Venha fazer parte da KTO
x

Augusto Melo destaca profissionalização da base do Corinthians e faz avaliação sobre o Sub-23

2.2 mil visualizações 30 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Guilherme Biro, Pedro e Wesley durante treino do Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Após a promessa ousada para as obras do CT da base feita por Augusto Melo, candidato à presidência do Corinthians que representa a oposição, o tema sobre o celeiro de craques do Timão voltou à tona. Em entrevista exclusiva ao Meu Timão, na última segunda-feira, o candidato destacou a necessidade de profissionalizar o departamento e retomou o período em que trabalhou com os jovens - entre 2015 e 2016.

"O Corinthians não pode ter mais amadores dirigindo o clube. O Corinthians precisa ter pessoas profissionais, porque é uma grande empresa e precisa dar receita", afirmou.

A respeito da porcentagem de atletas e influência de empresários e conselheiros, o candidato foi enfático ao retomar uma história em Barueri, quando começou a desvincular a presença destes junto à comissão técnica e ao vestiário. Além disso, ele quer valorizar os jogadores que começam desde cedo nas categorias de base do clube do Parque São Jorge.

"Nunca me esqueço do primeiro jogo, em Barueri, Corinthians x Flamengo. Não conhecia ninguém, fui como diretor, à época assessor pela mudança de nomenclatura com o Andrés. Entrei no vestiário e tinha um empresário comendo lanche e tomando gatorade da garotada. Conversei com o Daniel segurança na época, e perguntei quem era esse rapaz. Ele respondeu que era o empresário tal. Falei para tirar dali, isso não existe mais, acabou. A partir de agora, com a comissão técnica não fica mais".

"Você tem de 200 a 220 atletas na base. Não é esse número que vai virar jogador. Por ano, espero formar de seis a oito atletas, que está maravilhoso, pois hoje, em média, são três, quatro no máximo. O Corinthians vai ser uma fábrica de jogadores, vamos investir pesado na base. Vamos criar um departamento para cuidar do garoto que ‘nasce’ no Corinthians. Por isso temos que ter pessoas profissionais e que conheçam. Quando falamos em 100% do atleta, é desse garoto que nasce no Corinthians. Na minha gestão, para atletas captados, será de 70 a 80% de porcentagem, é só querer fazer", finalizou.

Augusto fez questão de ressaltar a importância da educação e de profissionais adequados para o desenvolvimento dos jovens da base corinthiana, casos de psicólogos e assistência social.

Outro tema abordado por Augusto Melo foi a categoria Sub-23, projeto encerrado em janeiro de 2022 pelo presidente Duílio Monteiro Alves. O candidato ponderou pontos positivos e negativos, mas entende que, nos moldes feitos pelo clube e pelo calendário de partidas, não valeria mais a pena.

"Não temos campeonato para isso. A partir do momento que você tenha mais campeonatos, mais visibilidade e que outros clubes adiram. Hoje, como não há torneios variados para o Sub-23, sou totalmente contra, e da forma como foi feito na época, também foi muito errado, não foi avaliação ou scout, contratando apenas aleatoriamente. Isso é inviável e tem que acabar", prosseguiu Augusto Melo, que foi assessor nas categorias de base entre 2015 e 2016.

Além da preocupação com as categorias de base do Corinthians, o candidato Augusto Melo conversou sobre diversos assuntos. Os principais trechos da entrevista sairão ao longo desta terça-feira nas redes sociais e no site do Meu Timão - o vídeo na íntegra você pode conferir abaixo já.

Vale lembrar que o candidato da situação, André Luiz Oliveira, conhecido como André Negão, recusou participar de uma entrevista individual e do debate junto ao seu adversário na eleição.

A eleição no Corinthians ocorre no dia 25 de novembro, das 10 às 17h. Além da escolha do presidente para o triênio 2024-2026, os sócios do clube escolherão os 200 novos membros do Conselho Deliberativo. As oito chapinhas (com 25 membros cada) mais votadas ocuparão as 200 cadeiras do Conselho nos próximos três anos. A nona e décima chapinha mais votadas ficarão como suplentes.

Confira a entrevista completa com Augusto Melo

Veja mais em: Eleições no Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians visita o Cruzeiro, às 16h, no Mineirão

    Corinthians visita Cruzeiro em busca de sair da zona de rebaixamento do Brasileirão; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians estuda uma proposta pelo volante João Schmidt, de 31 anos

    Corinthians demonstra interesse nos bastidores em volante do Santos e estuda oferta oficial

    ver detalhes
  • Corinthians chegou a BH na tarde deste sábado

    Corinthians desembarca em BH com 25 jogadores para enfrentar o Cruzeiro pelo Brasileirão; veja lista

    ver detalhes
  • Félix Torres retomou os treinamentos junto ao elenco do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Corinthians encerra preparação para enfrentar o Cruzeiro com retorno de zagueiro; veja possível time

    ver detalhes
  • A diretoria está insatisfeita com o esquema atual de negócios na Neo Química Arena

    Corinthians busca reformular esquema de negócios da Neo Química Arena; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians colocou um ponto final na invencibilidade de 43 jogos na Fazendinha

    Corinthians Feminino volta a ser derrotado na Fazendinha após mais de três anos; veja números

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: