Venha fazer parte da KTO
x

Luxemburgo diz qual foi o problema do Corinthians contra o Goiás e explica atraso em substituições

12 mil visualizações 259 comentários Reportar erro

Por Maria Beatriz de Teves, Vitor Chicarolli e Rodrigo Vessoni

Luxemburgo à beira do campo durante jogo do Corinthians contra o Goiás

Jhony Inácio / Meu Timão

Na noite deste sábado, o Corinthians não conseguiu mostrar o seu bom futebol e ficou apenas no empate com o Goiás, jogando dentro de casa, na Neo Química Arena, pela 21ª rodada do Brasileirão. Na coletiva, Vanderlei Luxemburgo avaliou o desempenho de sua equipe e fez comentários sobre uma das estratégias adotadas.

"Primeiro tempo, achei que o time teve consistência e dominou, jogando o Goiás para trás. O Goiás jogou só no contragolpe. É um time perigoso, com jogadores altos, que protegem a bola. Essa estratégia foi criada em função do jogo. Poderíamos ter conquistado a vitória, um pênalti mudou o cenário. Fomos mal no início do segundo tempo. A estratégia que eu criei foi que os jogadores que ficaram no banco de hoje pudessem mudar dependendo da situação do jogo, e foi o que aconteceu. Depois que mudamos, tivemos um volume maior e poderíamos ter, mesmo saindo atrás, conquistado a vitória. Então, acho que os dez minutos iniciais do segundo tempo foram nosso problema", disse o comandante do Timão.

Luxemburgo também aproveitou para comentar sobre a estratégia de ter mesclado a equipe, visando a decisão de terça-feira pela Sul-Americana. Ele considera essa abordagem como certa e respondeu sobre o impacto de empatar com o Goiás em meio a uma sequência descrita por um dos jornalistas da coletiva como "difícil".

“A estratégia de dividir a equipe e se preparar para um jogo importante na terça-feira foi certa. Só o pênalti que muda bastante, muda a parte tática, você tem que se expor um pouco mais, o jogador sai mais para o jogo e deixa um time mais vulnerável. Eles tiveram a chance de matar o jogo, porque ficamos dois contra três, um contra dois, e aí é uma exposição de equipe. Mas eu não quero dizer que a sequência é difícil e não vamos conseguir os resultados. É um momento diferente do nosso trabalho. São 15 jogos, perdemos um jogo, estamos numa sequência de trabalho. Se nós tivermos a rodada com uma vitória, vamos para 28 pontos, próxima da zona de cima. Então, pode ser muito ruim ou muito bom para nós”, falou Luxa.

A demora nas substituições também foi um dos tópicos abordados durante a coletiva. Luxemburgo explicou que optou pelas alterações após sofrer o gol, visando a possibilidade de uma reação. Ele acrescentou que, se o Corinthians estivesse em vantagem, talvez não tivesse realizado as substituições para evitar expor os jogadores.

“Perdendo o jogo, eu tenho que arriscar. Eu mudei em função de estar 1 a 0 para eles. Se estivéssemos ganhando o jogo, talvez eu não fizesse substituição para não expor os caras (titulares), porque eu estava pensando no jogo de hoje e no de terça-feira. Eu perdendo o jogo, tenho que arriscar, não posso aceitar a derrota e ficar no banco passivamente. Então, por que? Porque eu tenho que tentar virar o jogo, aí tem que se expor um pouco mais”, explicou.

Por fim, Luxemburgo ponderou por que não escalou Maycon e Gabriel Moscardo ao mesmo tempo. Ele explicou que essa decisão foi tomada considerando o clássico contra o Palmeiras, agendado para o próximo domingo, já que ambos os jogadores estavam pendurados com cartões amarelos, e ele não desejava perder os dois simultaneamente.

Você sabia que Moscardo está com dois cartões? Você sabia que Maycon está com dois cartões? O que eu fiz? Coloquei o Gabriel, depois quando ele cansou, tirei para não arriscar tomar o amarelo, pensando na frente. Então, acho que fiz a coisa certa, de preservar os jogadores para não tomar cartão. De repente, eu poderia ficar sem os dois, para o jogo importante contra o Palmeiras. Você faz um trabalho hoje, pensando à frente. As substituições já foram planejadas, de começar o Gabriel, depois o Maycon, e não expor os dois ao mesmo tempo”, esclareceu o professor.

Agora, Luxemburgo e todo o elenco corinthiano se preparam para o desafio decisivo na Sul-Americana. Na terça-feira, dia 29, a partir das 21h30, a equipe enfrenta o Estudiantes de La Plata, na Argentina, com o objetivo de garantir a vaga nas semifinais da competição.

Veja mais em: Vanderlei Luxemburgo, Corinthians x Goiás e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Fabinho Soldado tentam repor a saída de António Oliveira

    Corinthians entra em contato com dois treinadores após demissão de António Oliveira

    ver detalhes
  • Hugo Souza será jogador do Corinthians ao menos até o fim de 2024

    Corinthians anuncia a contratação do goleiro Hugo Souza; confira

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na tarde desta terça-feira ao CT

    Corinthians se reapresenta após derrota no Dérbi com novo reforço e sob comando de interino

    ver detalhes
  • A barreira do Palmeiras no momento da falta estava posicionada irregularmente

    Primeiro gol levado pelo Corinthians no Dérbi foi irregular; veja a regra

    ver detalhes
  • Fred Luz é o novo CEO do Corinthians

    Corinthians anuncia CEO e diretor financeiro; clube marca apresentação

    ver detalhes
  • Fred Luz foi confirmado como o novo CEO do Corinthians

    Corinthians confirma Fred Luz para cargo de CEO; saiba quem é o novo chefão corinthiano

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: