x

Post de Dave no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Fala Fiel, um bom dia a todos da nação, bom, o Sylvinho é o novo treinador do Corinthians, mesmo não sendo o favorito de quase ninguém da torcida, o treinador chega com moral com a diretoria Corinthiana e com fama de ser bom de vestiário. Mais o que podemos esperar do treinador? Qual é o seu modo de ver o jogo? Vamos analisar juntos.

Pra começar, Sylvinho tem mais experiência como auxiliar técnico do que como treinador, porém, o ex-lateral conviveu com grandes treinadores do futebol mundial, começando quando ele ainda jogava, onde fez parte de um dos times mais vitoriosos e considerado um dos melhores times de todos os tempo, o fantástico Barcelona de Guardiola, com ele Sylvinho conquistou a Champions de 2005/06, La Liga e a Copa Del Rey.

Não podemos deixar de citar também que Sylvinho conviveu com Luxemburgo no Corinthians, campeão do Brasileiro de 1998, e com o lendário Arsene Wenger em 1999 conquistando a super taça da Inglaterra.

Tá bom, vamos citar agora seus parceiros de trabalho atrás das 4 linhas, Sylvinho conheceu Roberto Mancini no Manchester City, no fim de sua carreira de jogador, lá o treinador Mancini já enxergou no atleta o seu amor pelo futebol e fez o convite para fazer parte de sua comissão técnica, onde naquele momento foi negada por Sylvinho mas aceita após 3 anos.

Após o fim da carreira Sylvinho foi para o Cruzeiro, e foi ali sua primeira experiencia de auxiliar técnico, com o recente demitido treinador do Corinthians, Vagner Mancini. Lá eles salvaram o Cruzeiro de um rebaixamento com aquela histórica vitória contra o Atlético Mineiro de 6x1 na última rodada. De lá partiram para o Sport, onde não obtiveram muito sucesso.

Em 2013 Sylvinho voltou ao clube que te formou, no Corinthians trabalhou na comissão técnica do treinador Mano Menezes até 2014, onde saiu para a Inter de Roberto Mancini.

Sylvinho chegou na seleção Brasileira em 2016 e ficou por lá por 3 anos, convivendo com mais um gigante treinador, o nosso querido Adenor, lá Sylvinho foi sempre muito bem elogiado, até fazendo que o presidente da CBF fizesse uma proposta para que ele assumisse a Seleção Olímpica, que foi negada.

Em 2019 então assume a vaga de treinador do grande clube Francês Olympique Lyon, sua primeira experiência como o grande comandante da comissão técnica, o treinador de fato. Lá foram 16 jogos oficiais, com 4 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, nada animador os números, mas qual a formação tática usava o treinador?

O treinador não nega a ninguém que o seu modo de jogo é priorizar um time bem focado na defesa e com transições rápidas ao ataque, sua fala é bem semelhante a do treinador Tite, o bom time começa com a defesa, e isso deu pra se ver no seu pouco tempo no Lyon. Ele usou em grande maioria dos seus jogos, a formação 4-3-3, uma das formações mais clássicas do futebol. Eram 2 laterais que não subiam tanto ao ataque e 2 meias que ajudavam também a cobrir as laterais e fazer essa transição meio ataque, com 2 pontas rápidos e 1 centroavante móvel.

Após uma pressão por resultados o treinador começou a usar uma formação tática que estava sendo usada por Vagner Mancini no Corinthians, o 3-5-2, com essa formação conseguiu uma boa vitória contra o RB Leipzig na Champions (2x0) e uma derrota ao Saint ettiene por 1x0, a sua última partida como treinador do Lyon.

Bom, se você analisa as derrotas do Lyon com o Sylvinho no comando se vê que tiveram 2 derrotas (PSG e Saint Ettiene) e 2 empates (Amiens e Stade Brestois) com gols após aos 80 min da segunda etapa, uma mistura de má sorte com falta de atenção, pontos que o treinador deve ter aprendido com essa sua passagem no time francês.

Em resumo, vimos aqui que o treinador Sylvinho trabalhou com grandes nomes do futebol mundial e tem sim uma boa experiência, notamos também que sua escola deve seguir os passos conservadores das escolas italianas e de Tite. Seu último trabalho não foi realmente brilhante, mas também não foi desesperador, pode ter aprendido muito com seus erros e com sua enorme dedicação e estudo pode ser uma grande surpresa na frente da comissão do Corinthians.

em Bate-Papo da Torcida > Quais as experiências de Sylvinho? Vejamos

Responder ao post do Dave

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 3 minutos por Marcello K.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 3 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 7 minutos por Marcello K.

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Morães surfista

    Uruguai provavelmente vai ser o primeiro sul americano a cair fora

    Última resposta há 10 minutos por Marcello K.

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Sarmento

    Copa do mundo

    Última resposta há 13 minutos por Marcello K.

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Nova Zelândia

    Última resposta há 13 minutos por Marcello K.

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 14 minutos por Boleiro Véio

    165votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno mensato

    Porque pegar no pé do Memphis?

    Última resposta há 15 minutos por Marcello K.

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 15 minutos por sergio trovo

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 18 minutos por Son Goku

    1resposta

    acessar o tópico