x

Post de Wellington no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Fala galera

O tópico é um pouco longo, mas...

Veja muita gente querendo mudanças no estilo de jogo, e portanto pedem a cabeça do Carille. Não que ache isso errado, pois no meu entendimento ele perdeu o vestiário devido a seus sincericidios seguidos.

Porem não adianta em nada trazer o Tiago Nunes por exemplo e continuar com o mesmo elenco que temos hoje. Um dos problemas citados pelo Carille ainda no começo do campeonato é de que o time não busca o gol, o que é verdade, tanto por culpa dele quanto por culpa dos jogadores. As caracteristicas do time atual não combinam com o estilo de jogo de nenhum citado a substituir o Carille, seja ele Tiago Nunes, Renato gaúcho ou algum estrangeiro.

Senão vejamos uma comparação simplista dos principais pontos do time do Athletico Paranaense comandado pelo Tiago Nunes. Isso não quer dizer que o elenco do Athletico é melhor do que o do Corinthians (por mais que eu ache que não existe tanta diferença assim), e muito menos que estou dizendo que um jogador é melhor que o outro. Atentem-se somente as diferentes caracteristicas de cada jogador e como isso ajuda, reforça o estilo de jogo do time.

O Athletico é um time de toques rápidos diretos e verticais, evolução em bloco e finalização de dentro da área. O time todo é moldado para isso, desde o goleiro. As principais diferenças entre nosso time e o deles são as caracteristicas desses jogadores:

Santos: Faz parte do jogo de construção do time desde o início. É bom goleiro, porem sabe jogar com os pés. Evita sempre quebrar a bola. Como não trocaria o Cássio, penso que aqui deveríamos ter um adaptação de início das jogadas.

Leo Pereira: Tem capacidade técnica para passes precisos e lançamentos de 30 - 40 metros. Nenhum zagueiro do nosso time tem condição de fazer o que ele faz com a bola no pé. Temos excelentes marcadores e lideres, como o Gil e o Mendez, porem não consegue fazer a bola chegar com qualidade sem a necessidade de um do meio vir buscar a bola na defesa. Podem ver como o jogo fica chato e preso na dupla de zaga porque eles só tocam de lado, sempre tentando buscar o Fagner desmarcado para subir o time ao ataque. No Athletico, o time roda e mesmo com a bola nos pes do Leo Pereira (e muitas vezes no pé do Thiago Heleno também, pasmem), eles têm qualidade para essa bola ultrapassar a primeira barreira de marcação do time adversário, que as vezes impede o toque curto e preciso desde a saída do goleiro.

Wellington: Muita gente vai criticar, mas o fato é que o Wellington é uma peça central nesse time do Athletico. Ele organiza o time com movimentação e se apresenta em todos os espaços entre o gol do Athletico e a linha do meio. Ele oferece opções a todos com a bola e tem um passe muito melhor do que o Ralf ou o Gabriel. Ele garante que a bola chegue rápido aos pes do Bruno Guimarães e do Leo Citadini para então municiar o Rony e o Nikão.

Bruno Guimarães: Talvez o principal jogador do time. Capacidade física e talento com a bola fazem dele um jogador que o Corinthians não tem desde que Paulinho e Elias saíram do time. Bruno da sequencia nas jogadas de maneira simples, passe certeiro e se infiltra na área para finalizar, como na final da Copa do Brasil. Nem Ramiro, nem Urso, nem Sornoza, nenhum jogador do Corinthians atual tem as caracteristicas do Bruno.

Leo Citadini: O Tiago Nunes deu uma entrevista recentemente dizendo que o perfil de jogador que ele quer no time é o do Leo. Palavras do Tiago: 'Enquanto eu estiver dirigindo o Athletico, o perfil de jogador que eu quero é como o Léo. É um jogador que não para no campo. Ou ele está movimentando e correndo para dar linha de passe, para chegar na área, para ter presença e para vir construir ou ele está correndo para pressionar o adversário e induzir ao erro'. Que jogador do Corinthians teria essas caracteristicas? Pedrinho não tem a mesma intensidade, mesmo que jogue pelo meio. Ele é mais cerebral e menos físico. Vital tem o físico, mas carrega demais a bola, não da sequencia nas jogadas e aparece quase nunca na área para finalizar.

Rony: O time do Athletico é desenhado para deixar o Rony no mano com o marcador. O Corinthians faz isso, mas deixa o Clayson no mano com o marcador adversário. E sabemos sempre qual é o final dessa história. O Rony tem mais capacidade física e apresenta mais recursos técnicos, além de penetrar e sempre buscar a área para finalizar. O Clayson quando finaliza geralmente é de fora da área e de forma deprimente.

Marco Ruben: O Marco participa ativamente do esquema criado pelo Tiago, com movimentação, intensidade e oportunismo. Nenhum dos nossos 3 centroavantes tem como fazer essa função. Boseli é inteligente e tem habilidade para fluir jogo, porem não tem intensidade para pressionar e velocidade para sair. Vagner Love tem intensidade, porem não tem a dinamica necessária para dar fluidez ao time (sem contar os dominios de canela). Já o Gustagol, tem caracteristicas totalmente diferentes, é alto, tem certa velocidade, mas não tem técnica para dar sequencia as jogadas, matando diversos ataques.

Com base nas analises acima, para o Tiago ou outro treinador dar certo aqui, precisaremos contratar nessas posições com essas caracteristicas. Minha sugestões dentro do possível para nossa situação atual seriam as seguintes:

Zagueiro: Victor Cuesta (Inter) e/ou Lucas Verissimo (Santos)

Meias: Allan (Fluminense) / Leo Sena (Goias) / Maicon (Grêmio) / Otero (Atlético Mineiro) / Alex Santana (Botafogo) / Leo Citadini (Athletico) / Flavio (Bahia) / Edenilson (Inter) / Luan (Grêmio) / Lucas Silva (Sem contrato)

Ataque: Rony (Athletico) / Alisson (Grêmio) / Yoni Gonzalez (Flu) / Arthur (Bahia / Palmeiras) / Cirino (Athletico) / Michael (Goias) / Alex Teixeira (Jiangsu Suning)

Bonus:

Lateral Esquerdo: Jorge (Monaco) / Dodo (Cruzeiro)

em Análise dos jogos > Não adianta

Responder ao post do Wellington

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 31 segundos por Carlos

    9votos

    acessar o tópico
  • Avatar de renan ferreira da silva

    Esse goleiro Muslera é horrível! Há quanto tempo esse cara é goleiro do Uruguai?

    Última resposta há 2 minutos por Jack Luiz

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 2 minutos por Vitor Ramos

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 2 minutos por Bigode Voador 1910

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Renato Arbusto

    Nunca mais reclamo do Alisson na seleção

    Última resposta há 2 minutos por Kauê Zambelli

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians não chegou a uma dívida de aproximadamente R$3 bilhões por acaso

    Última resposta há 3 minutos por Jonatta Wanka

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 3 minutos por Alexandro Costa

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Gehlen

    Sobre a "Pausa para hidratação"

    Última resposta há 5 minutos por NERY

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SAF JÁ

    Corinthians

    Criado há 9 minutos por SAF JÁ

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 12 minutos por carlos mg

    151votos

    acessar o tópico