x

Post de RODRIGO no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sou a favor d acbar com clube social.e administrar apenas futebol

em Bate-Papo da Torcida > Como reconstruir o Corinthians?

Em resposta ao tópico:

O tempo está acabando. O Corinthians precisa se reestruturar, ou terá pela frente um destino semelhante ao do Cruzeiro. Não adianta, repetindo os mesmos erros, esperar um resultado diferente.

Independente de qual grupo político venha a assumir o controle do clube nos próximos anos, a situação não é nada favorável. Esqueçam os bons times e as constantes brigas por títulos dos últimos anos. Ou o Corinthians se reestrutura cortando gastos, ou o resultado será um endividamento muito maior do que nossa capacidade de pagá-lo, mesmo num futuro a médio prazo.

Esqueçam nomes badalados, jogadores com currículo vitorioso na Europa, mas em fim de carreira, vindo para o Brasil ganhar 500-600 mil reais. Não teremos condições de arcar com isso. Esqueçam também, pelos mesmos motivos, os medalhões do futebol brasileiro, as novas estrelas do futebol sul americano, e muito provavelmente, aquele ídolo (ou bom jogador) que se destacou por aqui, saiu e agora quer voltar. Contratar esse tipo de jogador irá, inevitavelmente ao longo do tempo, nos levar ao agravamento da crise financeira atual.

Em momentos como este, surgem duas possibilidades: apostar na base ou em jogadores já consolidados, mas pouco conhecidos ou em baixa, que aceitariam receber menos. É uma alternativa perigosa, que se mostrou muito bem sucedida em alguns momentos (vide time de 2009, com exceção de Ronaldo, óbvio), porém em vários outros momentos, mostrou-se um fiasco completo.

Por isso, as coisas mais importantes nesse momento são:

1) Encontrar um bom 'olheiro', um profissional que tenha um tato bom pra isso. Não irá acertar sempre, mas precisa acertar na maioria das vezes.

2) Treinadores precisam aceitar esse modelo de gestão e montar times baseados nele. Isso envolve fazer bem a transição entre a base e o profissional. Tiago Nunes pode fazer bem esse papel. Outros nomes, como Dorival Júnior, também são conhecidos por isso.

3) Possuir a integridade, ou algo próximo disso, do passe das possíveis revelações. Certamente serão vendidas, porém precisa haver retorno para o clube.

4) Manter jogadores como Cássio e Fagner, com histórico no clube, porém aceitando ganhar menos. Assim, a experiência deles pode servir para encaixar melhor o time.

Por fim, essas seriam apenas as medidas do ponto de vista de gestão de elenco. Representam uma parte pequena daquilo que o clube, como um todo, de fato precisa. Uma auditoria financeira deveria ser contratada para enxugar todos os gastos supérfluos, otimizando as finanças. Creio que, em 3-4 anos, tomando as medidas necessárias, o time consiga voltar a possuir capacidade de investimentos para brigar com os demais.

É um momento de crise, onde quase todos os clubes terão problemas financeiros. Devemos aproveitar, pois o nível do futebol vai baixar como um todo, então o risco de um rebaixamento, por exemplo, seria baixo. Além disso, em competições menores, como Copa do Brasil e Libertadores, podemos conseguir bons resultados pelo fator camisa.

Caso o Corinthians escolha não seguir por esse caminho, e continue a praticar uma gestão semelhante à atual, a tendência é que a recuperação leve cada vez mais tempo e seja cada vez mais restritiva.

Ou aceitamos tomar o remédio amargo agora, que nos deixará curados em breve, ou então vamos tomando analgésicos, prolongando o sofrimento, para então termos uma 'morte abrupta' no futuro.

Responder ao post do RODRIGO

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Roblox Neto

    O hexa vem ai

    Última resposta há 10 segundos por Fábio Silva

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Vini iria empatar com o Messi na artilharia

    Criado há 2 horas por Haniel Sousa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Samurai, Vikings e Piratas...

    Criado há 59 segundos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Perdigão box to  box

    Voltei só pra te lembrar algo

    Última resposta há 1 minuto por Marco Antônio

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Infelizmente o Brasil terá provavelmente o caminho mais difícil até as finais..

    Última resposta há 1 minuto por Nelson Costa

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 2 minutos por Marcelo Soares

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Vini

    Última resposta há 3 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    ENQUETE: Qual seleção vocês querem?

    Última resposta há 3 minutos por Zebedeus .

    6votos

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Só vou comemorar...

    Última resposta há 4 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Diretora da Fifa elogia nossa torcida Veja!

    Última resposta há 4 minutos por Maltkvski Pietrovski

    2respostas

    acessar o tópico