x
Fórum do Corinthians

Tática para o Corinthians: esquema com três zagueiros e as variações

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Paredes

Ranking: 448º

Paredes 6.615 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/08/2021 às 17:31
Por Paredes Junior (@paredes)

Acompanho futebol há um bom tempo e sempre gostei do desenho tático com três zagueiros, porque percebi que é um esquema bem dinâmico. Um time que joga nessa formação pode ser tanto defensivo demais quanto também muito ofensivo, e isso vai depender do estilo do treinador e muito das características dos jogadores.

Pensando nisso, resolvi ilustrar algumas variações do meio pra frente!

3-5-2

Nessa formação você joga com dois alas e três meio-campistas, sendo um deles o primeiro volante (ou cabeça de área se preferir). Tanto o Gabriel quanto Cantillo ou até mesmo Xavier podem fazer essa função.

3-4-2-1

Nesse aqui, o time tem uma linha de quatro no meio-campo com dois meia-atacantes a frente jogando por trás do centroavante.

3-4-1-2

Já neste aqui, o time tem um estilo mais ofensivo comparado com o primeiro desenho. Com três zagueiros, um time não tem mais essa necessidade de jogar com um cabeça de área. Então a mudança vem quando tira esse primeiro volante e coloca um meia-atacante no lugar.

3-4-3

Esse é o meu preferido! O mesma linha de quatro da segunda imagem, porém em vez de termos dois meias atrás do centroavante, temos mais dois atacantes pra jogar ao lado dele!

Observação: Não precisa ser necessariamente com os jogadores que eu usei como exemplo para ilustrar... Inclusive, não usei nenhum no último desenho!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Gabriel Jesus

Ranking: 645º

Gabriel 5.085 posts

@gabriel.jesus20 em 13/08/2021 às 17:40

Esquema muito bom!

Pra deveria ser o do nosso time hoje

Foto do perfil de Guilbert Rodrigues

Ranking: 236º

Guilbert 10.136 posts

@guilbert.rodrigues em 13/08/2021 às 17:32

Gosto do esquema, mas nem adianta, Sylvinho não muda estilo de jogo dele.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Aldo Ferrari

Ranking: 1.070º

Aldo 3.394 posts

@aldo.ferrari1 em 14/08/2021 às 15:45

O que custa o Silvinho, num jogo contra os caras de baixo da tabela testar uma dessas variacoes? Me diz? O que custa?

Foto do perfil de Maicon Douglas

Maicon 68 posts

@maicon.douglas35 em 14/08/2021 às 10:46

3-5-2 Cássio, João Victor, Raul Gustavo, Léo Santos, Fagner, Piton, Xavier, Renato Algusto, Giuliano, Mosquito, Adson

Foto do perfil de Antônio Carlos

Antônio 182 posts

@antonio.carlos78 em 14/08/2021 às 08:54

@paredes...pelas ilustrações que você.colocou...fala com o Duílio...para trocar o Silvinho por você...vai entende de de jogo.la adiante...quem sabe na SELEÇÃO...

Foto do perfil de Marcelino Rocha

Ranking: 3.232º

Marcelino 1.121 posts

@marcelino.rocha em 14/08/2021 às 08:33

O Sylvinho não gosta deste esquema infelizmente. Sendo assim, o garoto Raul Gustavo deixou de ter oportunidades.

Publicidade

Foto do perfil de Washington Lima

Ranking: 2.774º

Washington 1.335 posts

@washington.lima7 em 14/08/2021 às 08:14

Esse último é o melhor porque conserva a posição do Mosquito... Solta também o Fagner...

E eu iria de Piton do outro lado e Renato Augusto e Giuliano como meias centrais porém com liberdade.

Foto do perfil de Pedro Luiz Ribeiro Da Silva

Pedro 5 posts

@pedro.luiz.ribeiro.d em 14/08/2021 às 07:45

Vejo que o seu esquema favorito, ainda falta um jogador de beirada. Sem fala que não temos centroavante. Talvez esse seja o erro do Teymosinho, em insistir em um esquema sem material humano.

Foto do perfil de Cice Silva

Ranking: 5.228º

Cice 610 posts

@cice.silva em 14/08/2021 às 07:43

Ficaria com a do Xavier o time fica muito forte nem o Gabriel e Xavier pode ficar de fora.E nesse time o Vital vai se da bem muito bom o jogador tmbm!

Foto do perfil de Eronildo Ferreira Dos Santos Junior

Ranking: 451º

Eronildo 6.583 posts

@eronildo em 14/08/2021 às 05:58

Mas alguns vão dizer: Esse esquema não deu certo nos três jogos que jogou nos tempos de Mancini.

-O esquema com dois zagueiros vem dando certo nos últimos 3 anos?