Venha fazer parte da KTO
x

Fernando Lázaro destaca intensidade do Corinthians e faz análise da vitória no Brasileirão

4.1 mil visualizações 150 comentários Reportar erro

Por Guilherme Célio, Rodrigo Vessoni e Vitor Chicarolli

Fernando Lázaro na beira do gramado da Arena

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians teve vitória suada na tarde deste domingo, vencendo o Cruzeiro por 2 a 1 pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra construiu o placar apenas na etapa final e viu o rival pressionar nos últimos minutos. Fernando Lázaro, técnico do Timão, fez uma análise sobre o que achou da partida.

"O time teve boa intensidade, foi um jogo difícil e às vezes, em alguns momentos, a gente não conseguiu ficar tanto com a bola, mas isso não quer dizer que o time deixa de ter intensidade. Você sem a bola às vezes se desgasta até mais do que com a bola. O time teve que se desdobrar em alguns momentos para marcação e soube jogar também nesse momento, soube se defender quando teve", iniciou o treinador em entrevista coletiva ainda na Neo Química Arena.

"E depois das trocas o time foi se mantendo, conseguiu um momento, já do meio para o final do jogo, ainda fazer algumas pressões depois um pouco mais altas para tentar retardar e recuperar bolas na frente, criou situações. Eu não vi como um time ir sem intensidade. O jogo foi bastante intenso e é assim que vai ser, a gente sabe a grandeza dos jogos do campeonato, e por isso mesmo que a gente precisa muito do grupo", prosseguiu.

A equipe alvinegra encontrou dificuldades para criar jogadas e em certo momento da partida viu o Cruzeiro com uma posse de bola muito maior. O Corinthians não ofereceu muito perigo ao time mineiro, que no primeiro tempo teve maior controle da partida.

Fernando Lázaro promoveu uma mudança no esquema, passando de um 4-4-2 para um 4-3-3, com o meio-campo formado por Roni, Fausto Vera e Giuliano. O treinador detalhou melhor a função do camisa 20 e ainda disse que essa faixa do campo vem passando por ajustes.

"O meio-campo com com com Roni, Giuliano e Fausto né? Participando do meio-campo mas com funções diferentes um pouco ali assim e é claro que circunstancialmente o Giuliano ele tem uma leitura muito interessante assim de espaços, de preenchimento e de percepções. Mas hoje ele estava defendendo mais pelo lado do campo né? E depois pra jogar um plano mais a frente pelo lado esquerdo inicialmente né? Ele ficou pelo lado esquerdo buscando um equilíbrio eh até pela forma diferente de jogar hoje com três atacantes mais assim mais agudos então é a gente mudando um pouco a a função do meio campo né?", analisou.

"Era um meio-campo que produziria um jogo um pouco mais direto para que essa bola chegasse nos atacantes buscando muitas vezes o espaço enfim então são ajustes que a gente tem adaptado da forma de jogar e entendendo também os contextos dos jogos, né? O jogo do Liverpool para um jogo com uma característica diferente. E essa sustentação ali de dois homens mais por dentro e o Giuliano jogando numa função ainda mais pelo lado direito, né? No jogo contra o Liverpool e o Renato pela esquerda inicialmente. E depois nesse jogo agora com a ausência do Renato fazendo pela direita e o Giuliano pela esquerda ali no meio-campo", continuou.

"Então são ajustes que a gente vai fazendo pela pelas necessidades, pelas trocas, pelo adversário, enfim. E aguardar agora ele saiu, né? A bola bateu no olho, ele acabou perdendo, tendo dificuldade ali, estava com a visão passear uma esquina, ou seja lá da grave e que se recupere o quanto antes, jogador importantíssimo inteligente que se adapta muito bem. Então essas capacidades assim e o Giuliano é um cara muito assim, né? Com capacidade e adaptação muito grande, com boas virtudes e que definitivamente também conseguiu eh se ajustar bem pra incorporar até possibilidade de função um pouco mais atrasada no campo. Vai permitindo que a gente né? De acordo a necessidade do jogo e com a o elenco disponível ali os atletas façam alguns ajustes", completou.

