x

Post de Davi no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nas primeiras entrevistas de Vítor Pereira à frente do Corinthians, o treinador português sempre ressaltou um fator importante para vencer: a mentalidade vencedora e competitiva.

Isto é, não se contentar com empate ou derrota, mesmo diante de circunstâncias adversas - o que ele mais viu durante sua passagem de quase 8 meses no clube. Em todas essas ocasiões, o técnico indicava que tinha um elenco de qualidade, embora com defasagens, mas capaz de fazer frente aos principais adversários da temporada.

E o fez. Principalmente quando tinha o time considerado por muitos como o ideal à disposição. Fato é que, com este time nas principais partidas, o Corinthians deixou de ser uma zebra e tornou-se uma pedra. Um ótimo exemplo são os confrontos contra o Flamengo, na Libertadores e na Copa do Brasil. Visto por muitos como o melhor elenco do país e time de melhor futebol, junto ao Palmeiras, o Flamengo pôde se sobressair ao alvinegro nas partida continentais, quando enfrentou um Timão sem três dos seus principais jogadores.

Renato Augusto, o cérebro do time, só esteve apto para o segundo jogo decisivo; Maycon saiu no começo do primeiro tempo do confronto; e Willian sequer participou do jogo de ida, na Neo Química Arena.

Já nos jogos finais da Copa do Brasil, com o elenco mais equilibrado e com RA8 inteiro, porém ainda sem Maycon 100%, o Corinthians fez frente sendo ainda melhor do que o rival, jogando no Rio de Janeiro. O título não veio, os jogadores se mostraram abalados, mas ficou claro que esse é o primeiro passo de uma reconstrução de mentalidade.

De 2017 para cá, ano do último título de expressão do Corinthians, a equipe oscilou muito e até brigou contra o rebaixamento em algumas oportunidades (2018 a equipe só escapou nas rodadas finais). Mesmo tendo em seu elenco jogadores vencedores, como Cássio, Fagner, Jadson, Ralf e Danilo, o time não mostrava força ou poder de reação contra adversários superiores. Não como mostrou contra o Flamengo nestas finais.

As conquistas da temporada de 2022 são pequenas para uma equipe como o Corinthians, sim. Esperava-se mais principalmente em relação ao investimento feito em jogadores e comissão técnica. Mas não se pode negar que a mentalidade e realidade mudou. Foi possível sentir de fato que conquistas estavam próximas. Não era ilusão acreditar em título de copa nacional, chegamos bem até a sua final.

Azar, ilusão, detalhes, etc, a verdade é que o que faltou ao Corinthians sobrou no adversário: o costume (recente) a grandes conquistas. Mas isso está sendo reconquistado.

E por isso, seria importante manter Vítor Pereira, para dar sequência a essa reconstrução e o desenvolvimento de uma nova identidade. Se ele não ficar, ok, o clube fica. Mas a necessidade de encontrar um treinador com personalidade e capacidade similar, também.

em Bate-Papo da Torcida > VP e a mentalidade competitiva

Responder ao post do Davi

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de TONINHO .

    Só depende da Torcida salvar o Corinthians

    Última resposta há 7 minutos por Lucas ¨

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno mensato

    Porque pegar no pé do Memphis?

    Última resposta há 9 minutos por Lucas de Souza Portella

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 16 minutos por Ghost Corinthiano

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Sarmento

    Copa do mundo

    Última resposta há 23 minutos por Corneta .

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de André Guerrero

    Trocaram uma dívida pela outra

    Última resposta há 30 minutos por Bruno Mimo

    53respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 39 minutos por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians não chegou a uma dívida de aproximadamente R$3 bilhões por acaso

    Última resposta há 39 minutos por Bruno Mimo

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 41 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 42 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    🦅🦅🦅🦅💥💥🔥🔥

    Criado há 1 hora por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico