadores e na Copa do Brasil. Visto por muitos como o melhor elenco do país e time de melhor futebol, junto ao Palmeiras, o Flamengo pôde se sobressair ao alvinegro nas partida continentais, quando enfrentou um Timão sem três dos seus principais jogadores.

Renato Augusto, o cérebro do time, só esteve apto para o segundo jogo decisivo; Maycon saiu no começo do primeiro tempo do confronto; e Willian sequer participou do jogo de ida, na Neo Química Arena.

Já nos jogos finais da Copa do Brasil, com o elenco mais equilibrado e com RA8 inteiro, porém ainda sem Maycon 100%, o Corinthians fez frente sendo ainda melhor do que o rival, jogando no Rio de Janeiro. O título não veio, os jogadores se mostraram abalados, mas ficou claro que esse é o primeiro passo de uma reconstrução de mentalidade.

De 2017 para cá, ano do último título de expressão do Corinthians, a equipe oscilou muito e até brigou contra o rebaixamento em algumas oportunidades (2018 a equipe só escapou nas rodadas finais). Mesmo tendo em seu elenco jogadores vencedores, como Cássio, Fagner, Jadson, Ralf e Danilo, o time não mostrava força ou poder de reação contra adversários superiores. Não como mostrou contra o Flamengo nestas finais.

As conquistas da temporada de 2022 são pequenas para uma equipe como o Corinthians, sim. Esperava-se mais principalmente em relação ao investimento feito em jogadores e comissão técnica. Mas não se pode negar que a mentalidade e realidade mudou. Foi possível sentir de fato que conquistas estavam próximas. Não era ilusão acreditar em título de copa nacional, chegamos bem até a sua final.

Azar, ilusão, detalhes, etc, a verdade é que o que faltou ao Corinthians sobrou no adversário: o costume (recente) a grandes conquistas. Mas isso está sendo reconquistado.

E por isso, seria importante manter Vítor Pereira, para dar sequência a essa reconstrução e o desenvolvimento de uma nova identidade. Se ele não ficar, ok, o clube fica. Mas a necessidade de encontrar um treinador com personalidade e capacidade similar, também.

em Bate-Papo da Torcida > VP e a mentalidade competitiva

Responder ao post do Davi

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Manoel Corinthians

    Nova Zelândia

    Última resposta há 1 minuto por Cássio mandrake

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 2 minutos por Leonardo Abreu

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 3 minutos por All Black Corinthians

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ídolos da Fiel

    Não se surpreenda se os EUA chegarem nas semis..

    Última resposta há 5 minutos por Marcelo Silva

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Renato Arbusto

    Nunca mais reclamo do Alisson na seleção

    Última resposta há 6 minutos por Corneta .

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Auuuuuuuuuuu

    Última resposta há 6 minutos por Manoel Corinthians

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno mensato

    Porque pegar no pé do Memphis?

    Última resposta há 6 minutos por wlisses pires

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Billy timao

    Acordem pra realidade, Safiel é o único caminho fundamentado para o Corinthians nesse momento

    Última resposta há 6 minutos por Lucas ¨

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Memphis Depay x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 8 minutos por Lucas de Souza Portella

    7votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 10 minutos por Juliano Mendes Pereira

    7respostas

    acessar o tópico