Venha fazer parte da KTO
x

Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

6.8 mil visualizações 331 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

Reprodução

A retomada da categoria Sub-23 do Corinthians está nos planos da atual gestão liderada por Augusto Melo. Claudinei Alves, diretor das categorias de base do Timão, reforçou o desejo e explicou as principais condições para o retorno.

Em entrevista ao ge.globo, Claudinei comentou que a reativação da categoria, extinta em 2022, precisaria de investidores e parceiros, evitando custos por parte do Corinthians. O empecilho operacional foi noticiado pela Itatiaia em fevereiro e confirmado pelo Meu Timão, que ouviu sobre o interesse para a volta do Sub-23. A ideia é reiniciar em 2025, já que não há opções no calendário para a atual temporada - o Brasileirão da categoria foi encerrado no ano passado.

"Para o Corinthians, vale a pena recriar o sub-23 se não houver custo. Nossa ideia é através de parcerias. Temos essa vontade, mas neste ano não dá mais. As inscrições na Copa Paulista já estão encerradas e não há mais calendário", explicou.

A Copa Paulista, citada pelo diretor, não conta com a presença do Corinthians em 2024. Mesmo sem vaga garantida na Copa do Brasil do ano que vem, o Timão optou por não participar do torneio, que classifica um dos finalistas para a próxima edição do mata-mata nacional.

Além disso, o objetivo de Claudinei é, por meio de parcerias, trazer atletas a partir de investidores e dividir percentuais em futuras vendas. A Fifa, vale lembrar, proíbe participação de terceiros em direitos econômicos, apesar de que os próprios jogadores possam ter fatias sobre os direitos. Apenas em 2024, o clube do Parque São Jorge contratou 27 nomes para Sub-20 e Sub-17.

"Os garotos que 'estourassem' a idade para ficar no sub-20 subiriam para o time sub-23 e não haveria mudança nos direitos econômicos. Já os que chegassem ao Corinthians por meio de investidores teriam os direitos divididos. Nosso foco maior é blindar os jogadores com mais de 20 anos que ainda não estejam prontos para o profissional", destacou Claudinei.

O diretor da base alvinegra criticou a forma como era gerida a categoria, que foi utilizada entre 2019 e 2021, durante a gestão de Andrés Sanchez, e encerrada por Duilio Monteiro Alves. Claudinei acredita que será uma forma de dar minutagem a jogadores "encostados", citando o atacante Arthur Sousa, que estourou a idade para o Sub-20 e atuou em apenas três partidas no elenco profissional. O atacante Higor também vive situação semelhante, mas está treinando separadamente do grupo e chegou a entrar na Justiça com pedido de rescisão.

"Não queremos fazer como era antes, quando não era dada a atenção devida e que vinha todo mundo de fora. Um exemplo: você ouve falar do Arthur Sousa? Ele só está treinando. Se eu tenho um sub-23 com esse garoto jogando, ele se destaca, vai estar na vitrine e ganhando rodagem. É muito mais interessante", finaliza.

Em 2024, o Timão enfrenta um inchaço nas categorias de base, com mais de 100 jogadores somadas as principais equipes. Por isso, o clube alvinegro reativou categorias intermediárias, casos do Sub-16 e Sub-18, mas que estão sem calendário, como trouxe o Meu Timão com exclusividade.

Veja mais em: Base do Corinthians, Corinthians Sub-20, Corinthians Sub-17 e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians e Grêmio se enfrentaram pela última vez em julho de 2023

    CBF adia jogos e altera calendário por causa de enchentes no RS; Corinthians tem uma partida adiada

    ver detalhes
  • Garro ficou no Brasil para ver o nascimento de seu primeiro filho

    Fora de jogo no Paraguai, meia do Corinthians celebra nascimento do filho em São Paulo

    ver detalhes
  • O documento, assinado por Romeu Tuma Jr., pede que o presidente do Corinthians informe o Conselho Deliberativo

    Presidente do Conselho do Corinthians rebate oposição e dá veredito sobre convocação de Augusto Melo

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Nacional, às 19h, no Defensores del Chaco

    Corinthians visita o lanterna Nacional-PAR em busca da liderança na Sul-Americana; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians joga contra o Nacional-PAR pela Sul-Americana

    Confira as duas opções para assistir ao jogo entre Corinthians e Nacional-PAR pela Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians chegou ao Paraguai na noite desta segunda-feira

    Três voltas e três baixas: Corinthians desembarca com 24 jogadores no Paraguai; veja lista

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: