Venha fazer parte da KTO
x

De 2019 a 2023: veja o que mudou desde primeira final entre Corinthians e Ferroviária no Brasileirão

1.4 mil visualizações 21 comentários Reportar erro

Tamires durante final contra a Ferroviária, pelo Brasileirão Feminino 2019

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Corinthians e Ferroviária decidem o título do Brasileirão Feminino neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena. As equipes empataram sem gols o duelo de ida. O Timão vai em busca do pentacampeonato nacional, enquanto a adversária quer o terceiro título do campeonato.

Quase quatro anos depois, as Brabas buscam uma revanche da final de 2019, vencida pelas rivais, em plena Fazendinha. O jogo de ida naquela edição, assim como em 2023, ocorreu na Fonte Luminosa e terminou empatado em 1 a 1. Já a volta terminou com o placar zerado e a Ferroviária levou a melhor nas penalidades máximas por 4 a 2.

O Meu Timão listou abaixo o que mudou no Corinthians desde a primeira final contra a Ferroviária no Brasileirão Feminino. Confira!

Elenco de 2019 x elenco de 2023

O Corinthians possui sete jogadoras no atual elenco que formaram o time titular no jogo de volta da final do Brasileirão contra a Ferroviária em 2019, além de outras quatro que foram relacionadas e iniciaram no banco de reservas.

Entre as 11 iniciais, estão hoje ainda no Corinthians: Lelê, Paulinha, Érika, Tamires, Gabi Zanotti, Millene e Victoria Albuquerque. Já no banco, estavam: Tainá, Katiuscia, Giovanna Campiolo e Grazi.

Desse recorte, somente Lelê, Tamires, Gabi Zanotti, Millene, Vic Albuquerque, Katiuscia e Paulinha entraram em campo na partida de ida da final.

Além delas, duas jogadoras estiveram na final de 2019 defendendo outras cores das que vestem atualmente, tratam-se da lateral-direita Carol Tavares e da meia Ingryd. A defensora foi titular da Ferroviária na decisão daquela edição do Brasileirão Feminino, mas permaneceu no banco de reservas do Corinthians na última quinta-feira. Ela agora quer levantar o título do campeonato com o manto alvinegro.

Já Ingryd entrou em campo pelo Corinthians no segundo tempo da final e foi a autora do pênalti desperdiçado da equipe, o último das cobranças pelo lado corinthiano. Defendendo as rivais agora, a meia entrou apenas na reta final do confronto de ida e teve atuação discreta.

Arthur Elias de cotado a técnico da Seleção

Arthur Elias também é um dos remanescentes do Corinthians no vice-campeonato brasileiro de 2019. Hoje, porém, o técnico vive cenário diferente no Parque São Jorge em relação àquele ano.

Em 2019, o comandante das Brabas foi cotado por torcedores corinthianos e entusiastas do futebol feminino para assumir a Seleção Brasileira, que havia demitido o técnico Vadão após o fracasso da Copa do Mundo. Contudo, a CBF definiu a sueca Pia Sundhage para liderar o ciclo da amarelinha.

Neste ano, devido ao fracasso de Pia nesta edição de Copa do Mundo, Arthur Elias foi anunciado como o substituto da sueca para ser o novo técnico da Seleção Brasileira Feminina. O treinador permanecerá no Corinthians até o final da Libertadores e realizará o último jogo dele na Neo Química Arena justamente na decisão contra a Ferroviária.

Final na Fazendinha em 2019 e final da Neo Química Arena em 2023

A Fazendinha foi o palco da derrota do Corinthians nos pênaltis para a Ferroviária. Mesmo com a presença da Fiel - que acompanhou no estádio o jogo anterior à final diante da mesma rival, em goleada por 5 a 1 no Paulista - a equipe de Arthur Elias não conseguiu o resultado no tempo normal e foi superada nos pênaltis.

Desde então, o Corinthians Feminino passou a disputar finais pela modalidade na Neo Química Arena, onde tem sete títulos conquistados. A primeira, ainda em 2019, foi válida pelo Paulistão e vencida sobre o São Paulo. Em 2023, a Fiel lotou as arquibancadas do estádio na final da Supercopa, contra o Flamengo, e acompanhou a goleada por 4 a 1 sobre o time carioca.

As Brabas jogaram 16 vezes na Neo Química Arena e tem um retrospecto perfeito, com 100% de aproveitamento, além de 44 gols marcados e apenas dez sofridos. Elas buscam manter o histórico para levantar a oitava taça no estádio.

Um título em 2019 e busca pelo penta em 2023

O Corinthians buscava o segundo título do Brasileirão Feminino em 2019, mas foi a Ferroviária que primeiro se sagrou bicampeã do campeonato. O clube do Parque São Jorge havia vencido a competição pela primeira vez em 2018, enquanto as rivais já tinham levantado a taça em 2014.

Foi o segundo e último vice-campeonato do Corinthians no torneio nacional desde a reativação do futebol feminino, em 2016. Em 2017, o Timão foi parado pelo Santos na decisão.

Contudo, após a edição de 2019, o Corinthians venceu todos os três campeonatos seguintes, sendo tetracampeão, superando em títulos a Ferroviária e se tornando o maior vencedor da competição. A equipe precisa de apenas uma vitória simples na Neo Química Arena no domingo para se tornar pentacampeã.

Veja mais em: Corinthians Feminino, Corinthians x Ferroviária, Elenco do Corinthians, Campeonato Brasileiro, Títulos do Corinthians Feminino, Arthur Elias e Neo Química Arena.

Veja Mais:

  • Corinthians manifesta interesse na contratação de Alex Santana, do Athletico Paranaense

    Corinthians manifesta interesse na contratação de volante do Athletico Paranaense

    ver detalhes
  • Pedro Henrique em ação no treino do Corinthians

    Pedro Henrique evolui e pode reforçar Corinthians no Dérbi; saiba mais

    ver detalhes
  • Cacá em ação contra o Athletico-PR pelo Brasileirão

    Quem deve ser a dupla de Cacá na zaga do Corinthians para o Dérbi? Vote na enquete

    ver detalhes
  • Segundo o regulamento, mesmo que sejam inscritos dia 10, os jogadores não poderão entrar em campo na data

    Saiba quando os reforços do Corinthians na janela poderão estrear pelo clube

    ver detalhes
  • Will Dantas, empresário de Pedrinho, tem milhões a receber do Corinthians desde 2020, quando o clube ainda estava sob a gestão de Andrés Sanchez

    Corinthians atrasa parcelas do último acordo com empresário de Pedrinho; dívida foi iniciada em 2020

    ver detalhes
  • Cristian Borja atua no futebol português desde 2019 e atualmente é titular do Braga

    Corinthians tem interesse em lateral-esquerdo colombiano que jogava em Portugal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: