x

Post de Igor no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Gosto de 2 zagueiros msm

em Bate-Papo da Torcida > Seria essa a melhor formação?

Em resposta ao tópico:

Uma sugestão que vi em alguns tópicos o Corinthians usando 3 zagueiros, mas sempre tiram o primeiro volante (atualmente Du Queiroz, possivelmente até o Maycon se vier), e talvez não seja a melhor coisa, tendo em vista a fragilidade que fica, por isso pensei nessa formação:

Cássio, Fagner, João Vitor, Gil (Quem sabe Balbuena/Pablo), Raul, Du Queiroz (Talvez Maycon), Paulinho, Renato, Giuliano, Willian e Roger Guedes. Normalmente, assim posicionados no campo:

Sendo que o Renato mais a frente, pode alternar com o Paulinho e trabalhar nisso!

FASE DEFENSIVA:

Já devo imaginar a primeira crítica: 'Mas o Willian ter que marcar ponta?'

E eu mesmo respondo: 'Não! Willian vai estar posicionado no lado esquerdo e dando a amplitude e permitindo a triangulação com o Paulinho, Roger Guedes, como também na armação com o Raul e o Du'.

'Mas e na defesa? Como o Willian se posicionaria?'

Devemos zoar os rivais sim, mas podemos utilizar algo similar, como no seguinte modelo na minha visão defensiva, em duas formações inclusive:

1- Deixando uma linha defensiva mais forte e compacta (4-1-4-1 - Não é porque o Silvinho não conseguiu usar que um técnico competente não consiga):

2- A segunda formação seria no 4-4-1-1 ou (4-4-2), deixando dois homens a frente, nela assim poderiam se posicionar:

Nessa hipótese, Renato é uma opção de ficar em uma linha atrás do Roger, ou junto com o Roger, sem contar também que pode o Paulinho alternar com o Renato, por serem os dois que não teriam como aguentar ficar defendendo a todo tempo.

Voltando ao questionamento do Willian sobre marcar, ele dessa maneira simularia algo parecido com o que o Palmeiras fez em 2021 com o Scarpa, porém, na forma defensiva, não viraria o 5º na linha defensiva, e sim, na segunda linha, deixando o Raul Gustavo fazendo a lateral esquerda.

Neste cenário, o Corinthians além de aumentar em questão de altura a linha defensiva (Raúl pelo Piton), facilita também o aumento de jogadores defendendo (03 zagueiros e um volante, tendo ainda o retorno do Fagner fechando a linha de 04).

FASE OFENSIVA:

Por sua vez, na fase ofensiva, com esses jogadores, assim poderiam se posicionar:

A boa saída de bola com João e Raul, inclusive tendo a velocidade como característica permite não somente um começo de jogada interessante, sendo possível ver também como poderia existir a marcação pressão pelos jogadores.

Neste sentido, Roger e Paulinho podem fazer a pressão nos zagueiros, tendo Renato e Giuliano com a marcação na saída dos volantes. Fagner e Willian fecham as opções dos laterais na criação. Dú Queiroz faz a marcação no 'camisa 10' adversário, segurando-o. E, por fim, com os zagueiros mais ágeis (JV e Raul), os pontas ou alas do time contrário ficarão pressionados, com o Gil fazendo a marcação no centroavante.

Sendo essa apenas uma possibilidade de várias outras tendo em vista o elenco de mais de 30 jogadores, e a sua qual seria?

Responder ao post do Igor

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 3 minutos por José Oliveira

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo da Silva

    CazéTV - Esta ruim a transmissão?

    Última resposta há 3 minutos por T-gerg

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Sccp

    Brasil nas oitavas. Rumo ao hexa

    Última resposta há 4 minutos por Azazel Zel

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    Doutor Sócrates, definitivamente, não era um "parça do Neymar"

    Última resposta há 8 minutos por Marco Antônio

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthians minha vida

    Corinthians não pode atrasar salários nessa etapa

    Última resposta há 15 minutos por André Santos

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Até a base está sem receber

    Última resposta há 16 minutos por PEDRO NEVES TEIXEIRA

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rafael Ferreira

    Seria sensacional ver o Diniz ganhando títulos no Corinthians

    Última resposta há 19 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 19 minutos por Daniel Soares

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Guerrero

    E esse Paraguai x Austrália

    Última resposta há 38 minutos por Cavalinho du Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Nosso chaveamento no mata-mata provavelmente vai terminar sendo assim:

    Última resposta há 41 minutos por Lucas de Souza Portella

    6respostas

    acessar o tópico