Venha fazer parte da KTO
x

Relembre outros episódios de invasões da torcida do Corinthians por protestos

1.4 mil visualizações 20 comentários Reportar erro

Jogadores conversam com os torcedores no gramado do CT

Jogadores conversam com os torcedores no gramado do CT

Reprodução

O Corinthians sofreu nesta semana com uma invasão ao CT Joaquim Grava por parte de torcedores organizados que cobravam da diretoria a saída do diretor de futebol Roberto de Andrade, além de pedir mais competência ao elenco do Corinthians, eliminado precocemente no Campeonato Paulista.

Não é a primeira vez que membros de torcidas organizadas do Corinthians protagonizaram atos de invasão em algum setor do clube. O Meu Timão compilou, aqui, os atos que aconteceram neste século:

2023

O Corinthians foi eliminado de maneira precoce nas quartas de final do Paulistão contra o Ituano, na Neo Química Arena. A derrota aconteceu numa sequência de anos sem título do clube - não é campeão desde 2019 - e críticas à diretoria pelo status de administração do clube, com dívida avaliada em um bilhão de reais, fora o estádio com pagamento em aberto. Torcedores invadiram o CT cobrando.

Além de cobrar do elenco, um dos maiores alvos do protesto foi o diretor de futebol Roberto de Andrade, quem o grupo de torcedores cobrou a saída imediata. Vale lembrar, em nota recente da Gaviões da Fiel, a torcida declarou o "fim da paciência" com a diretoria do Corinthians.

O grupo que invadiu o CT após não ser recebido de imediato por profissionais do clube teve conversa com membros da diretoria e com o elenco do Timão. Carlos Miguel foi o único a falar na saída sobre o assunto. O Meu Timão teve acesso ao vídeo do momento da invasão.

Jogadores conversam com os torcedores no gramado do CT

Jogadores conversam com os torcedores no gramado do CT

Reprodução

2014

No início de fevereiro de 2014, o Corinthians vinha de um segundo semestre de 2013 abaixo da média em desempenho e resultado e iniciou o Campeonato Paulista com goleada sofrida por 5 a 1 do Santos, na Vila Belmiro.

O episódio causou revolta nas torcidas organizadas do clube, que invadiram o CT Joaquim Grava em busca do atacante Alexandre Pato, que havia perdido pênalti decisivo em duelo contra Dida, do Grêmio, na Copa do Brasil.

Na época, o presidente Mário Gobbi chegou a relatar na Rádio Bandeirantes que o atacante Paolo Guerrero havia "sido esganado" por um torcedor dentro do CT, mas o fato foi desmentido pelo próprio peruano na sequência.

Guerrero disse não ter sido esganado por torcedores em 2014

Guerrero disse não ter sido esganado por torcedores em 2014

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

2011

Três anos antes, a cobrança no CT Joaquim Grava já havia acontecido. Após eliminação do Timão na Pré-Libertadores após derrota para o Tolima, um grupo de torcedores se reuniu na entrada do estacionamento do CT, apedrejou o ônibus do elenco do Corinthians e teve que ser contido pela Polícia Militar na entrada do complexo, antes que a invasão fosse consumada.

Na ocasião, membros de torcida organizada pediam pela saída do presidente Andrés Sanchez, ameaçavam estrelas do time como o lateral Roberto Carlos, que deixou o Timão na sequência do episódio. Ronaldo anunciou a aposentadoria após a eliminação na Pré-Libertadores.

Ronaldo e Roberto Carlos durante o treino de hoje a tarde no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico...

Ronaldo e Roberto Carlos durante treino no CT Joaquim Grava

Daniel Augusto Jr./Fotoarena

2006

Em 2006, outra eliminação marcante causou revolta na torcida do Corinthians. O time ainda não tinha inaugurado o CT Joaquim Grava na ocasião. Campeão brasileiro em 2005, o Timão foi eliminado pelo River Plate na Libertadores de 2006. O que se viu no estádio do Pacaembu foi uma tentativa de invasão contida pela polícia.

Sobrou até para Carlitos Tévez, destaque da equipe que marcou contra o Fortaleza nas rodadas seguintes após a eliminação e fez sinal de "silêncio" para a torcida. Na saída do Morumbi, o carro do argentino foi apedrejado e atacado por torcedores insatisfeitos com a situação. O craque deixou o Corinthians meses após o ocorrido.

Em 2006, Corinthians usou uma camisa preta com listras douradas na Libertadores

Em 2006, Corinthians perdeu para o River e foi eliminado da Libertadores

MARTIN BERNETTI/AFP via Getty Images

2000

Em 2000, o Corinthians foi eliminado da Libertadores após derrota para o Palmeiras, maior rival. A segunda queda seguida para o time rival causou ira nos torcedores, que se destinaram à sede do clube no Parque São Jorge, em dia de anúncio do novo treinador, Vadão.

No dia do episódio, o grupo de torcedores que cobrava resultados da equipe, que já havia acertado ovos no carro de Marcelinho, também insultou e pediu a saída do atacante Edilson Capetinha. Quando o atacante cruzou o caminho de torcedores, a polícia teve que conter os corinthianos, que queriam agredir o atleta. Edilson deixou o clube na sequência, rumo ao Flamengo, após decisão pessoal.

Sylvinho conversa com Edilson momentos depois de a confusão se acalmar

Edilson momentos depois de confusão se acalmar

Reprodução/Youtube

Veja mais em: CT Joaquim Grava e Torcidas organizadas.

Veja Mais:

  • Direitos de TV: órgão fiscalizador interno do Corinthians aprova condições do acordo com a LFU

    Direitos de TV: órgão fiscalizador interno do Corinthians aprova condições do acordo com a LFU

    ver detalhes
  • Corinthians vence clássico contra o São Paulo e assume a liderança do Paulistão Feminino

    Corinthians vence clássico contra o São Paulo e assume a liderança do Paulistão Feminino

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na manhã desta sexta-feira ao CT Joaquim Grava

    Corinthians inicia preparação para o Dérbi após invasões de organizada; veja como foi

    ver detalhes
  • Luiz Ricardo Alves será o nome gerente financeiro do clube

    Corinthians define substituto para gerência do departamento financeiro; veja detalhes

    ver detalhes
  • Fausto Vera voltou a treinar com o grupo nesta sexta

    António Oliveira e Fausto Vera se acertam e volante treina no Corinthians; negociação segue em curso

    ver detalhes
  • Opositores de Augusto Melo emitem carta aberta criticando administração do Corinthians

    Oposição do Corinthians publica carta com críticas à atual gestão; aliados respaldam Augusto Melo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: