Venha fazer parte da KTO
x
Esta coluna não é sobre Carlos Miguel
Beatriz Maineti

Apaixonada pelo futebol, mas, antes de tudo, feita de Corinthians. O mundo em preto e branco é mais bonito.

ver detalhes

Esta coluna não é sobre Carlos Miguel

Coluna da Beatriz Maineti

Opinião de Beatriz Maineti

5.0 mil visualizações 48 comentários Comunicar erro

Esta coluna não é sobre Carlos Miguel

Carlos Miguel durante discussão com jogadores do São Paulo

Foto: Jhony Inacio / Meu Timão

Esperei muito tempo para falar sobre o assunto. Agora, que tudo se encaminha para um desfecho tenebroso, chegou a hora de discutir. A saída do Carlos Miguel tem pouco a ver com ele, e muito a ver com a desvalorização que assola o Corinthians há anos.

Em 6 de junho de 2024, chegou ao fim a história de Carlos Miguel no Corinthians. Embora o ponto final tenha sido prolongado por tempo demais, o goleiro de 25 anos selou sua partida do clube do Parque São Jorge naquela noite quando, procurado por duas equipes inglesas, determinou que seu rumo era o velho continente sem pensar duas vezes.

E o maior problema nisso tudo é que, realmente, ele não precisou pensar nem meia vez. Embora o dia 6 de junho tenha marcado o encerramento de sua passagem pelo Corinthians, o fim dela já havia sido decretado muito antes, ainda em janeiro de 2023, e contou com assinatura orgulhosa do então presidente do clube, Duilio Monteiro Alves.

Veja bem: Carlos Miguel, um promissor goleiro de 2,04m de altura, tinha acabado de completar 24 anos de idade quando colocou a caneta no papel para firmar seu novo vínculo com o clube, que duraria até o fim de 2025. Ao auge do arqueiro acontece por volta dos 25.

Duílio argumentou, por meio de nota, que a decisão foi tomada com base no seu status de reserva e na condição absoluta de Cássio no gol do Corinthians. Mas é fácil tomar decisões com base em explicações simplistas. Foi com tranquilidade que o então presidente assinou, sem pensar no âmbito profundo da dita assinatura, a exigência do staff do jogador.

Seguindo a justificativa apresentada pelo próprio ex-presidente, Carlos Miguel era reserva de Cássio, considerado por muitos o maior ídolo da história do clube. Como ele, mandatário de um clube que tinha, até então, 112 anos de história, se curva diante da exigência bisonha do empresário de um jogador que, na ocasião, era, de fato, reserva absoluto?

Quatro milhões de euros, no mundo do futebol, não é dinheiro; é troco. Assinar um contrato que previa a diminuição substancial da multa rescisória, que chegaria aos quatro milhões de euros, significava aceitar deliberadamente um contrato prejudicial ao clube que ele mesmo presidia. Ainda assim, porém, sem questionar sua própria decisão, o contrato foi fechado.

O mais triste, porém, é admitir que este é apenas mais um exemplo das inúmeras curvaturas que o ex-presidente fez diante de empresários e jogadores dos mais variáveis níveis. Isso aconteceu quando ele aceitou fechar com Róger Guedes deixando 60% dos direitos do atleta nas mãos dele mesmo, dando a ele o poder de decisão sobre o futuro e, mais uma vez, preterindo os interesses do Corinthians em favor das vontades do jogador.

Este texto não é sobre o goleiro, o atacante, o meia, o lateral, o zagueiro ou quem quer que ocupe as quatro linhas; este texto é sobre quem segura a caneta. O Corinthians foi colocado de lado mais de uma vez para servir àqueles que deveriam servi-lo, não ao contrário.

A justificativa "ou era assim ou ele não viria" não cabe neste contexto. Não cabe na boca de quem preside o Corinthians! A desvalorização do clube começa de dentro, quando os próprios dirigentes cedem à pressões externas para fechar com jogador X, Y e Z, ignorando a grandeza da instituição, de sua torcida e, principalmente, o bem-estar administrativo e financeiro da equipe.

Mais triste do que a constatação é a descoberta de que, mesmo com a mudança de gestão, os erros persistem. Augusto Melo, atual presidente do Corinthians, preteriu o bem-estar financeiro do clube que, como ele mesmo admite, está "sangrando", em favor da imagem de um ídolo quando liberou Cássio de graça para assinar com um adversário direto do Campeonato Brasileiro.

