Corinthians conhece mudanças e ampliação do NBB 2025/26
730 visualizações 6 comentários Reportar erro
Por Felipe Sales
Jogadores do Timão em ação contra o União Corinthians no NBB
Beto Miller / Agência Corinthians
Na noite desta terça-feira, o Novo Basquete Brasil (NBB) divulgou os detalhes da sua temporada 2025/26. A principal novidade será o aumento do número de clubes participantes: de 18 para 20 equipes, tornando esta a maior edição da história da competição. O campeonato tem início marcado para o dia 18 de outubro.
Nesta temporada, o NBB contará com representantes de sete estados brasileiros e do Distrito Federal. O estado de São Paulo será o mais representado, com nove equipes: Corinthians, Basket Osasco, Bauru Basket, Mogi Basquete, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro, São José e Sesi Franca. Em seguida, o Rio de Janeiro terá três representantes: Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama.
Minas Gerais estará representado por Cruzeiro e Minas, enquanto o Rio Grande do Sul terá Caxias Basquete e CEISC/União Corinthians. Ceará, Paraíba, Paraná e o Distrito Federal também estarão presentes com, respectivamente, Fortaleza Basquete Cearense, Unifacisa, Pato Basquete e Brasília Basquete.
O grupo de novos participantes na temporada incluem o retorno do Rio Claro Basquete, que assumiu a vaga deixada pelo São Paulo, e a estreia de dois projetos inéditos: o Basket Osasco, campeão da Liga Ouro, e o Cruzeiro Basquete, vice-campeão da Divisão de Acesso ao NBB 2024/2025.
Campanha do Corinthians em 2024/25
O Corinthians encerrou a temporada passada na décima colocação da fase classificatória, com campanha equilibrada: 17 vitórias e 17 derrotas. A equipe alvinegra avançou aos playoffs, onde superou o CEISC/União Corinthians por 3 a 1 nas oitavas de final — feito que não acontecia desde 2020/21. Nas quartas de final, acabou eliminado pelo Flamengo, também por 3 a 1. Em 2025/26, o clube de Parque São Jorge busca chegar ainda mais longe e fazer história na competição.
Formato de disputa
A temporada 2025/26 do NBB terá uma fase de classificação em turno e returno, totalizando 38 rodadas. Os 16 melhores colocados avançam para os playoffs, que seguem sendo disputados em séries melhor de cinco jogos.
A principal novidade aqui é a mudança no formato das séries. O sistema 1-2-2 será adotado: a equipe com melhor campanha na fase de classificação jogará em casa os jogos 1, 4 e 5 (se necessários), enquanto o time de pior campanha será mandante nos jogos 2 e 3.
Também houve mudanças nas regras de acesso e descenso. Os dois últimos colocados da fase de classificação serão rebaixados automaticamente para a Liga Ouro. Em contrapartida, somente o campeão da Liga Ouro 2026 poderá pleitear uma vaga no NBB da temporada seguinte (2026/27).
Copa Super 8
A Copa Super 8, torneio mata-mata entre os oito mais bem colocados do primeiro turno, manterá o seu formato tradicional. O campeão do torneio garantirá uma vaga na próxima edição da Basketball Champions League das Américas (BCLA).
Confira os 20 participantes do NBB 2025/26:
São Paulo (9): Corinthians, Basket Osasco, Bauru Basket, Mogi Basquete, Paulistano, Pinheiros, Rio Claro, São José e Sesi Franca
Rio de Janeiro (3): Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama
Minas Gerais (2): Minas e Cruzeiro
Rio Grande do Sul (2): Caxias Basquete e CEISC/União Corinthians
Distrito Federal (1): Brasília Basquete
Ceará (1): Fortaleza Basquete Cearense
Paraíba (1): Unifacisa
Paraná (1): Pato Basquete
