x

Piccinato avalia vitória do Corinthians e explica modificações no time titular

690 visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Bruno Pantarotto, Maria Beatriz, Gustavo Lima e J.Macori

Lucas Piccinato falando à imprensa após conquistar o Brasileiro Feminino

Ronaldo Barreto / Meu Timão

O Corinthians se tornou heptacampeão brasileiro feminino, após as Brabas venceram o Cruzeiro na manhã deste domingo, por 1 a 0, em plena Neo Química Arena. Depois da conquista, Lucas Piccinato explicou as escolhas feitas para montar a escalação alvinegra na final, admitindo as dificuldades e destacando os critérios que levaram às mudanças ao longo do jogo.

“Escalar o Corinthians é sempre uma decisão difícil; todo pré-jogo é sempre uma guerra mental minha com a minha comissão, com o que a gente vê do adversário, com o merecimento, com o poder de decisão. Hoje, com certeza, não foi fácil deixar a Vic no banco, que é a maior artilheira da história do Corinthians, mas, por uma análise nossa de que o adversário ganhou muitas segundas bolas em alturas altas, ganhou muitos duelos em momentos que a gente estava na fase final de construção, a gente preferiu colocar uma perna mais rápida no meio”, explicou o técnico na coletiva de imprensa.

A decisão de retornar a Johnson pro time, se ela estivesse bem no Independência, provavelmente ela jogaria, porque é uma jogadora que gera muito. E a gente vira no intervalo 0 a 0, mesmo com algum domínio, o Cruzeiro tendo oportunidade na bola parada, e ali era um momento chave pra gente mudar a equipe e não perder tempo de ter mais uma jogadora ofensiva. Fico feliz que deu certo, mas são sempre decisões muito difíceis, nunca é escalar esse time, nunca é fácil, principalmente uma final, todo mundo quer estar, e fico feliz que a gente conseguiu fazer um bom trabalho hoje”, acrescentou.

O treinador também analisou o desempenho do Corinthians nos dois confrontos contra o Cruzeiro, reconhecendo erros defensivos na partida de ida e destacando o equilíbrio do duelo na Neo Química Arena.

“Eu acho que, no primeiro jogo, a gente fez um grande jogo e o Cruzeiro, ele pune muito nessas bolas alçadas nesses cruzamentos. Byanca é especialista nisso. Ela cruza como ninguém. Tem muita gente atacando, e a gente falhou. A gente foi mal nos dois gols sofridos lá. Isso colocou a gente numa condição de não poder voltar com uma vantagem. Acho que a gente poderia ter feito mais gols porque a gente criou pra isso”, contou.

“No final do jogo a Zanotti quase faz um gol de letra no escanteio. A Jaque teve duas chances cara a cara, e traz pra cá numa condição de jogo de volta, onde mentalmente o adversário está confortável com ir para os pênaltis. O Cruzeiro estava confortável no primeiro tempo com os pênaltis. Porque ele sabe que jogar aqui é muito difícil. E a gente fez, no primeiro tempo, que a gente criou algumas oportunidades”, avaliou.

O treinador ainda ponderou que a principal ocasião do Cruzeiro veio em uma bola parada, que parou no travessão de Nicole Ramos.

“Acho que o Cruzeiro teve a principal oportunidade do jogo, que foi uma bola parada. Continua nesse tópico. E a mudança, acho que fez bem pra que a gente pudesse atacar mais. A gente construiu, logo no começo do segundo tempo. Acho que a gente vive uns 15 minutos bons. E depois, o time acaba baixando", relatou.

"E é uma coisa que todo mundo me questiona. Nenhum momento eu queria baixar o time. Só que o time baixa. O adversário está tendo o jogo da vida. O adversário tem jogadoras da seleção brasileira. O adversário vai buscar todas as possibilidades que ele tem para tentar uma última bola. Acho que a gente foi muito feliz em alguns momentos”, revelou.

Na coletiva, Piccinato ressaltou a rivalidade crescente com o Cruzeiro nos últimos anos e valorizou o projeto mineiro, mas lembrou que, dentro de campo, o Corinthians levou a melhor em todos os mata-matas recentes, casos da Supercopa Feminina e da Copa do Brasil nesta temporada.

“A gente enfrentou o Cruzeiro muitas vezes nesses dois anos, então, naturalmente, ele cria-se uma rivalidade de um adversário que nos incomodou na Supercopa do ano passado, de um adversário que fez a pior derrota nossa na história, de um adversário que fez. semifinal da Supercopa. Então a gente vem se encontrando muitas vezes, e isso cria uma rivalidade natural. Fico feliz pelo projeto de BH, de Minas Gerais, de acolher o futebol feminino da forma que tem acolhido", elogiou.

"Fico feliz de a gente ter vencido todos os confrontos mata-mata que a gente enfrentou. Classificado para Libertadores ano que vem. Eu não sei como é que é a classificação da Supercopa, eu não me lembro, mas acho que é o campeão da Copa do Brasil com o campeão brasileiro. Se for o mesmo e, se Deus quiser, vai ser a gente que a gente vai trabalhar muito para isso. A gente pode encontrar numa Supercopa”, contou.

Questionado sobre lições que a equipe pode tirar do ano, o comandante reforçou a necessidade de começar melhor as competições, especialmente as de tiro curto, como a Libertadores, que tem duração de menos de três semanas.

Não começar mal. Acho que esse é o maior aprendizado: não deixar a temporada começar e a gente, de certa forma, sentir muitos golpes ali no começo do ano. Red Bull Bragantino (2 a 2) foi um jogo que a gente sentiu demais como equipe. Um empate, a gente vai para o clássico contra o Palmeiras e leva a virada”, relembrou.

Acho que o grande aprendizado é a gente começar bem, como a gente começou o Paulista, como a gente começou a Copa do Brasil, com uma grande classificação. A Libertadores é um tiro curtíssimo e a gente não tem tempo de errar. Então, não tem como começar num ‘Ah, fizemos um jogo mais ou menos aqui, a gente recupera lá na frente’. O Brasileiro dá, e deu, a gente mostrou que deu, mas as outras competições não dão tempo. Então, a gente precisa ser muito assertivo e acho que essa é a grande lição. Pra gente não se colocar nessa subida que a gente se colocou, a gente precisa, necessita”, avaliou.

Por fim, Piccinato não escondeu a emoção de conquistar mais uma taça diante da Fiel e exaltou a capacidade de superação do grupo em uma temporada de altos e baixos

“Sensação indescritível. Eu acho que o primeiro ano passado, óbvio, tem um gosto muito especial de ser o primeiro, mas por tudo que a gente passou essa temporada, tudo que a gente ouviu como equipe, como staff, como comissão, como o grupo de atletas, por tudo que a gente teve que se superar nesse momento. A gente não começa o ano bem e finalizar com um título é algo mágico e um momento muito especial e mérito demais desse grupo de atletas que se reinventa o tempo inteiro para continuar conquistando. Esse grupo é muito forte e vai continuar sendo”, concluiu.

O Corinthians já vira a chave para mais uma decisão. Na próxima quarta-feira, dia 17, às 15h, as Brabas voltam a campo pela Copa do Brasil Feminina, em jogo único contra o Juventude, na Fazendinha, valendo vaga nas quartas de final.

Veja mais em: Corinthians Feminino, Títulos do Corinthians Feminino e Lucas Piccinato.

Veja Mais:

  • Corinthians encerra quarto dia da intertemporada no CT com atividades táticas e técnicas

    Corinthians realiza nova bateria de atividades táticas e técnicas no quarto dia da intertemporada

    ver detalhes
  • O Corinthians encaminhou um acerto com a Fatal Fans

    Corinthians fecha patrocínio com a Fatal Fans; modalidades receberão valores recordes

    ver detalhes
  • Gui Amorim assinou com o Corinthians em contrato que pode durar até 2030

    Corinthians acerta renovação com promessa da base em contrato que pode durar até 2030

    ver detalhes
  • Corinthians ganha trunfo por Gabi Nunes com chegada de patrocinadora

    Corinthians ganha trunfo por Gabi Nunes com chegada de patrocinadora; entenda

    ver detalhes
  • Paiva marcou dois gols na partida e ajudou o Corinthians a voltar a vencer na LNF após sete jogos

    Corinthians vence o Tubarão Futsal e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento da LNF

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians já iniciou preparação para sequência da temporada 2026

    Corinthians encara maratona de nove jogos em 28 dias após retomada das competições

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 2946º

    Antonio 876 comentários

    16º. @antonio.turano em

    Técnicu fraquíssimo e não está a altura fo time
    Jogadoras como Gabi Zanotti que parece uma múmia em campo, perde gols, atrasa o ataque e só reclama ganham a escalação no grito, por ser um técnicu covarde e não colocar as melhores.
    Érika e Mariza na zaga são Sempre perigo de gols para o adversário
    Contrataram a horrível Juliette que nem para a reserva serve, renovaram com o horrível Carol Nogueira até 2026 e ainda temos Paulinha e a sanguessuga Eudmilla no elenco por culpa desse.

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Danilo

    Ranking: 76º

    Danilo 13902 comentários

    15º. @danilo.marques.junio em

    Parabéns ao Piccinato, sempre o crítico, mas hoje ele acertou a manter a Vic no banco

  • Foto do perfil de Helio

    Ranking: 21º

    Helio 29122 comentários

    14º. @heliodesantos em

    Isso é saber ter estratégias.

  • Foto do perfil de Silva

    Ranking: 2472º

    Silva 1033 comentários

    13º. @silvaoliveira1953 em

    Esse professor pardal não serve pra comandar esse elenco das Brabas

    Cruzeiro é um time de Fôrça e bem treinado

    Piccinato deixa de fora nos dois jogos Robledo, que é pra mim uma baita atacante

  • Foto do perfil de Jefferson

    Ranking: 44º

    Jefferson 21500 comentários

    12º. @jeffersoncunha em

    Com o voulme de jogos, tem espaço para todas mostrarem o seu trabalho, rodar o eleco faz parte! Parabéns pelo título!