Não houve compensação financeira, perdão de dívida, abatimento de dívida. Não houve nada! Houve o Cássio saindo limpo, sem querer se despedir da torcida, enquanto o presidente se preparava para pagar salgadas parcelas do que deve a ele. A imagem do ídolo, realmente, saiu sem o litígio de uma negociação pela ruptura contratual. O Corinthians, por outro lado, foi amplamente prejudicado.

A instituição Sport Club Corinthians Paulista clama por uma valorização verdadeira, que receba a atenção interna que merece. Enquanto isso não acontecer, seguiremos à mercê das decisões alheias que, na esmagadora maioria, não levam em consideração o clube.

Veja mais em: Carlos Miguel, Duílio Monteiro Alves, Augusto Melo, Cássio, Róger Guedes e Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Beatriz Maineti

Por Beatriz Maineti

Apaixonada pelo futebol, mas, antes de tudo, feita de Corinthians. O mundo em preto e branco é mais bonito.

O que você achou do post da Beatriz Maineti?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Maury Rubim

    Ranking: 5372º

    Maury 390 comentários

    @maury.rubim em

    Mandou bem artigo. Eu acrescentaria que a nova diretoria também tem sua parcela de culpa nessa situação do CM, não poderiam colocar ele na vitrine sem garantia nenhuma, foram amadores novamente

  • Foto do perfil de Myro

    Ranking: 195º

    Myro 5828 comentários

    @psiquiatra em

    Faz tanto tempo que as vendas dos craques do Corinthians são vendidos a preço ba banana.
    Willian com 18 anos vendido ao Shaktar pir 8 mi.

    Marquinhos, moleque ainda vendido ao Roma por 8mi e 6 meses depois Roma vendeu para o PSG por mais de 100 milhões.

    Isso acontece sempre e a frase é a mesma:
    "Quando o jogador quer sair ele sai"

    Enfim, tem eliminar os trambiqueiros que passam na presidência do esporte clube Corinthians paulista.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luan

    Ranking: 8067º

    Luan 230 comentários

    48º. @luan.monteiro4 em

    Ótima análise. Acho que um ponto que precisamos debater é o quanto esse fator não tem a ver com o fato de que hoje em dia o Corinthians tem, sim, donos, como André Cury, Pitombeira, Carlos Leite e outros empresários.

    É preciso se questionar como o edividamento do Corinthians, para além de ser fruto de uma incompetência de seus mandatários, é também um projeto político.

    Um projeto que tem o intuito claro de manter o Corinthians nas mãos desses 'donos', até que o clube tenha uma divida tão grande com os empresários que ele precisará ser vendido.

    Essa dívida é um mecanismo de extorsão - pra que o clube adquira jogadores agenciados por esses mesmos caras (muitas vezes aumentando a divida) - e um investimento.

    Acho que é importante ter isso em mente pra se lembrar que quem vai se beneficiar com uma possível venda do clube é, principalmente, esse grupo de empresários que usam a dívida para manter os mandatários encoleirados.

  • Foto do perfil de Vicente

    Ranking: 1519º

    Vicente 1367 comentários

    47º. @vince Apoiador em

    Ótimo texto e concordo em 90% com ele, no entanto, não posso deixar de falar do Carlos Miguel, a atitude dele não foi correta com o clube e a torcida, mais com a torcida que o queria como titular! Ficou claro também que não foi honesto, com a comissão técnica e os companheiros de clube, quando forçou um cartão amarelo contra o São Paulo para não jogar o próximo jogo, e depois inventou um problema no tornozelo! Isto não é atitude de um profissional! Posso me enganar, mas acredito que ainda iremos ouvir falar muito dele, não positivamente. Dito isso, a instituição Corinthians é maior que todos os jogadores e presidentes que passaram pelo clube, e acredito que voltaremos ao caminho das conquistas, mesmo com os tropeços da nova diretoria e com a herança pesada deixada pela antiga!

  • Foto do perfil de Leandro Silva

    Leandro 189 comentários

    46º. @leandro.silva166 em

    Fabinho Soldado trouxe goleiro frangueiro eee maravilha...

  • Foto do perfil de alisson

    Ranking: 3825º

    Alisson 571 comentários

    45º. @alisson.perin em

    Ai belas palavras pura verdade

  • Foto do perfil de Renato

    Renato 62 comentários

    44º. @renatobarros em

    A gente achava ruim muitas atitudes do Vicente Matheus, mas ele é que foi o verdadeiro presidente dentro dos quase 114 anos de clube.