x

Post de Jose no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Linda história de vida e amor ao clube e puro romantismo. Este fórum apesar de muitas coisas ruins, tem muitas coisas boas e também é cultura e parabéns pelo belo tópico.

em Bate-Papo da Torcida > Neco e o seu Não ao Fluminense

Em resposta ao tópico:

Nascido em 1895, Neco foi o primeiro ídolo do nosso Corinthians. O que não vemos hoje na grande maioria dos jogadores, sobrava em Neco - amor pelo Clube.

Lá em 1919, vários Clubes assediavam o Neco, por causa do seu gigante futebol. Desses Clubes o que foi mais pesado pra cima dele, foi o Fluminense. No dia 29 de Maio de 1929, dizem os relatos que Neco fez miséria, quarta-feira em que o Presidente Epitácio Pessoa tinha declarado feriado nacional para que o povo pudesse acompanhar a decisão entre Brasil x Uruguai, no Campeonato Sul-Americano de Futebol. O campo do Fluminense tinha gente pra todo lado, estava abarrotado. O jogo começou as 2 da tarde; nesse dia Friedenrich marcou o gol que deu o título ao Brasil. Fried seria carregado pela multidão, mas, disse que quem deveria subir nos ombros do povão, era Neco, que tinha feito toda a jogada, vindo lá de trás, driblando os uruguaios, limpando e mandando o centro da linha de fundo. Neco, ganhou manchetes. Ofereceram um banquete pra ele no Hote Sul-América, e mandou uma proposta para o jogador do Corinthians: 100 mil cruzeiros de luvas, um emprego nas Docas, para Neco mudar de camisa. O Timão não pagava mais que o Fluminense. O Corinthians não pagava absolutamente NADA! Neco voltou para São Paulo, foi cumprimentado pelo governador, Altino Arantes, no Palácio do Governo e acabando a festa foi para casa a pé. Ele só tinha 200 réis no bolso. E pra piorar, no dia seguinte Neco foi trabalhar normalmente numa marcenária que fabricava móveis em Santana. Surpresa: estava despedido, por ter faltado no serviço. Os corinthianos ficaram nervosos quando ouviram falar da proposta do Fluminense. Se dependesse de dinheiro, seria impossível segurar Neco, Mas Neco não jogava por dinheiro. Preferiu o Corinthians. Por amor. (Um pedaço do texto é de Lourenço Diaféria)

Para quem não sabe, em 1915, o Corinthians enfrantava uma grave crise financeira e fora das quatro linhas, Neco também virou herói. Por causa dessa crise financeira, teve sua sede, ainda no Bom Retiro penhorada, pois não tinha dinheiro para pagar o aluguel do imóvel. (Isso já vem de tempos atrás, hein?!) Com aquela situação do Clube que tanto amava, e que estava ameaçado de ter a sede tomada e também todos os seus móveis, Neco, preocupado com toda aquela situação, liderou um movimento para tirar os móveis, documentos e troféus da Sede do Clube na calada da noite e levou tudo para sua casa, onde guardou até a situação melhorar e voltar ao normal. Devido toda esta situação, o Corinthians não disputou torneios oficiais e quase fechou as portas. (Que atitude!).

Neco jogou no Corinthians de 1912-1930, jogou 296 partidas e marcou 238 gols com a camisa do CORINTHIANS.

Que história, que amor era esse pelo nosso Corinthians?

Será que nos dias de hoje algum jogador faria isso por algum Clube?

Vai, Corinthians! (:

Responder ao post do Jose

Réplicas desse post

Foto do perfil de Flávia

Flávia 37.557 posts

@flavia.sccp em 10/12/2021 às 10:40

Foi pra ver se acalmava um pouquinho o povo...rs

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Octávio Oliveira

    Cabo Verde Jogadores

    Última resposta há 29 segundos por ROSANA RSN

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 32 segundos por Oilson Amorim dos Reis

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians não chegou a uma dívida de aproximadamente R$3 bilhões por acaso

    Última resposta há 41 segundos por PHILL JAMES WINCLER

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marco Antônio

    Primeiro clube paulista campeão da Copa do Brasil

    Última resposta há 55 segundos por Jefferson Cunha

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Zemetek

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 1 minuto por Thiago Sccp

    215votos

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de André Guerrero

    Trocaram uma dívida pela outra

    Última resposta há 2 minutos por Lucas Fogo

    55respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Vozinha é nível Hugo souza

    Última resposta há 2 minutos por Douglas Guerra Mascarenhas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 2 minutos por Son Goku

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 4 minutos por Rafael Nogueira

    11respostas

    acessar o tópico