Venha fazer parte da KTO
x

Post de Newton no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Concordo com tudo que falou. Só acrescentaria dois pontos: Estamos em um ano complicado, com a parada para a pandemia, problemas de pagamento e mudanças de calendário, então fica difícil de querer simplificar como o problema sendo única, ou mesmo principalmente, o técnico; e segundo, Não da mais pra trocar técnico por trocar, sem ter um planejamento, isso é simplesmente caótico e acho que tem próximo de nenhuma chance de dar certo. Troca de técnicos deveriam ter um planejamento levando em conta o estilo de jogo a ser adotado, a mentalidade que o grupo precisa ter, o prazo mínimo que o treinador vai ter para trabalhar e algumas metas atingíveis e avaliáveis para medir o desempenho, plano de utilização da base e possibilidades (ou não) de contratações. Sem falar de um constante assessor técnico que precisa ser treinado junto com o elenco para substituir o atual treinador quando ele precisar sair (seleção, compra de pais de primeiro mundo etc).

Do outro lado, opinando sobre as pessoas que discordam aqui e querem a demissão agora, concordo que o desempenho dele está bem abaixo do que era esperado. Que não vemos nem uma sombra de um padrão técnico ou estrutural e que isso pode se estender até o final do ano sem mudanças. Tá ruim sim e acho que não pode continuar sem ter melhoras. Mas se demitir ele vai trazer quem? O Mano me parece o único que não seria uma bizarrice sem medida. Não temos dinheiro para trazer ninguém que iria realmente apresentar um novo projeto com mudanças. Quase com certeza quem viria, seria uma aposta cega em 'mudança só pela mudança' (poucas chances de dar em algo) e no caso do mano seria voltar atrás e abrir mão da mudança no estilo de jogo... O mano fez parte do rebaixamento do Cruzeiro ano passado, sei que aqui tem mais familiaridade e já deu muito certo aqui. Não acho que ele faria um trabalho ruim, mas com certeza voltaríamos para um modelo de jogo que a grande maioria criticou e se disse cansada de ter...

Por fim, existe uma terceira hipótese que acho que representa de alguma forma um meio termo entre as duas ideias. Se chegamos a conclusão que o trabalho do TN está completamente abaixo do esperado e por tanto inaceitável, comecemos a preparar um treinador novo para assumir no fim da campanha deste ano (que já vai ser uma situação bem ruim pq não terá férias nem pré temporada) procuremos alguém agora para se preparar do lado do TN, já conhecendo os jogadores do time principal e da base com pouca interferência e sem pressão para ele, para que na virada do ano ele substitua o TN se ele não tiver a reviravolta radical que esperamos. Se o TN não melhorar teremos alguém escolhido com calma e já preparado para assumir o time conhecendo a estrutura e projeto. Se o TN se superar e alcançar a mudança que todos esperamos (e aí ele vai sem dúvida ter tido mais do que o tempo suficiente pra isso) o segundo técnico continua como assistente técnico por mais um tempo, pq se o TN fizer essa reviravolta, com certeza ele vai ser tirado da gente pela seleção ou por algum time da Europa/Ásia.

PS: Realmente acredito que essa ideia do assistente técnico sendo desenvolvido dentro do clube para substituir o atual técnico é um trabalho de longo prazo e muito necessária sempre, uma vez que quando temos uma sequencia boa, nossos técnicos são arrancados da gente invariavelmente (não só do Corinthians mas de todos os times que tem boa sequencia aqui - vivemos em um país economicamente fraco e com procedimentos e projetos pífios...)

em Bate-Papo da Torcida > O imediatismo não traz resultados no futebol

Em resposta ao tópico:

Infelizmente não pude assistir ao jogo de sábado, porém assisti muitos lances, comentários e li muitos tópicos aqui no fórum.

Não foi surpresa ver muitas críticas ao Tiago Nunes por um jogo que não saiu como queríamos.

O jogo, aparentemente, não foi brilhante e esteve muito aquém.

Contudo, entretanto, todavia, será que o único caminho é a troca de treinador?

Será que não estamos sendo imediatistas demais?

Há alguns bons anos atrás, um senhor chamado Adenor Leonardo Bachi, que comandava um time que vestia um manto sagrado, poderia ter sido demitido pós uma eliminação vexatória numa pré-libertadores. Muitos pediram sua cabeça, teve jogador de seleção deixando o clube, jogador ex melhor do mundo se aposentando, porém, esse treinador teve a confiança da diretoria e um ano depois seria campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes comandando o mesmo time de manto sagrado.

Para os que não o identificaram pelo nome de batismo, Adenor Leonardo Bachi é mais conhecido como Tite, e o time de manto sagrado não é novidade.

Por outro lado, conhecemos um outro time, de cor rosa, que já teve anos gloriosos em várias épocas, com treinadores renomadíssimos, como Telê Santana e Muricy Ramalho, que tiveram sequência. Porém, há mais de uma década vem de uma incessante troca de treinadores e não tem ganhado absolutamente mais nada. Técnicos de ponta, inclusive, porém sem uma diretoria que os respaldava, não os dava sequência e tranquilidade para trabalhar, uma torcida intempestiva e mimada que não aceitava ver o time em baixa.

O que quero dizer com isto tudo?

Nós já sabemos os prováveis resultados de trocas constantes de treinadores e das possibilidades de médio-longo prazo de se dar confiança a um treinador.

Tite também tinha suas substituições duvidosas, também não sacava 1 ou outro jogador que a torcida não conseguia mais aguentar ver de titular, e mesmo assim contribuiu para a década mais vencedora e os títulos mais importantes do clube.

Tiago Nunes tem alguns prós e alguns contras.

