Corinthians demite executivo das categorias de base
10 mil visualizações 95 comentários Reportar erro
Por Matheus Fiuza e Victor Godoy

Alex Brasil estava no Corinthians desde setembro de 2024
Rubens Machado/Agência Corinthians
Alex Brasil não é mais o executivo das categorias de base do Corinthians. O presidente Osmar Stabile optou pelo desligamento do profissional nesta quinta-feira.
A informação foi publicada pela Identidade Corinthiana e confirmada pelo Meu Timão. Alex Brasil chefiava de maneira remunerada o departamento desde setembro de 2024, período no qual a base do Corinthians estava sob a liderança de Claudinei Alves, ex-diretor na gestão destituída de Augusto Melo. O clube, em publicação oficial, agradeceu pelos serviços prestados.
"O Sport Club Corinthians Paulista comunica o desligamento do executivo de futebol de base, Alex Brasil. O Corinthians agradece ao profissional pelos serviços prestados ao longo do último ano e deseja sucesso na sequência de sua carreira."
Mesmo com a mudança na gestão, o dirigente seguiu ativo nos bastidores das categorias ao lado de Carlos Roberto Auricchio, o Nenê do Posto, atual diretor estatutário, que aprovava o trabalho do gestor. Alex participava de renovações, dispensas, contratações e ajustes em processos internos. No entanto, ele não era consenso na alta cúpula alvinegra, sobretudo pela ligação com a diretoria passada.
Além disso, segundo soube a reportagem, a multa rescisória elevada era um dos fatores que pesava para uma possível manutenção do trabalho. A ideia é trazer um substituto para o cargo.
Desde a chegada da nova diretoria, a base do Corinthians tem passado por reformulações dentro e fora dos gramados. Após a contratação de 87 jogadores para as categorias Sub-17 e Sub-20, desde o início de 2024, ainda na gestão Augusto Melo, já são 36 dispensas gerais nos últimos três meses nas duas principais equipes.
No extracampo, a decisão mais impactante ocorreu na última terça-feira, com a demissão de Raphael Laruccia, que treinava o Sub-17 desde o começo de 2024. Além disso, a atual diretoria desativou o Sub-20 B (antes conhecido como Sub-18) e promoveu cortes nas comissões técnicas.