x

Post de GG FucAllin no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Ótimo post

em Estádio do Corinthians > O que ninguém parece entender sobre o naming rights da Arena do...

Em resposta ao tópico:

Bom dia a todos, meu nome é Gabriel, sou empresário e formado em negociação pela Yale School of Management, portanto, gostaria de trazer uma perspectiva que parece que ninguém está entendendo sobre o naming rights (principalmente a imprensa esportiva).

Seguinte: até o momento no balanço da empresa “Arena Corinthians” (composto por Corinthians e odrebrecht) só haviam passivos praticamente (dívidas e compromissos a se pagar) e quase nenhum ativo.

O fato é que no “mundo dos negócios” em qualquer país no mundo, um contrato garantindo que alguém vai te pagar um montante todo mês ou todo ano, financeiramente, se torna um ativo no valor total do contrato que pode ser usado de infinitas formas em uma negociação. É que chamamos de “leverage”. Sobretudo quando está “pessoa” que tem que te pagar é um dos maiores conglomerados do país.

O que o Timão tem hoje com esse contrato é um ativo, um bem no valor de $300 milhões que se pode ser usado em uma infinidade de formas como mencionei incluindo como garantia para uma dívida. Normalmente, se cria um novo contrato garantindo que esse ativo será atrelado à dívida específica, mas no caso da caixa isso já existe (há um contrato em vigor obrigando o Corinthians a repassar esse dinheiro para a caixa) o que “junta o útil ao agradável” como diz minha mãe.

Um bom negociador tentaria abordar o credor da dívida e dizer algo como “Oi, dona Caixa, eu sei que temos essa dívida de X, mas as coisas estão muito difíceis e acabei de conseguir esse ativo no valor de X - 30, será que você aceita que eu te repasse isso para quitarmos nossa dívida? ”. A partir disso, vai do credor dizer se aceita ou não (ou negociar mais). Não a cabe mim, você ou um jornalista esportivo dizer se é justo ou não o credor aceitar. A dívida não é nossa. É dele.

Negociações assim acontecem diariamente em todo o lugar do mundo (inclusive na Caixa). Isso é normal principalmente em empréstimos comerciais. Entendo que o cidadão normal não está acostumado com isso e acha estranho, mas é o que é.

No pior cenário, o Corinthians deve conseguir, sim, automaticamente reduzir o seu passivo com a Caixa em R$300 milhões imediatamente. Isso que estou vendo as pessoas não entenderem (principalmente a imprensa). É uma simples questão financeira. E a vantagem disso é que automaticamente libera o valor arrecado com ingressos para irem para o clube e não para o fundo.

Se isso não acontecer, tem alguma coisa errada ou o Corinthians não sabe negociar.

Peço que por favor se informem melhor sobre o assunto com profissionais da aérea financeira acostumados a este tipo de situação.

Qualquer dúvida, poste um comentário.

Abraços!

Responder ao post do GG FucAllin

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    Você conseguiria trabalhar bem sabendo que seu salário está atrasado e sem saber quando vai receber?

    Última resposta há 26 segundos por Luiz Fernando Balestrero

    71respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Urgente

    Última resposta há 27 segundos por ROSANA RSN

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Neves Neto

    Para o ódio de alguns

    Última resposta há 49 segundos por Gilberto Pereira da Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Galvão é outro patamar!

    Última resposta há 50 segundos por Alexandro Costa

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João Carlos Correia

    Em clima de Copa do Mundo, vamos rir um pouco

    Última resposta há 50 segundos por Rafael Márcio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jesus Araújo

    Sim tem que cobrar os salários atrasados, más não vem comparar um atraso de pessoa normal

    Última resposta há 1 minuto por Paulo Pereira

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kauê Zambelli

    Era o Neymar ou o Maycon em campo?

    Última resposta há 1 minuto por Rafael Nogueira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Horns

    Crl povo chato da sic, anti Corinthians e anti Brasil aqui tá cheio

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Off Topic - Isso é uma vergonha

    Última resposta há 2 minutos por Nando N.

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Deus te abençoe 🙏🙌

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    6respostas

    acessar o tópico