Venha fazer parte da KTO
x

Analista de Murillo detalha trabalho para destaque no Corinthians e próximo passo na Europa

3.8 mil visualizações 31 comentários Reportar erro

Em entrevista ao Meu Timão, o analista contou como é o trabalho com Murillo

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Nesta semana foi confirmada a ida de Murillo ao Nottingham Forest, da Inglaterra. Assim sendo, o zagueiro deixa de vestir o manto alvinegro numa transferência que faz o Corinthians embolsar cerca de 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 63,3 milhões). O que poucos sabem é que o destaque do defensor de 21 anos surge acompanhado de um trabalho fora das quatro linhas.

Em conversa exclusiva com o Meu Timão, o analista Pedro Tomaides contou um pouco do trabalho que fez com Murillo para crescer seu desempenho no Corinthians. Também contou os próximos passos para o defensor se destacar em solo europeu.

"Ele sempre foi um cara muito interessado, que troca bastante ideia. Teve um destaque bacana na Copinha, foi o que fez ele ser promovido. Sempre participa bastante das reuniões semanais que fazemos. Acredito que isso tenha ajudado ele a ter esse destaque em tão pouco tempo", disse Pedro.

O trabalho com o analista começou em janeiro, auxiliando o zagueiro a ser um dos destaques da campanha do Corinthians na Copinha 2023. Apesar da eliminação precoce, o zagueiro desempenhou o suficiente para ser promovido por Fernando Lázaro, treinador da época, ao profissional. Não chegou a ser escalado, recebendo a primeira chance com Cuca e emendando uma sequência de fato com Luxemburgo.

Foram 27 jogos no profissional, figurando entre os jogadores do elenco alvinegro com mais participações defensivas nos jogos, gerando também interesse de equipes da Itália, como Torino e Napoli. Já em solo inglês, Pedro contou que não participa efetivamente dessas negociações e contou como funciona o trabalho para auxiliar o jogador na adaptação ao novo clube.

"Quando acontecem essas transferências a gente analisa os últimos dez, doze jogos da equipe. Como a temporada começou agora, devem ter uns oito jogos do Nottingham contando pré-temporada. Fazemos toda a análise do modelo de jogo do treinador, quais são as ideias do treinador, o que ele pede para os zagueiros. Tudo isso para quando ele chegar lá, já apresentarmos isso e facilitar na adaptação, então ele não vai chegar lá precisando pegar tudo do zero. Ele vai chegar lá já sabendo como a equipe joga, quais são as dinâmicas, o que o treinador pede para os jogadores", explicou o analista.

"Fazemos também uma análise de todos os defensores, para ele chegar lá já sabendo quem são os caras que vão jogar junto com ele na defesa, os meio-campistas e laterais. É um trabalho que os atletas gostam bastante, ainda mais quando é transferência de um país para o outro, que aí ele já chega muito mais adaptado a esse novo clube", concluiu

Trabalhos específicos e assistência para Renato Augusto

Murillo e Renato Augusto após o gol contra o São Paulo

O analista de Murillo contou que a assistência para Renato Augusto no jogo contra o São Paulo surgiu de um trabalho pré-jogo

Jhony Inácio/Meu Timão

Concentrando no trabalho em campo, Tomaides explica que concentra seus esforços nos detalhes de cada jogador, levando em consideração o jogo que o atleta vai disputar. "Às vezes é algo que o atleta nem percebe na correria do jogo duas vezes por semana e às vezes um toque, um detalhezinho que alguém fala para ele já dá uma despertada e consegue levar para o jogo", relata. Além de Murillo, o analista trabalha com Matheus Araújo, meia recém promovido ao profissional.

Especificamente com Murillo, o analista e sua equipe trabalharam para concertar algumas brechas que o defensor vinha deixando nas suas costas, entre a linha de defesa e a meta alvinegra.

"No caso do Murillo, identificamos que ele tinha dificuldade em perfilar o corpo para trás para controlar o espaço entre ele e o goleiro. Chamamos de 'controle da profundidade', que é esse espaço entre a linha de defesa e o gol. Trabalhamos bastante isso com ele, pois apesar de ser rápido e ter uma explosão muito boa, muitas bolas entravam nas costas dele e ele conseguia recuperar na velocidade. É algo que trabalhávamos pois em contextos mais altos, como na Europa, ou adversários mais fortes do Brasil poderia gerar situações de perigo", contou.

Do ponto de vista ofensivo, o analista contou que o segundo gol do Corinthians sobre o São Paulo, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, se originou de um trabalho feito um dia antes da bola rolar. Na reunião foi trabalhado justamente esse movimento de lançar a bola em diagonal para algum atacante.

"O Murillo tem essa diagonal muito forte. Esse lançamento dele nas costas da defesa para o atacante já sair em situação de gol era algo que ele fazia bastante na base. No profissional, principalmente quando subiu, deixou de fazer com tanta frequência. Analisamos e vimos que o Murillo fazia muito mais essa diagonal para os lados do campo do que para as costas da defesa adversária. É algo que trabalhamos bastante e estimulamos bastante. Ele concordou, viu como positivo, também, e foi bacana, porque bem no pré-jogo contra o São Paulo comentamos sobre isso. Mostrei vários lances dele com possibilidade de fazer essa bola longa e no jogo seguinte, um dia depois da reunião, saiu a assistência para o Renato", comentou orgulhoso.

Aos 35 minutos da segunda etapa, Murillo recebeu na região do meio-campo e lançou para Renato Augusto. O camisa 8 recebeu dentro da área e estufou a rede adversária, garantindo a vitória alvinegra. Apesar da vantagem, o Timão acabou levando a virada no Morumbi e sendo eliminado.

Murillo deixa o Corinthians com 27 jogos na equipe profissional e outros 83 na base, considerando apenas as categorias Sub-17 e 20. O zagueiro chegou no Parque São Jorge em 2019, para reforçar o time dos mais jovens após se destacar pelo União Barbarense. O clube ainda mantém 10% de seus direitos econômicos para uma venda futura.

Veja mais em: Murillo e Mercado da bola.

Veja Mais:

  • Direitos de TV: Corinthians opta por fechar com a LFU e contrato será levado ao Cori

    Direitos de TV: Corinthians opta por fechar com a LFU e contrato será levado ao Cori; veja valores

    ver detalhes
  • Augusto Melo conversou com torcedores organizados nesta quinta-feira, após invasão no Parque São Jorge

    Augusto Melo alega nova proposta por patrocínio máster em conversa com organizada do Corinthians

    ver detalhes
  • Matías Rojas em ação durante jogo do Corinthians contra a Ponte Preta

    Corinthians é condenado a pagar mais de R$ 40 milhões a Matías Rojas; clube ainda pode recorrer

    ver detalhes
  • Corinthians lamenta invasões de torcedores organizados em sedes do clube

    Corinthians lamenta invasões de torcedores organizados em propriedades do clube; veja nota oficial

    ver detalhes
  • Corinthians permaneceu na 18ª colocação ao fim da 12ª rodada do Brasileirão

    Corinthians escapa de vice-lanterna do Brasileirão ao término da 12ª rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Fausto abre o jogo sobre saída do Corinthians e reclama de António Oliveira

    Fausto Vera abre o jogo sobre saída do Corinthians e reclama de António Oliveira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: