x

Post de Alvaro no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Cara, gostei da sua análise, mas discordo em um ponto.

Um técnico, seja ele quem for, precisa enxergar as características do elenco e adaptar o trabalho a partir daí.

Já excluindo os caras que não vai ficar:

O Corinthians tem 6 zagueiros de nível médio pra bom;

3 laterais que trabalham melhor no ataque do que na defesa;

2 volantes de contenção;

2 volantes passadores;

2 volantes de força;

E mais o Mandaca, que pra falar a verdade, deu pra ver bem pouco.

2 atacantes de velocidade, sendo um o Mosquito que é nada além de razoável e o Natel que é péssimo.

4 meia-atacantes, Luan já mostrou que se for bem escalado rende legal, Araos acho que sofre do mesmo problema, sempre fora de posição, Vitinho e o Vital joga em qualquer uma, mas vai melhor pelo meio(já são 4 na mesma posição), mais o Adson e o GP que podem fazer a diagonal, saindo da direita para o meio, ou centralizados(nas duas opções eles disputam com jogadores mais experientes, e acho difícil que ganhem a vaga, mesmo a do Natel).

Por fim os atacantes, são 3,2 mais de área(Jô e Cauê) e um mais de movimentação(Varanda), qual deles pode jogar agora, ou pode dar p resultado que a gente espera?

Hoje foram cruzadas uma montanha de bolas na área, mas não tinha ninguém pra cabecear, o Jô entrou bem depois.

Partindo desse princípio, eu penso que sim, seria melhor jogar com 3 zagueiros, diminui a chance de por gente ruim no time, mas se o Sylvinho acertar o time com linha de 4, tá ótimo, só acho que vai dar mais trabalho, vai gastar mais tempo e nesse momento a gente não tem esse tempo todo.

E se você olhar bem, o que ele está fazendo agora, não é tão diferente disso, só que ele prefere por 3 volantes, talvez esperando ter mais qualidade, mas não libera quem agride mais, no caso os laterais.

A impressão é que ele tenta fazer o mesmo que o Tite, naquela trinca Ralf-R. Augusto-Elias.

Mas no atual momento, os zagueiros são melhores que os volantes e quanto a qualidade dos atacantes, nem preciso falar né.

em Análise dos jogos > A Falácia dos três zagueiros e o real problema do Corinthians

Em resposta ao tópico:

Muito se diz que Sylvinho 'destruiu' os avanços de Mancini, e que o 'sistema' com três zagueiros era o ideal para as características da equipe.

Pois bem, o time jogou bem com três zagueiros contra Huancayo e Inter de Limeira, fez um primeiro tempo ruim e um segundo tempo de médio pra bom contra os reservas do São Paulo, e foi amassado pelo Palmeiras.

Enquanto isso, contra o mesmo Huancayo, jogamos ainda melhor com linha de 4, já sob o comando do Fernando Lázaro, tanto é que fizemos 5 gols e não marcamos mais por displicência dos jogadores.

É evidente que o problema principal do Corinthians é elenco, mais precisamente a carência de peças ofensivas. E tem sim um jeito de jogar melhor com esses jogadores, mas leva mais tempo e treino.

Tem gente pedindo que o Fernando Lázaro (um dos maiores admiradores do Sylvinho) reassuma o clube. É só analisar o nível dos adversários, minha gente. Se o Fernando que estivesse no comando contra o Atlético, ele que não ia servir.

Isso não é uma defesa cega ao Sylvinho, eu também tenho algumas diferenças em relação ao trabalho dele. Mas é inegável que o problema maior não é ele, e que precisamos de reforços para não brigarmos contra o rebaixamento.

E os problemas financeiros? O Duílio que resolva! Afinal, ele era o DIRETOR DE FUTEBOL quando o clube entrou nesse buraco, logo é um dos principais responsáveis.

Responder ao post do Alvaro

Réplicas desse post

Foto do perfil de Arthur Castro

Arthur 20 posts

@arthur.castro1 em 10/06/2021 às 00:59

Eu concordo que o esquema de três zagueiros parece, na teoria, o melhor para o nosso elenco, e também concordo com a maior parte da sua avaliação do elenco. Só acho que não é verdade que tivemos grandes resultados e grandes melhorias quando o Mancini tentou isso.

Cabia também à diretoria contratar um técnico que tivesse como característica times com linha de 3, se fosse constatado que esse é o perfil do elenco.

Vai pedir para o Sylvinho que sempre esteve em comissões técnicas com linha de 4, que sempre jogou em linha de 4, e que estuda (segundo ele) esse esquema, pra chegar no segundo trabalho dele e escalar três zagueiros na primeira semana?

Ele até tentou isso no Lyon, mas já foi mais na base do desespero, exatamente como eu acho que aconteceu com o Mancini: viu que ia ser demitido e escalou o que a torcida queria pra tentar se isentar da culpa.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Bet pode, casa das primas não : isso se chama HIPOCRISIA

    Última resposta há 9 segundos por Queiroz 10

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Assina, Stabille!

    Última resposta há 16 segundos por RC Timão

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Corinthians calou a Bombonera há 14 anos com gol histórico de Romarinho

    Última resposta há 16 segundos por Wanderson Rodrigues

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Argentina está lembrando muito o Palmeiras nessa copa

    Última resposta há 33 segundos por Joseph Schwalk Dias

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Não precisa ser vidente mas vivemos para vermos os japoneses falando isso da seleção

    Última resposta há 38 segundos por Joseph Schwalk Dias

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luque WF5

    A culpa desse chaveamento desequilibrado é toda da FIFA que não soube organizar essa copa do mundo

    Última resposta há 48 segundos por Manoel Corinthians

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Izaac Corleon

    Tive uma ideia GENIAL, vocês precisam ver

    Última resposta há 52 segundos por wilson fmu

    61respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bi Libertadores

    Legado do Veio do Golpe fechou o patrocínio com uma empresa de prostituição

    Criado há 15 minutos por Bi Libertadores

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Pergunta sobre Fatal Models...

    Última resposta há 1 minuto por Joseph Schwalk Dias

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Clubes patrocinados pelo Grupo Fatal

    Última resposta há 2 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    9respostas

    acessar o tópico