Lateral do Corinthians é absolvida por Comitê da Fifa de acusação de doping
3.3 mil visualizações 25 comentários Reportar erro
Por Felipe Sales e Maria Beatriz de Teves
Gi Fernandes com a bola contra o Cruzeiro
Rodrigo Gazzanel / Ag.Corinthians
Nesta segunda‑feira, o Comitê Disciplinar da Fifa absolveu a lateral‑direita Gi Fernandes, do Corinthians, do processo aberto após a detecção de boldenona em um exame antidoping realizado no mês de setembro de 2024, durante a Copa do Mundo Sub‑20 disputada na Colômbia, quando a jovem defendia a Seleção Brasileira.
Na decisão, a entidade concluiu que, embora tenha havido violação formal às regras antidoping, a atleta de 20 anos não teve culpa, negligência ou dolo, e que o ocorrido foi puramente técnico, sem qualquer justificativa para punição. Motivo pelo qual foi isenta de qualquer responsabilidade. Em fevereiro, depois de quatro meses de suspensão preventiva, a Fifa já havia apontado fortes indícios de contaminação alimentar como causa provável para o resultado positivo, liberando a defensora para voltar aos gramados.
Essa hipótese foi confirmada pelo Comitê, que atribuiu a presença da substância a carne contaminada consumida pela atleta na Colômbia, país onde o uso do anabolizante por criadores de gado é comum, e tem o objetivo de aumentar peso e gordura dos animais.
Em uma nota oficial publicada nas redes sociais, Gi Fernandes agradeceu o apoio de sua equipe jurídica e do Corinthians durante todo o processo. A atleta celebrou a absolvição e declarou que agora pode seguir em frente na carreira com muita alegria, ética, respeito e dedicação - veja a nota na íntegra ao fim da matéria.
"...Agradeço à Squadra13 e à equipe jurídica do Pedro Fida Associados por todo apoio e a defesa firme e comprometida, ao meu clube, Sport Club Corinthians pelo apoio durante todo o processo, e a cada pessoa que acreditou em mim. Essa decisão reforça o que sempre me guiou no esporte: fazer tudo com verdade, ética e amor pelo que faço. Agora sigo em frente, ainda mais forte e motivada, para continuar representando o futebol feminino com dedicação, respeito e alegria..."
Desde que voltou aos gramados, a camisa 23 atuou em 14 partidas pelas Brabas, sendo 12 como titular. A lateral soma cinco assistências, sendo a segunda atleta do elenco corinthiano com mais passes para gol na temporada.
Atuando como ala pela direita, Gi Fernandes foi titular na última partida do Corinthians, quando a equipe foi derrotada pelo São Paulo por 2 a 1, pela quarta rodada do Campeonato Paulista, no dia 22 de junho. Desde então, as Brabas entraram em período de férias devido à Data Fifa e, posteriormente, à pausa no calendário por conta da Copa América.
No mês de julho, o elenco comandado por Lucas Piccinato viaja aos Estados Unidos para disputar a Teal Rising Cup, torneio amistoso que será realizado durante a paralisação, que servirá como uma preparação para a reta final de 2025.
Confira a nota oficial de Gi Fernandes na íntegra
