x

Post de Alexandre no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu me arrependo até hoje de não ter comprado essa camisa na época, com o relevo de São Jorge. Se um dia for relançada, vou reparar esse erro.

Esse é um dos capítulos mais tristes e bonitos da história do esporte, a homenagem feita pelo Corinthians ao Torino merece ser relembrada. Parabéns pelo tópico, Flávia!

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians e a camisa grená

Em resposta ao tópico:

Corinthians e a camisa Grená

Você sabe a história por trás dessa camisa criada em 2011 pela Nike?

Em 21 de julho de 1948, o Corinthians enfrentou o Torino, da Itália, em um amistoso no Pacaembú. O jogo marcou a despedida entre os dois clubes que haviam construído um forte laço de amizade. Isso porque, em 1914, as equipes já haviam feito duas partidas bem disputadas em São Paulo, ambas com vitória dos italianos.

Em 1948, o resultado foi diferente. Já com alguns nomes que formariam a base do nosso super timaço, o mais forte no cenário estadual da década de 1950, como Baltazar e Cláudio, o Corinthians derrotou os italianos por 2x1, com gols de Baltazar e Colombo. Na ocasião, o Timão foi um dos poucos times a derrotar o ‘Gran Torino’, era assim que a equipe italiana era conhecida na época. Em 1948 o time de Torino era a sensação da Europa e formava a base da seleção italiana para a Copa de 1950, que viria ser realizada no Brasil. Entre 1942 e 1949, eles venceram todos os Campeonatos Italianos, além da Copa da Itália. Um ano após a visita ao Brasil. No dia 4 de maio de 1949, após deixar a cidade de Lisboa rumo a Turim, o avião que levava os jogadores e a comissão técnica, chocou-se contra a Basília de Superga, já na cidade italiana, protagonizando a 'Tragédia de Superga', o acidente tirou a vida de todos os jogadores do time, além de membros da comissão técnica, tripulantes e jornalistas.

Corinthians 2×1 Torino
21 de julho de 1948
Estádio do Pacaembu
Amistoso Internacional
Corinthians: Bino, Rubens, Belacosa, Palmer, Hélio, Newton, Cláudio, Baltazar, Severo (Edélcio), Ruy e Colombo. Técnicos: Cláudio/Hélio/Servílio.

Torino: Bacigalupo (Bani), Ballarin, Tomá, Grezar, Rigamonti, Martelli, Menti, Castigliano, Gabetto, Mazzola e Ferraris. Técnico: Leslie Lievesley.
Gols: Baltazar (43′), Colombo (70′) e Gabetto (81′)

No dia 8 de maio, quatro dias após o acidente, o Corinthians entrou em campo contra a Portuguesa com uma camisa grená, em homenagem às cores do Torino. Em 2011 o Corinthians relembrou às cores da Equipe italiana e criou a III camisa na cor grená. Essa camisa venceu o título de ‘mais bonita do mundo’. Legal, né?

Vai, Corinthians! (:

Responder ao post do Alexandre

Réplicas desse post

Foto do perfil de Samuel

Samuel 1.853 posts

@samuel.manfio em 08/10/2022 às 15:53

Tem na shoppe a replica. Vale a pena pelo $ (atualmente até as que são do ano só compro por lá)

Foto do perfil de Flávia

Flávia 37.557 posts

@flavia.sccp em 08/10/2022 às 15:15

Eu não tenho ela... :(kkk

Que bom que curtiu, Alexandre, fico feliz (:

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de thiago g

    Não sou s favor de nenhum patrocínio que denigre a imagem do clube mass...

    Última resposta há 15 segundos por Zebedeus .

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    👽

    Última resposta há 32 segundos por Manoel Corinthians

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 56 segundos por Ricardo Alves

    82respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Dos crimes cometidos contra o clube, e dos crimes omissivos

    Última resposta há 1 minuto por Daniel Soares

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ROZEVAN FERREIRA SANTOS

    Rapaz, Argentina pode tudo nessa copa kkkk

    Última resposta há 3 minutos por Marco Antônio

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de VIÚVA VP

    Nota repúdio Fatal Fans

    Última resposta há 3 minutos por Zebedeus .

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    60respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 4 minutos por Alexandro de Jesus

    72respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Linda partida da Colômbia

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Naka

    Assina, Stabille!

    Última resposta há 5 minutos por Christian Cintra

    24respostas

    acessar o tópico