Venha fazer parte da KTO
x

Cássio revela palavra de árbitro, culpa VAR e vê Corinthians prejudicado em clássico no Brasileiro

2.0 mil visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Pedro Mairton, Rodrigo Vessoni e Victor Gomes

Cássio criticou a decisão de pênalti contra o Corinthians na reta final do clássico contra o Santos pelo Brasileirão

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O goleiro Cássio não poupou críticas ao árbitro Anderson Daronco e ao VAR pelo pênalti polêmico marcado contra o Corinthians no empate contra o Santos, no último domingo, na Neo Química Arena.

O Timão vencia o rival por 1 a 0 até os acréscimos da segunda etapa, quando Bruno Méndez tentou desarmar Soteldo na grande área e o atacante adversário caiu na sequência. Anderson Daronco, a princípio, deu tiro de meta, mas pediu que o VAR, comandado por Wagner Reway, o recomendasse a revisão do lance caso houvesse choque entre os jogadores. Após a revisão na cabine, o juiz entendeu que houve pênalti, convertido por Mendoza, deixando tudo igual no clássico.

Cássio disse que “só o Daronco viu” a penalidade e revelou que o árbitro tinha dito que foi “um lance normal”. O goleiro, no entanto, não atribuiu culpa somente ao juiz de campo, mas também para a equipe do VAR. O camisa 12 ainda falou que lances como esse a favor do Corinthians são tratados com maior ênfase na mídia.

"Fizemos um grande jogo no contexto geral, em questão de criar oportunidades e de ritmo de jogo muito bom, no primeiro tempo não conseguimos resolver o placar e no segundo tempo tivemos um pênalti que só o Daronco viu, na minha opinião não foi pênalti. O VAR também tem culpa e eu estava do lado do Daronco e ele mesmo disse que era um lance normal, aí o VAR chama ele também para ver. Muita das vezes a gente fala só do árbitro, mas o VAR também tem essa. Agora, vamos ver se vão falar tanto já que o erro é contra o Corinthians, por que eles sempre dão ênfase com o Corinthians e vamos ver se vão falar bastante. Sempre vão ter um ‘a’, que por esse ângulo, que por isso e achar uma desculpa, que sempre tem algo que eles estão corretos, não só o Corinthians, mas os jogadores e os times estão errados. O VAR veio para ajudar mas no meu ponto de vista o que aconteceu hoje, como falei outras vezes, está mais atrapalhando do que ajudando", disse o goleiro em entrevista na zona mista.

Outro ponto de reclamação de Cássio com Daronco foi a respeito de lances de impedimento, também contestado por Mano Menezes. O juiz em duas oportunidades no jogo havia assinalado posição avançada de jogadores do Corinthians contra o penúltimo defensor adversário mesmo sem o assistente ter levantado a bandeira. O goleiro disse que o juiz começou bem a partida, mas se atrapalhou no decorrer do segundo tempo e falhou no lance capital.

"Ele disse que teve toque e antes do lance ele disse que foi normal, errou também no lance do impedimento. O bandeirinha não levantou a bandeira e ele deu impedimento, não entendi. Fez um bom primeiro tempo e no segundo começou a se atrapalhar, marcar uma faltas. Acho que ele não foi muito bem no segundo tempo e errou no lance capital", contou.

O pênalti marcado foi “um grande erro”, avaliou Cássio, que disse que o Corinthians controlava a partida, mas que foi prejudicado pela decisão da arbitragem. O camisa 12 ainda lamentou a pontuação perdida na tabela. O Timão poderia abrir sete pontos de distância para a zona de rebaixamento caso segurasse a vitória.

"O Soteldo já foi caindo e depois pega o lance e o VAR tem a opção de ver o lance, ir devagar, o Soteldo pisa no pé do Bruno e eles têm esse mecanismo, é para o VAR fazer isso. Teve um grande erro, no meu ponto de vista não foi pênalti e prejudicou. Creio que por mais que no segundo tempo não criamos tantas oportunidades o jogo estava controlado, estava indo para a reta final e é um lance que atrapalha na pontuação. Hoje nós poderíamos subir, nos afastar ainda mais da zona de baixo. A gente fica frustrado pela situação, mas temos que seguir em frente e quarta-feira fazer um grande jogo e ir em busca da vitória", afirmou.

Defesa por cera e cobrança por melhorias na arbitragem

Com a repercussão do lance, o presidente Duilio Monteiro Alves disse após o clássico que irá pessoalmente à CBF para enviar um ofício contra a decisão da arbitragem. Cássio apoiou a reclamação formal do Corinthians e aproveitou para se defender sobre cera durante os jogos. Ele também lembrou do episódio na Vila Belmiro, no primeiro turno, quando houve invasão de torcedores, e um deles tentou atingir o goleiro.

"Se teve erro é para reclamar, todo mundo reclama. Eles vivem reclamando que eu faço cera, aí só vê o jogo do Corinthians: ‘Ah, o Cássio faz cera’; todo mundo faz cera. João (Paulo) não fez cera no primeiro tempo? Faz parte da coisa, o cara vai acelerar o jogo que está 0 a 0. Não estou falando que é o certo fazer isso, mas todos fazem e os caras querem dar entrevista e se justificar”, iniciou.

“Lógico que cabe, quando a gente erra e tem esse tipo de lance nós somos julgados também. Às vezes as coisas têm um efeito suspensivo e duas vezes que fomos jogar na Vila também, e não é uma situação de qualquer coisa, mas é uma situação de que afeta, teve sinalizador, o cara tentou invadir e teve a punição e acho que foi dois jogos, e teve recurso e diminuiu a pena. Se acontecesse aqui com certeza íamos tomar um gancho grande, então, eu falo isso por que quando as coisas acontecem contra o Corinthians, e falam que o Corinthians é beneficiado e se fala muito", completou.

Por fim, Cássio cobrou melhorias na arbitragem por parte da CBF e disse que a entidade máxima do futebol brasileiro possui recursos para aprimorar até mesmo a câmera utilizada pelo árbitro de vídeo.

"Recurso para melhorar a gente tem, a CBF às vezes bate recorde de arrecadação, um monte de situações que poderiam melhorar. Até muita das vezes na câmara do VAR, acho que foi na Copa do Brasil senão me engano, se eu estiver falando bobagem peço perdão, tem que esperar a câmera se posicionar para ir na linha, não sei como funciona a questão do VAR também e não sei se a gente tem alguma coisa como a foto de qualidade, mas temos que pensar. Agora mudou também, faltando um mês para acabar o campeonato mudou a data do final do campeonato, você não sabe e os caras fazem as coisas e não sei se o clube foi comunicado, se teve uma conversa entre os clubes, sindicatos e atletas e órgãos, até para vocês que se programa no trabalho como que fica, então, quero sempre justo dentro do futebol. Quero que seja justo no geral. Hoje, no meu ponto de vista, não foi pênalti e acabou prejudicando", concluiu.

Veja mais em: Cássio, Arbitragem, Erros de arbitragem, Corinthians x Santos, Clássico Alvinegro Paulista e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians visita o Cruzeiro, às 16h, no Mineirão

    Corinthians visita Cruzeiro em busca de sair da zona de rebaixamento do Brasileirão; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians estuda uma proposta pelo volante João Schmidt, de 31 anos

    Corinthians demonstra interesse nos bastidores em volante do Santos e estuda oferta oficial

    ver detalhes
  • Corinthians chegou a BH na tarde deste sábado

    Corinthians desembarca em BH com 25 jogadores para enfrentar o Cruzeiro pelo Brasileirão; veja lista

    ver detalhes
  • Félix Torres retomou os treinamentos junto ao elenco do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Corinthians encerra preparação para enfrentar o Cruzeiro com retorno de zagueiro; veja possível time

    ver detalhes
  • A diretoria está insatisfeita com o esquema atual de negócios na Neo Química Arena

    Corinthians busca reformular esquema de negócios da Neo Química Arena; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians colocou um ponto final na invencibilidade de 43 jogos na Fazendinha

    Corinthians Feminino volta a ser derrotado na Fazendinha após mais de três anos; veja números

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: