Douglas Silva
Nos últimos jogos Corinthians mostrou certas limitações, muito em função dos desfalques por lesões, porém mesmo com os desfalques seria esperado um número maior de chances e de gols para o clube.
O time vem apresentando um sistema ofensivo muito ineficiente taticamente na grande maioria dos jogos, tirando pequenas exceções, as jogadas ofensivas do time vem apresentando pouca efetividade.
Por mais que a melhora tática no sistema defensivo seja a maior responsável pelas classificações recentes sem um padrão ofensivo melhor o time continuará sofrendo mesmo com os reforços e isso fica claro ao analisarmos os jogos realizados nos meses de junho e julho. Em 13 jogos o time conseguiu apenas 10 gols oriundos de seus atletas, dos quais 3 iniciados em jogadas de bola parada (Roger Guedes contra Athletico-PR, F. Santos contra Goiás e R. Gustavo contra Santos) e em apenas 2 jogos, os melhores ofensivamente do time no período, conseguiram gols em jogadas trabalhadas de forma tática pelo clube (2x0 sobre Juventude e 4x0 sobre Santos). Os outros dois gols marcados por jogadores do Corinthians no período são o gol de Mantuan contra o Atlético GO, onde o jogador atuava como lateral e aproveitou cruzamento de Piton após Du Queiroz entrar driblando na área em lance atípico e sem posicionamento definido, e o Gol de Roger Guedes contra o Ceará, em que o jogador acertou um chute fantástico em jogada completamente individual.
Com isso é perceptível que dos últimos 13 jogos apenas em dois as jogadas ofensivas trabalhadas pelo time de Vítor Pereira deram resultado e alguns pontos em comum vem cada vez mais deixando de aparecer no time. Em ambos os jogos pode-se notar uma aproximação dos meias da área adversária e infiltração dos pontas se desgrudando da linha lateral e invadindo a área (principalmente com Adson e Mantuan) e essas características podem fazer falta ao time.

