Venha fazer parte da KTO
x

Início animador e Brasileirão desastroso: relembre a passagem de António Oliveira no Corinthians

2.0 mil visualizações 29 comentários Reportar erro

António Oliveira foi demitido do Corinthians após quase cinco meses de trabalho

Danilo Fernandes / Meu Timão

Na tarde desta terça-feira o Corinthians anunciou a demissão de António Oliveira do comando profissional da equipe. O treinador permaneceu no cargo por quase cinco meses completos e o Meu Timão traz um resumo de como foi sua passagem pelo Parque São Jorge.

O treinador chegou em fevereiro para assumir o lugar de Mano Menezes, que emplacou cinco derrotas seguidas no Campeonato Paulista e foi demitido. O português teve início animador no Corinthians, mas ao passar do tempo os resultados dentro de campo não apareceram e a pressão em cima do seu trabalho aumentou até culminar no seu desligamento.

Início empolgante

António assumiu o Corinthians em situação delicada no Campeonato Paulista. O Timão estava na zona de rebaixamento no Estadual, com uma vitórias e cinco derrotas consecutivas nas seis primeiras rodadas. O treinador chegou na segunda semana de fevereiro e fez sua primeira partida diante a Portuguesa e conseguiu vencer na estreia.

Depois de levar o Timão novamente aos caminhos das vitórias, o português continuou o bom trabalho e nas suas 12 primeiras partidas teve apenas uma derrota, além de sete vitórias e quatro empates. Inclusive, o único revés foi para a Ponte Preta, em partida que a equipe alvinegra teve boa atuação e desperdiçou quase 30 chances de gols.

Apesar do bom começo, a equipe alvinegra não conseguiu se classificar para o mata-mata do Campeonato Paulista, mas se livrou do rebaixamento do estadual. Com a eliminação, o português ganhou algumas semanas livres para trabalhar melhor sua equipe para o início da Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro.

Classificado nas Copas

António Oliveira deixa o Corinthians vivo nas duas competições de mata-mata que restam para o clube em 2024. A equipe alvinegra se classificou em primeiro em seu grupo da Copa Sul-Americana e avançou direto para as oitavas de final da competição complementar, esperando quem avançar do playoff entre Red Bull Bragantino e Barcelona, do Equador.

Entretanto, o começo no torneio continental não foi tão animador, com o Corinthians vencendo apenas um jogo de seus três primeiros e vendo a classificação estar ameaçada. Só que nas três partidas finais a equipe alvinegra se recuperou e embalou três vitórias consecutivas e ficando em primeiro lugar do grupo.

Já na Copa do Brasil, o português também deixou o Corinthians classificado para as oitavas de final. Na campanha até lá, António Oliveira eliminou o Cianorte na primeira fase, deixou para trás o São Bernardo na segunda fase e na terceira venceu o América-RN. O adversário do Timão na Copa do Brasil ainda não foi definido.

Brasileirão desastroso

O principal fator que culminou na demissão de António Oliveira foi o péssimo desempenho no Campeonato Brasileiro. O treinador entrega o Corinthians na 19ª posição com apenas uma vitória em 13 rodadas e um aproveitamento de 23,08%.

O Corinthians estreou o Brasileirão com um empate sem gols na Neo Química Arena com o Atlético-MG, em partida que jogou com um a mais por todo segundo tempo e não saiu com a vitória. Na sequência, sofreu derrotas fora de casa para Juventude e Red Bull Bragantino. Voltando para Itaquera, recebeu o Fluminense e enfim conseguiu os três pontos.

Após conquistar a primeira vitória, a expectativa era de que o Corinthians se estabilizasse no Brasileirão, mas o cenário foi completamente diferente. O Timão já não vence há nove rodadas, acumulando cinco empates e quatro derrotas e a situação no Campeonato é delicada, somando nove pontos e ficando atrás apenas do Fluminense, que tem seis.

Balanço geral

António Oliveira se despede do Corinthians após 30 jogos do clube desde que assumiu o cargo de treinador. Os números do português são os seguintes:

  • Jogos disputados: 30
  • Pontos Conquistados: 48
  • Aproveitamento: 53.33%
  • Vitórias: 13
  • Empates: 9
  • Derrotas: 8
  • Gol a favor: 46 ( 1.53 por jogo )
  • Gols contra: 25 ( 0.83 por jogo )

Nas competições em que comandou o Corinthians, as campanhas do treinador foram:

  • Campeonato Paulista: eliminado na primeira fase
  • Copa do Brasil: classificado para as oitavas de final
  • Copa Sul-Americana: classificado para as oitavas de final
  • Campeonato Brasileiro: 19º colocado

Veja mais em: António Oliveira e Técnicos do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians encara o Vitória às 20h, na Neo Química Arena

    Corinthians recebe o Vitória em confronto direto na luta contra o Z4 do Brasileirão; saiba tudo

    ver detalhes
  • Rodrigo Garro vem sendo titular do Corinthians

    Saiba como assistir ao duelo entre Corinthians e Vitória pelo Brasileiro

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito durante clássico entre Corinthians e Palmeiras

    Justiça nega liminar a Gustavo Mosquito e jogador permanece vinculado ao Corinthians

    ver detalhes
  • Augusto Melo terá que se decidir entre Ramón Díaz e Carille para o comando da equipe do Corinthians

    Corinthians se acerta com dois técnicos; multa pode pesar em decisão de Augusto Melo

    ver detalhes
  • Carille, treinando o Santos, na Neo Química Arena

    Presidente do Santos nega conversas com o Corinthians e diz que Carille permanece no clube

    ver detalhes
  • Arthur Souza faz atividades com bola no CT do Corinthians

    Justiça nega liminar de rescisão de Arthur Souza com o Corinthians e determina manifestação do clube

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: