Venha fazer parte da KTO
x

Altos e baixos e campeão da Copinha: relembre a passagem de Danilo como técnico do Corinthians

1.1 mil visualizações 28 comentários Reportar erro

Danilo foi campeão da Copinha em 2024 pelo Corinthians

Danilo Fernandes/Meu Timão

O ciclo de Danilo como treinador do Sub-20 do Corinthians se encerrou na última quinta-feira, quando o mesmo e sua comissão técnica foram desligados pelo clube. O Meu Timão, então, separou alguns pontos de como foi a passagem do profissional sob o comando dos jovens da equipe alvinegra.

Danilo assumiu o cargo no início de 2022, ainda na gestão de Duilio Monteiro Alves, após ter comandado o Sub-23 alvinegro, que foi extinto no final de 2021. Em seu primeiro ano, fez boas campanhas, mas perdeu duas finais. Já em 2023, teve ano abaixo do esperado, além de comandar o time profissional em Dérbi.

No seu último ano pelo clube, venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que foi seu único título pelo Corinthians como treinador. Após a conquista, Danilo teve início de trabalho ruim para a temporada 2024, que culminou na sua demissão.

Vices na primeira temporada

Em 2022, primeira temporada de Danilo como treinador do Sub-20, o Corinthians chegou em duas finais, mas não conquistou nenhum título. O Timão foi até as decisões do Campeonato Brasileiro e também do Campeonato Paulista.

Na primeira, pelo Brasileirão, o time foi superado pelo Palmeiras na final, por 1 a 0, em plena Neo Química Arena. Depois, no Estadual, o Timãozinho perdeu o troféu para o Santos, pelo placar agregado de 4 a 2. Vale ressaltar que a competição nacional terminou em briga, com alguns jogadores corinthianos sendo expulsos e punidos pelo STJD após o apito final.

Além disso, Danilo conseguiu promover diversos atletas da base integrarem treinamentos do profissional e alguns chegaram a estrear profissionalmente. Ao todo, oito jogadores da base alvinegra jogaram entre os profissionais em 2022 e alguns se firmaram no principal, caso de Giovane e Robert Renan.

Veja desempenho de Danilo em 2022 pelo Sub-20:

  • Jogos disputados: 42
  • Pontos Conquistados: 83
  • Aproveitamento: 65.87%
  • Vitórias: 25
  • Empates: 8
  • Derrotas: 9
  • Gol a favor: 71 ( 1.69 por jogo )
  • Gols contra: 27 ( 0.64 por jogo )

2023 abaixo do esperado

Após primeira temporada sem títulos, mas considerada boa, pelo fato das duas finais, a expectativa era alta para o 2023 do Sub-20 sob o comando de Danilo. Entretanto, o ano não foi nada daquilo que era esperado.

Na Copinha, que é realizada em janeiro, não conseguiu corresponder. Apesar de sofrer na primeira fase, conseguiu vencer os três jogos e avançar ao mata-mata. Eliminou o Comercial, mas acabou caindo para o Sport na terceira fase. Durante a disputa, Danilo sofreu com algumas promoções ao profissional. Wesley, Ryan e Arthur Sousa foram chamados para reforçar a equipe de Fernando Lázaro no Paulista, enquanto Biro e Pedro estavam com a Seleção Brasileira Sub-20.

Depois da eliminação, teve bom início tanto no Brasileirão e também no Campeonato Paulista. Porém, com o passar da temporada, a equipe foi perdendo força. Após passar 19 jogos sem perder, foi derrotado pela Ponte Preta na segunda fase do Paulista. Em seguida, o Timãozinho emendou uma má fase ao ser eliminado pelo Palmeiras no Brasileirão da categoria pelo agregado de 6 a 1.

Apesar do momento de baixa, conseguiu avançar à terceira fase do Paulista, mas se complicou e foi para a última rodada precisando de uma combinação de resultados para a classificação. Apesar de vencer o Água Santa, acabou sendo eliminado pelo saldo de gols. Na Copa do Brasil eliminou Chapecoense e Santos, mas caiu para o Fluminense nas quartas de final.

Números do Sub-20 do Corinthians em 2023:

  • Jogos disputados: 45
  • Pontos Conquistados: 91
  • Aproveitamento: 67.41%
  • Vitórias: 28
  • Empates: 7
  • Derrotas: 10
  • Gol a favor: 114 ( 2.53 por jogo )
  • Gols contra: 52 ( 1.16 por jogo )

Técnico do profissional

Danilo chegou a ser promovido ao principal. Quando Cuca foi demitido, no final de abril de 2023, o treinador guiou o Timão em um Dérbi e depois a diretoria pensou em agregar o comandante à comissão técnica de Luxemburgo para auxiliar na transição entre base e profissional. No entanto, o profissional optou por permanecer com as Crias do Terrão.

Ele comandou o Corinthians em clássico contra o Palmeiras, válido pelo Campeonato Brasileiro e realizado no Allianz Parque, que o Timão foi derrotado por 2 a 1. Nele, Danilo promoveu a estreia do zagueiro Murillo como titular da equipe alvinegra, que meses depois foi vendido para a Europa e se tornou um dos principais defensores da Premier League.

Título da Copinha

Apesar do 2023 complicado, Danilo foi mantido no cargo e chegou com desconfiança para a Copinha de 2024. Entretanto, o Corinthians mostrou sua força e o treinador conquistou seu primeiro título como treinador do Sub-20.

A taça foi conquistada de maneira invicta. Foram nove jogos disputados, com sete vitórias e dois empates - um aproveitamento de 85,19%. Além disso, os jogadores alvinegros anotaram 25 gols e sofreram apenas três.

A equipe caiu no Grupo 10 da Copinha ao lado de Ji-Paraná, Bangu e Marília. Sua sede inicial, e também da maioria dos jogos, foi justamente Marília, no interior de São Paulo. Após passar pela fase de grupos, o Timão iniciou o mata-mata eliminando o Guarani nos pênaltis e depois goleou o Atlético-GO.

Nas oitavas de final aplicou mais uma goleada, dessa vez em cima do CRB. Nas quartas bateu o América-MG, na semifinal o Novorizontino para chega a decisão contra o Cruzeiro. Na final, em plena Neo Química Arena, viu Kayke marcar golaço nos minutos finais e dar o título da 11ª Copa São Paulo ao Timãozinho.

Pós-Copinha complicado

O Sub-20 alvinegro, após férias depois do título da Copinha, voltou as atividades para da início a preparação para o restante de temporada de 2024. Entretanto, a categoria passou grande reformulação no elenco, perdendo alguns jogadores para o profissional, como: Tchoca, Ryan, Breno Bidon, Arthur Sousa e Léo Mana.

Além disse, foram contratados 16 novos jogadores para reforçar o plantel alvinegro. Essa reformulação afetou diretamente nos primeiros resultados dentro do campo, que passa por momento complicado.

No período pós-Copinha, o Corinthians disputou 18 jogos, com nove vitórias, seis derrotas e três empates. Metade dessas partida foram válidas pelo Campeonato Brasileiro, no qual o Timão é o 17º colocado, com apenas duas vitórias, dois empates e cinco derrotas em nove jogos.

Inclusive, a demissão de Danilo foi na goleada sofrida de 6 a 0 para o Cruzeiro, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro.

Veja mais em: Danilo, Corinthians Sub-20 e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians manifesta interesse na contratação de Alex Santana, do Athletico Paranaense

    Corinthians manifesta interesse na contratação de volante do Athletico Paranaense

    ver detalhes
  • Pedro Henrique em ação no treino do Corinthians

    Pedro Henrique evolui e pode reforçar Corinthians no Dérbi; saiba mais

    ver detalhes
  • Cacá em ação contra o Athletico-PR pelo Brasileirão

    Quem deve ser a dupla de Cacá na zaga do Corinthians para o Dérbi? Vote na enquete

    ver detalhes
  • Segundo o regulamento, mesmo que sejam inscritos dia 10, os jogadores não poderão entrar em campo na data

    Saiba quando os reforços do Corinthians na janela poderão estrear pelo clube

    ver detalhes
  • Will Dantas, empresário de Pedrinho, tem milhões a receber do Corinthians desde 2020, quando o clube ainda estava sob a gestão de Andrés Sanchez

    Corinthians atrasa parcelas do último acordo com empresário de Pedrinho; dívida foi iniciada em 2020

    ver detalhes
  • Cristian Borja atua no futebol português desde 2019 e atualmente é titular do Braga

    Corinthians tem interesse em lateral-esquerdo colombiano que jogava em Portugal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: