Venha fazer parte da KTO
x

CT do Corinthians tem gestão e processos ainda sem sintonia; elenco fica ressabiado

45 mil visualizações 702 comentários Reportar erro

Por Rodrigo Vessoni e Vitor Chicarolli

Rubens Gomes (diretor de futebol) e o recém-chegado Fabinho Soldado (executivo de futebol) são dois do que estão à frente do planejamento do Corinthians para 2024

Rubens Gomes (diretor de futebol) e o recém-chegado Fabinho Soldado (executivo de futebol) são dois do que estão à frente do planejamento do Corinthians para 2024

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A nova gestão do Corinthians mexeu bastante com o ambiente e com a rotina do CT Joaquim Grava. Não são poucas as mudanças vividas por funcionários e jogadores, que ainda tentam entender e/ou absorver tamanha diferença.

Nas últimas semanas, a reportagem do Meu Timão conversou com estafe de jogadores, funcionários e pessoas que têm acesso diariamente ao local de treinamentos do clube. E o resumo foi: nada ainda está muito claro e muito menos "azeitado".

A começar pela gestão de pessoas e processos internos. São nada menos do que onze novos colaboradores no dia a dia, que ainda buscam seus espaços e tentam ganhar a confiança de jogadores e antigos funcionários. A saber:

  • Diretor estatutário (Rubens Gomes);
  • Executivo de futebol (Fabinho Soldado);
  • Analista de mercado (Thiago Gasparino);
  • Coordenador de performance (Walmir Cruz);
  • Coordenador de transição base-profissional (Chicão);
  • Chefe do Departamento Médico (Dr. Fábio Novi);
  • Auxiliar-técnico (Thiago Kosloski);
  • Consultor médico (Dr. André Jorge);
  • Psicóloga (Dra Anahy Couto);
  • E ainda dois fisioterapeutas (Alex Cabrera e Júlio Suman).

Os relatos ouvidos pela reportagem do Meu Timão dão conta que o grupo de jogadores ainda está ressabiado com tantas mudanças de perfil, modo de agir e até se comunicar dos novos gestores. Ainda não há uma segurança no vestiário.

Grupo de jogadores ainda não tem sintonia e segurança com a nova gestão corinthiana

Grupo de jogadores ainda não tem sintonia e segurança com a nova gestão corinthiana

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A promessa inicial dos dirigentes de um Corinthians forte, reforçado com 11, 12 jogadores, batendo de frente com os principais rivais, foi mal recebida pelo grupo de atletas, vista como algo desnecessário diante de tamanha reformulação.

Os processos também ainda não estão sincronizados. Houve quem, por exemplo, fosse contra a ida de Garro para a cidade de Itu a poucas horas do jogo, já que o argentino tinha chances remotas de ser inscrito e nem sequer havia viajado com o elenco na véspera.

Casos como o de Veríssimo, que foi embora do nada após ter 'tudo acertado', e de Matheuzinho, que foi exposto num treino aberto mesmo sem ser jogador do clube, deixaram nítido a Augusto Melo que algo precisaria ser feito. E rápido. A resposta foi a chegada de um profissional que não era favorito ao cargo de cargo de executivo de futebol. No caso, Fabinho Soldado.

Essa falta de sincronismo também é vista quando o assunto é o mercado, já que alguns dos jogadores oferecidos foram analisados de forma diferente por integrantes da cúpula corinthiana. A palavra de Mano vem sobressaindo. Ao menos até agora.

Outra diferença destacada nos relatos ouvidos pela reportagem do Meu Timão é a circulação no CT de pessoas que não pertencem ao quadro de funcionários do clube, como empresários, amigos e pessoas próximas ao presidente Augusto Melo. Kadu, tratado como filho pelo mandatário, por exemplo, esteve ao lado dele na apresentação oficial ao elenco e até mesmo no palco do título da Copinha.

Última vez que o Corinthians treinou na Fazendinha foi em outubro de 2010, com Ronaldo Fenômeno

Augusto Melo durante apresentação ao elenco do Corinthians, com alguns dos novos funcionários, Mano Menezes, Rubão e também o filho Kadu ao lado

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A quantidade de pessoas com acesso aos jogadores durante o treino aberto na Fazendinha foi bastante citada durante os relatos ouvidos pela reportagem. Acesso esse que rolou tanto no gramado quanto nas dependências internas do estádio.

Em meio a tudo isso, uma reformulação gigantesca do elenco. Neste momento, incluindo os jogadores lesionados, o técnico Mano Menezes não tem 13 jogadores que estavam disponíveis na última temporada. São eles:

  • Fábio Santos (aposentado)
  • Bruno Méndez (fim de contrato)
  • Gil (fim de contrato)
  • Cantillo (fim de contrato)
  • Giuliano (fim de contrato)
  • Renato Augusto (fim de contrato)
  • Felipe Augusto (vendido)
  • Pedro (vendido)
  • Ruan Oliveira (lesão)
  • Moscardo (lesão e vendido)
  • Paulinho (lesão)
  • Lucas Veríssimo (rescindiu)
  • Roni (emprestado)

E pior: dos seis novos que chegaram, apenas três deverão ficar à disposição contra o São Paulo na próxima terça-feira: Félix Torres, Hugo e Raniele. Os outros três - Palacios (lesão), Garro (sem inscrição) e Gustavo Henrique (fora de forma) -, tendem a ficar fora.

Lucas Veríssimo foi embora do nada, na véspera da estreia; Garro, por sua vez, foi anunciado há 26 dias e segue sem inscrição

Lucas Veríssimo foi embora do nada, na véspera da estreia; Garro, por sua vez, foi anunciado há 26 dias e segue sem inscrição

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Augusto Melo nunca escondeu que mudanças aconteceriam. Tanto que chegou a dizer que "pode ter certeza que o Corinthians terá uma reformulação muito grande. O Corinthians vai ter o maior choque de gestão já visto em sua história".

A gigantesca mudança, realmente, está em curso. Mas ainda não há entrosamento e clareza nos processos internos do CT. E a conta dessa mudança drástica chegou. As duas derrotas em três jogos do Paulistão, para os nada vistosos Ituano e São Bernardo, são a prova disso. O torcedor, definitivamente, terá de ter paciência.

"Realmente estamos em um processo de construção, diria, porque praticamente é um time novo na íntegra. Temos dois, três, quatro remanescentes. Então os primeiros passos têm sido mais difíceis do que a parte externa, o torcedor, esperava", ponderou Mano Menezes após o revés para o São Bernardo.

Veja mais em: CT Joaquim Grava, Diretoria do Corinthians, Elenco do Corinthians, Augusto Melo e Rubão.

Veja Mais:

  • Acordo entre Corinthians e VaideBet contou com um "laranja" entre os intermediários, diz jornalista

    'Laranja' recebe parte de dinheiro de acordo entre Corinthians e Vaidebet, diz jornalista

    ver detalhes
  • A Foxlux estampará sua marca na barra frontal da camisa alvinegra

    Corinthians acerta com novo patrocinador para a camisa, diz site; saiba valor e detalhes

    ver detalhes
  • Matheuzinho e Pedro Henrique fazem treino separado do grupo no CT Joaquim Grava

    Corinthians atualiza quadro de lesionados; volante volta a treinar com o grupo e pode ser opção

    ver detalhes
  • Kayke voltou a aparecer no treino do elenco profissional nesta manhã

    Com presença de nove jogadores da base, Corinthians segue preparação para decisão na Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Igor Zveibrucker entre os dois vices-presidentes do Corinthians (Osmar Stabile, à esquerda; e Armando Mendonça, à direita)

    Braço direito de Augusto Melo, empresário faz sua primeira aparição pública no Corinthians

    ver detalhes
  • Cassio com estafe, funcionários, jogadores e dirigentes na manhã do último sábado no CT

    Após choro e comoção generalizada, CT do Corinthians viverá seu primeiro dia sem Cássio

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: