Venha fazer parte da KTO
x

Dinei relembra sensação de entrar no Maracanã na final do Mundial de 2000 e cita invasão corinthiana

860 visualizações 15 comentários Reportar erro

Por Pedro Mairton e Vitor Chicarolli

Cerca de 30 mil fiéis foram ao Maracanã na final do I Mundial de Clubes da Fifa, em 2000

Cerca de 30 mil fiéis foram ao Maracanã na final do I Mundial de Clubes da Fifa, em 2000

Reprodução/Internet

Ex-atacante e ídolo do Corinthians, Dinei relembrou a sensação de entrar no Maracanã na final do Mundial de Clubes da Fifa em 2000, contra o Vasco da Gama. O ex-jogador foi opção no banco de reservas na decisão, que foi vencida pelo Timão por 4 a 3 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e prorrogações.

Dinei foi um dos nomes representando o Corinthians na entrevista coletiva antes do jogo festivo entre o time alvinegro e Real Madrid, nesta sexta-feira, dia do aniversário de 113 anos do clube do Parque São Jorge. O ex-atleta exaltou a festa da torcida corinthiana no Maracanã, que no entendimento dele “calou” os adeptos vascaínos, e definiu o momento como a segunda invasão corinthiana no estádio.

"Teve a invasão, em 1976, e eu acho que essa foi a segunda invasão da torcida do Corinthians no Maracanã. Foi a coisa mais linda que eu vi, pois em 1976 eu era muito pequeno e não lembro, só vejo por vídeo. Mas o que nós presenciamos no Maracanã e o que a torcida do Corinthians fez… Quando a gente saiu do hotel, passando na orla da praia, você só via a torcida do Corinthians na orla. O que a torcida do Corinthians fez… foi 50 a 50 com a torcida do Vasco. Os corinthianos calaram a torcida do Vasco e aí que começou o ‘Todo Poderoso Timão’. Foi um espetáculo e aquilo me emocionou muito, ali parecia que estávamos jogando em casa, no Pacaembu", contou.

Cerca de 73 mil pessoas acompanharam a decisão entre Vasco e Corinthians no Maracanã, sendo aproximadamente 30 mil formada por corinthianos.

No Mundial, Dinei disputou os três jogos da fase de grupos, incluindo a partida histórica contra o Real Madrid, mas em todos foi opção do técnico Oswaldo de Oliveira para o segundo tempo e não balançou as redes no torneio. Embora ele tenha sido relacionado para a decisão contra o Vasco, assistiu do banco de reservas o primeiro título do Corinthians na competição.

A invasão corinthiana de 1976

A invasão corinthiana de 1976 foi um evento histórico no futebol brasileiro e mundial. Cerca de 70 mil torcedores do Corinthians saíram de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro para acompanhar a semifinal do Brasileirão daquele ano contra o Fluminense, no Maracanã.

O clube carioca entrou em acordo com a diretoria corinthiana na época, presidida por Vicente Matheus, para disponibilizar uma quantidade massiva de ingressos para a torcida do Corinthians. Entretanto, Francisco Horta, presidente do Fluminense na época, liberou 70 mil entradas para o time alvinegro, acreditando que a Fiel não fosse capaz de lotar as arquibancas do Maracanã.

Entretanto, com público pagante registrado de 146.043 torcedores - metade composta pela Fiel -, o Corinthians empatou em 1 a 1 contra o Fluminense e levou a decisão para os pênaltis, vencida pelo Timão por 4 a 1.

A repercussão da invasão corinthiana foi tão grande que o Internacional - rival do Corinthians na final do Brasileirão - dificultou a compra de ingressos para o time alvinegro na decisão. As autoridades gaúchas ainda bloquearam as estradas do estado para dificultar mobilidade de torcedores corinthianos pelo país. O Timão foi derrotado por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato da competição.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians, Torcida do Corinthians, Jogos Históricos, História do Corinthians e Mundial de Clubes.

Veja Mais:

  • Acordo entre Corinthians e VaideBet contou com um "laranja" entre os intermediários, diz jornalista

    'Laranja' recebe parte de dinheiro de acordo entre Corinthians e Vaidebet, diz jornalista

    ver detalhes
  • A Foxlux estampará sua marca na barra frontal da camisa alvinegra

    Corinthians acerta com novo patrocinador para a camisa, diz site; saiba valor e detalhes

    ver detalhes
  • Matheuzinho e Pedro Henrique fazem treino separado do grupo no CT Joaquim Grava

    Corinthians atualiza quadro de lesionados; volante volta a treinar com o grupo e pode ser opção

    ver detalhes
  • Ex-atacante do Corinthians deixa clube árabe após seis temporadas

    Ex-atacante do Corinthians se despede de clube árabe após seis temporadas

    ver detalhes
  • Felipe Longo pode ganhar chance como terceiro goleiro do profissional do Corinthians

    Goleiros da base vivem expectativa por mais espaço no Corinthians; veja lista

    ver detalhes
  • Kayke voltou a aparecer no treino do elenco profissional nesta manhã

    Com presença de nove jogadores da base, Corinthians segue preparação para decisão na Copa do Brasil

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: