Venha fazer parte da KTO
x

Rozallah Santoro não vê cenários para que o Corinthians adote modelo SAF

11 mil visualizações 138 comentários Reportar erro

Por Matheus Scontre, Tomás Rosolino e Rodrigo Vessoni

Na noite desta segunda-feira, o ex-diretor financeiro do Corinthians, Rozallah Santoro, concedeu uma entrevista exclusiva ao Meu Timão. Durante o papo, o profissional foi questionado sobre o tema SAF e não titubeou.

Rozallah Santoro disse que a pauta ainda é tratada como um tabu e afirmou que não enxerga cenários para que o clube alvinegro adote o modelo. O profissional da área de finanças também não demonstrou apoio total, mas disse ser favorável a estudos do formato.

"Tem coisas que viram tabu, SAF é uma delas. Não vejo nenhum cenário no qual o Corinthians tenha um investidor majoritário e adquira controle do clube. Não vejo isso possível em nenhum cenário. Óbvio que, se não encarar a dívida e cumprir o que está no orçamento, cortar as despesas, óbvio que, manter o rendimento esportivo. Eventualmente, vamos gastar mais, mas a palavra é equilíbrio. Sem fugir do assunto, 'favorável' é muito forte, mas sou favorável a estudar", disse Rozallah.

O ex-diretor financeiro do Timão também apresentou uma alternativa, que basicamente consiste em vender uma parte do clube para a torcida. Rozallah chegou a utilizar o Green Bay Packers, equipe de futebol americano, e Real Sociedad, time de futebol espanhol, como exemplos.

"Uma alternativa é vender um pedaço para a torcida, é um modelo de sucesso num time de futebol americano que vem jogar aqui em setembro, o Green Bay Packers. A Real Sociedad tem esse modelo, os torcedores são donos da empresa Real Sociedad", comentou o profissional.

"Green Bay é uma cidade de 120 mil habitantes, eles têm 300 mil donos, que moram no Canadá e em outros estados, e quiseram comprar um pedaço. Isso financia a reforma do estádio. O torcedor, quando compra, não paga mensalidade, ele é dono do clube. É um modelo que vale o estudo, mas não é algo que vai ser feito unilateralmente. Se não falarmos a palavra SAF, tem aceitação, mas é para torcida", continuou.

A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa que alguns clubes brasileiros, como Botafogo e Cruzeiro, optaram por adotar desde 2021. Este modelo de clube-empresa traz mudanças nas estruturas e gestões das agremiações esportivas.

O modelo habilita a possibilidade de um investidor assumir o controle dessa SAF e se tornar o proprietário majoritário ou não das ações. Em termos simples, isso significa que o clube passa a ter um dono definido.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Neo Química Arena terá espetáculo inédito antes de partida no Brasileirão

    Neo Química Arena terá espetáculo inédito antes de partida no Brasileirão; veja mais

    ver detalhes
  • Corinthians recebe o Cuiabá na luta para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão

    Corinthians recebe o Cuiabá na luta para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão; saiba tudo

    ver detalhes
  • O Corinthians recebe o Cuiabá na Neo Química Arena às 20h desta quarta-feira

    Confira a única opção de transmissão do jogo entre Corinthians e Cuiabá pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians Basquete realiza proposta para contratar ala que está na mira do rival

    Corinthians Basquete realiza proposta para contratar ala que está na mira de rival

    ver detalhes
  • Ruan Oliveira entrou no segundo tempo e se emocionou ao marcar o gol de empate

    Herói do Corinthians em último jogo contra o Cuiabá na Arena completa 200 dias de lesão

    ver detalhes
  • Corinthians estuda contratar volante revelado pelo Internacional para suprir carência na posição

    Corinthians estuda contratar volante revelado pelo Internacional para suprir carência na posição

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: