x

Post de Gleison Morais no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ótima história! Obrigado por compartilhar!

em Bate-Papo da Torcida > Neco e o seu Não ao Fluminense

Em resposta ao tópico:

Nascido em 1895, Neco foi o primeiro ídolo do nosso Corinthians. O que não vemos hoje na grande maioria dos jogadores, sobrava em Neco - amor pelo Clube.

Lá em 1919, vários Clubes assediavam o Neco, por causa do seu gigante futebol. Desses Clubes o que foi mais pesado pra cima dele, foi o Fluminense. No dia 29 de Maio de 1929, dizem os relatos que Neco fez miséria, quarta-feira em que o Presidente Epitácio Pessoa tinha declarado feriado nacional para que o povo pudesse acompanhar a decisão entre Brasil x Uruguai, no Campeonato Sul-Americano de Futebol. O campo do Fluminense tinha gente pra todo lado, estava abarrotado. O jogo começou as 2 da tarde; nesse dia Friedenrich marcou o gol que deu o título ao Brasil. Fried seria carregado pela multidão, mas, disse que quem deveria subir nos ombros do povão, era Neco, que tinha feito toda a jogada, vindo lá de trás, driblando os uruguaios, limpando e mandando o centro da linha de fundo. Neco, ganhou manchetes. Ofereceram um banquete pra ele no Hote Sul-América, e mandou uma proposta para o jogador do Corinthians: 100 mil cruzeiros de luvas, um emprego nas Docas, para Neco mudar de camisa. O Timão não pagava mais que o Fluminense. O Corinthians não pagava absolutamente NADA! Neco voltou para São Paulo, foi cumprimentado pelo governador, Altino Arantes, no Palácio do Governo e acabando a festa foi para casa a pé. Ele só tinha 200 réis no bolso. E pra piorar, no dia seguinte Neco foi trabalhar normalmente numa marcenária que fabricava móveis em Santana. Surpresa: estava despedido, por ter faltado no serviço. Os corinthianos ficaram nervosos quando ouviram falar da proposta do Fluminense. Se dependesse de dinheiro, seria impossível segurar Neco, Mas Neco não jogava por dinheiro. Preferiu o Corinthians. Por amor. (Um pedaço do texto é de Lourenço Diaféria)

Para quem não sabe, em 1915, o Corinthians enfrantava uma grave crise financeira e fora das quatro linhas, Neco também virou herói. Por causa dessa crise financeira, teve sua sede, ainda no Bom Retiro penhorada, pois não tinha dinheiro para pagar o aluguel do imóvel. (Isso já vem de tempos atrás, hein?!) Com aquela situação do Clube que tanto amava, e que estava ameaçado de ter a sede tomada e também todos os seus móveis, Neco, preocupado com toda aquela situação, liderou um movimento para tirar os móveis, documentos e troféus da Sede do Clube na calada da noite e levou tudo para sua casa, onde guardou até a situação melhorar e voltar ao normal. Devido toda esta situação, o Corinthians não disputou torneios oficiais e quase fechou as portas. (Que atitude!).

Neco jogou no Corinthians de 1912-1930, jogou 296 partidas e marcou 238 gols com a camisa do CORINTHIANS.

Que história, que amor era esse pelo nosso Corinthians?

Será que nos dias de hoje algum jogador faria isso por algum Clube?

Vai, Corinthians! (:

Responder ao post do Gleison Morais

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 4 minutos por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians não chegou a uma dívida de aproximadamente R$3 bilhões por acaso

    Última resposta há 4 minutos por Bruno Mimo

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 7 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 8 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    🦅🦅🦅🦅💥💥🔥🔥

    Criado há 27 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Yamal x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 10 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    11votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 16 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Véi Mofado

    Vou votar no André Negão para presidente

    Última resposta há 18 minutos por Lucas ¨

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 19 minutos por Lucas ¨

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    Só depende da Torcida salvar o Corinthians

    Última resposta há 22 minutos por Lucas ¨

    3respostas

    acessar o tópico