Principais prós:

- Seus primeiros jogos trouxeram esperanças, mostraram um futebol bacana

- Precisava mostrar uma mudança pós pandemia, para evitar até o rebaixamento, e só não foi campeão por o Avelar não subir de cabeça com o Luís Adriano e por alguns pênaltis ridiculamente batidos. Mostrou mudança de postura e trouxe o que precisava trazer.

- Testa os jogadores, põe pra rodar, e mesmo com o preciosismo de não tirar 1 ou outro jogador, tenta colocar sempre quem está melhor para jogar

Principais contras:

- Insiste em 1 ou outro jogador que não tem agradado

- Faz 1 ou outra substituição duvidosa

- Ainda não está com um bom padrão de jogo. (talvez ainda nem mostre padrão, mas ok)

Só um adendo sobre o começo do ano: o time se encaixou bem, porém com a lesão do Ramiro, os testes com outros jogadores não fez o time funcionar bem. Minha impressão é: alguns jogadores encaixam muito bem juntos. Por exemplo, Boselli deu espaço para o bom futebol do Ramiro, que era um bom homem surpresa. Se Janderson fizesse boas escolhas, possivelmente estaríamos muito melhor na tabela do paulista. Ok, passou. Já foi.

Nós temos 2 caminhos a seguis nestes momento:

1 - demitir o técnico e trazer outro que possivelmente demore até mais tempo que ele para encaixar o time

2 - dar confiança para o técnico apostando que este campeonato brasileiro será mais para encontrar o time e a formação ideais, e aperfeiçoar, repetir, até todos entenderem bem suas posições para o próximo ano ser um ano vitorioso.

Embora os jogadores falem que o atraso dos salários não teve nenhuma influência, não dá para eliminar a hipótese. Temos visto falhas individuais grotescas, principalmente do Cássio e dos homens de defesa. Talvez realmente o time não esteja com o preparo físico ideal.

De TODOS os times que trocaram técnicos em momentos que o time ão estava bem na história, foram pouquíssimos casos que conseguiram encaixar o time rápido. A tendência é que não consiga, ao trazer uma outra filosofia.

O Tiago Nunes substituiu o Diniz no Athletico PR, que tinha uma visão de jogo, de estratégias, relativamente parecidas. Precisou 1 ser demitido para vir outro de filosofia semelhante finalizar o resultado e colocar o time para funcionar. Podemos trazer isso sem precisar demitir o treinador.

Não podemos reclamar que PRATICAMENTE todas mexidas que pedimos, foram atendidas.

Janderson, Davó, Everaldo sumiram. Luan estava mal, saiu. Araos estava bem, entrou. Araos mal, saiu novamente. Vital bem, entrou. Vital mal saiu. Pedimos Camacho, voltou para a equipe. Pedimos Piton, voltou à equipe.

Não, eu não estou satisfeito com os último jogos. Não estou satisfeito com o último resultados. Porém, eu acredito muito em continuidade de trabalho, que já mostrou, não só no Brasil e no Corinthians, como fora do país, como o Klopp, por exemplo, que a continuidade pode trazer anos gloriosos, times gloriosos.

E também já vimos que trocas constantes de treinadores não trouxeram absolutamente nenhuma mudança nas perspectivas dos times. Os porcos, por exemplo, um elenco milionário e não conseguem trazer títulos que honrem os investimentos, e trocam até que com relativa frequência os treinadores.

É praticamente impossível chegar 1 outro treinador qualquer que faça o time encaixar muito rápido.

Compreensível que queiram o Mano de volta, teve anos gloriosos no comando. Mas o time não é o mesmo, nem o Mano é o mesmo. Ter dado certo no passado não é garantia de dar certo de novo.

Pela observação que tenho feito desde o início do brasileiro, o TN está testando alguns jogadores juntos, algumas mudanças em praticamente todo jogo, até para ele entender o que as peças tem a oferecer de melhor, e quais seriam as melhores (ou menos piores) peças a colocar num time titular.

A grande questão é: nossa torcida consegue ter paciência de entender que ele está buscando o melhor time e pode demorar mais alguns bons jogos para chegar no fino do time, ou vão cobrar mudanças imediatas que provavelmente não trarão resultados efetivos?

E fica mais uma pergunta: quantas vezes o imediatismo trouxe resultados efetivos e duradouros no futebol?

Forte abraço e vai Corinthians!

Responder ao post do Newton

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Breno S

    Volante Charles, é um bom jogador?

    Última resposta há 4 segundos por wilson fmu

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tauls

    E a Reserva da Ponta Esquerda...

    Última resposta há 5 segundos por Carlos Garrido

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Karl Albert

    ENQUETE: Pagamento da arena

    Última resposta há 10 segundos por Tiago Ressurreição

    130votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lucas Orleans

    Novo reforço, Contratação fechada Borja

    Última resposta há 10 segundos por luis antonio luis

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Guilherme 12345

    Esse time no papel é bom

    Última resposta há 18 segundos por Carlos Luis

    141respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Torcedor Corinthiano

    Proposta pesada pelo Garro da Arábia chegando

    Última resposta há 22 segundos por Mariano Yakin

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rafael Bertini

    Indignado vendo o Atlético GO jogando

    Última resposta há 31 segundos por Celso Macedo

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Error 404

    Poatan será o cara que desbancará Jon Jones

    Criado em 33 segundos por Error 404

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Provável escalação para o Derby!

    Última resposta há 41 segundos por lucas horns

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Perdigão box to  box

    Mandou os medalhões embora e deu um pé na bunda da globo

    Última resposta há 50 segundos por Replicante 1910

    37respostas

    acessar o tópico