x

Post de Hugo no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Concordo bastante. Está passando da hora de o Corinthians profissionalizar sua gestão das categorias de base. A impressão é que os rivais vendem bem melhor que a gente, por mais que a gente tenha tantos talentos revelados.

em Análise dos jogos > Categoria de base técnica - Profissionalizar processos e revelar...

Em resposta ao tópico:

Um dos principais pontos para se trabalhar num time de futebol é a categoria de base. Ter jogadores prontos, identificados com o time e que darão retorno financeiro são fundamentais para o futebol profissionalizado. Exemplos? Basta olhar para Ajax, Barcelona em sua época de ouro. O que vou propor aqui é um método simples e baseado no que o mercado faz com seus talentos.

1- Padronização de processos

Um ponto importante e que aconteceu na Era Guardiola no Barcelona, Bayern e City é a padronização de processos. Quem está no sub-16 até o sub-20 tem que estar de acordo com o time principal (posso fazer um post depois sobre tempo de trabalho e escolha de treinadores). O jogador dessas categorias mais 'velhas' tem que ter todos os movimentos e decisões dentro de campo que alinhem ao time principal. Quando um talento sobe de um time para o outro, ele já tem a memória de movimentos pronta. Isso facilita na integração do jogador. Recomendado que tenha reuniões com uma frequência entre os treinadores da categoria.

2- Avaliação de talentos

A etapa primordial e talvez a mais difícil de todo processo, encontrar talentos e saber reconhecer os seus talentos. Primeiro vamos falar de reconhecer talentos e deficiências no seu elenco. Existe uma ferramenta chama Matriz 9-box, na qual temos uma análise sobre os potenciais talentos de sua empresa essa abaixo:

Nessa matriz, vamos avaliar o desempenho dos jogadores versus o potencial que ele tem. Quem está no quadrante de alta capacidade, é promovido para outra categoria. Os quadrantes da diagonal (Diamante bruto - Mantenedor - comprometido) são quem formarão o time da categoria. Duvidoso, ineficiente e eficaz são os jogadores que terão um trabalho específico de fundamentos/noções táticas.

A ideia do 9box é filtrar os talentos e reconhecer quem precisa de um trabalho mais específico. Pode também ser usado com os treinadores de cada divisão da categoria de base, formando o conceito de base contínua, em que até a contratação de técnicos não será necessária.

3- Identidade corintiana e acompanhamento psicológico

O ponto fundamental, formar pessoas. Trabalhar tanto a educação quanto a inserção de conceitos como respeito, ética, cuidados com o corpo e com a imagem e o principal, conhecer a história do clube. Entender quem é o Corinthians, quem esteve em nossa história.

Essas 3 etapas seriam a base desse conceito de base Categoria de base Técnica. O que acharam?

Responder ao post do Hugo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 32 segundos por sergio trovo

    156votos

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Yamal x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 56 segundos por Testomaster da Fiel

    4votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Cabo Verde única seleção raiz da copa

    Última resposta há 2 minutos por Testomaster da Fiel

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de renan ferreira da silva

    Esse goleiro Muslera é horrível! Há quanto tempo esse cara é goleiro do Uruguai?

    Última resposta há 3 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 3 minutos por Gabriel Anjos

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Vou votar no André Negão para presidente

    Última resposta há 4 minutos por Eduardo da Silva

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 10 minutos por Thiago Augusto

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians não chegou a uma dívida de aproximadamente R$3 bilhões por acaso

    Última resposta há 11 minutos por sergio trovo

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1981

    Última resposta há 11 minutos por sergio trovo

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Qualquer cidadão de bem fica feliz com o empate de Cabo Verde e a vitória da Nova Zelândia

    Última resposta há 12 minutos por Luis Flavio Moraes

    7respostas

    acessar o tópico