Giuliano acabou pedindo para ser substituído nos minutos finais do primeiro tempo, após levar bolada no olho. No seu lugar, Fernando Lázaro colocou o jovem Matheus Araújo que foi o autor do gol que abriu o placar para o Timão e também o seu primeiro tento no profissional. O treinador analisou o que essa mudança alterou no comportamento da equipe.

"A gente teve um momento do jogo ali na primeira parte onde a gente não conseguiu circular bem a bola e perdeu um pouco uma condição melhor de construção. Depois teve essa troca também numa parte final já ali de primeiro tempo mas não foi nesse aspecto ali assim depois do segundo acredito que a gente conseguiu ter em alguns momentos melhor uma troca de passe mais limpa. A situação do gol como você estava descrevendo foi um jogo mais direto no geral então isso provoca mais erros quando você busca esse passe em profundidade quando você tenta essa bola mais longa a chance de erro é maior e diminui né esse percentual faz uma ideia também porque a gente buscava uma outra coisa do que em outros momentos foi de ficar um pouco mais com a bola e hoje por tentar o jogo um pouco mais vertical. Isso aí faz parte", falou.

"Mas a gente tem já por característica né e atletas que trazem isso o Fagner por exemplo na jogada do gol com Fausto com Araújo essas aproximações e faz parte a combinação do gol né? Parecida também com o gol do contra o Santo André se eu não me engano eles estavam lembrando ali de uma troca de passe ali e é parte da característica mas e como a gente buscou outras coisas no jogo a gente acaba tendo números diferentes em relação a isso", disse.

O Corinthians vinha pressionado para o duelo desta tarde, pois havia perdido no meio de semana para o Remo, pela Copa do Brasil. O duelo marcava também o retorno do Timão à Neo Química Arena, após mais de um mês sem atuar perto da Fiel. Fernando Lázaro gostou da resposta dada pelo time e elogiou a presença da torcida.

"Os atletas conseguiram uma brilhante vitória até depois de pouco tempo, eles conseguiram trazer um espírito, trazer o nosso torcedor, um retorno à Arena depois de um mês, né? E mesmo após um revés no meio da semana, o nosso torcedor tá aí presente o estádio e trazendo uma atmosfera e os atletas conseguindo eh rapidamente né? Trazer novamente um jogo difícil uma estreia de um campeonato muito difícil de todos os jogos né?", afirmou.

"Você vai olhar e não vai ter facilidade pra ninguém e e o time conseguindo dar essa resposta sabíamos que era importante um resultado pra pra confiança pra tudo e e os atletas conseguiram dar uma resposta muito boa num ambiente em curto espaço de tempo, mudar a chave, é assim que é o futebol, né? A gente sabe que trabalha nisso, a gente tinha feito uma brilhante estreia anteriormente e essa sequência ia manter, tá concentrado porque daqui três dias um um jogo importantíssimo então é agora recuperar, descansar tirar lições e e seguir em frente", finalizou

Fernando Lázaro agora prepara seu elenco para a segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Na quarta-feira, o Corinthians encara o Argentinos Juniors, da Argentina, na Neo Química Arena. A bola rola às 21h30.

Veja mais em: Fernando Lázaro e Corinthians x Cruzeiro.

Veja Mais:

  • Direitos de TV: órgão fiscalizador interno do Corinthians aprova condições do acordo com a LFU

    Direitos de TV: órgão fiscalizador interno do Corinthians aprova condições do acordo com a LFU

    ver detalhes
  • Corinthians vence clássico contra o São Paulo e assume a liderança do Paulistão Feminino

    Corinthians vence clássico contra o São Paulo e assume a liderança do Paulistão Feminino

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na manhã desta sexta-feira ao CT Joaquim Grava

    Corinthians inicia preparação para o Dérbi após invasões de organizada; veja como foi

    ver detalhes
  • Luiz Ricardo Alves será o nome gerente financeiro do clube

    Corinthians define substituto para gerência do departamento financeiro; veja detalhes

    ver detalhes
  • Fausto Vera voltou a treinar com o grupo nesta sexta

    António Oliveira e Fausto Vera se acertam e volante treina no Corinthians; negociação segue em curso

    ver detalhes
  • Opositores de Augusto Melo emitem carta aberta criticando administração do Corinthians

    Oposição do Corinthians publica carta com críticas à atual gestão; aliados respaldam Augusto Melo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: