Venha fazer parte da KTO
x

Técnico do Ituano é amigo de longa data de Tite e inspirou mudança tática em vitória do Corinthians

5.1 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Técnico do Ituano é amigo de longa data de Tite e inspirou mudança tática em vitória do Corinthians

Rodrigo Coca/Fotoarena

O Corinthians enfrenta o Ituano pelas quartas de final do Campeonato Paulista e a Fiel poderá presenciar mais um daqueles casos de histórias cruzadas no futebol. O técnico do time do interior é Gilmar Dal Pozzo, profissional companheiro de longa data do ex-técnico Tite, um dos mentores de Fernando Lázaro, que influenciou diretamente no começo da carreira do treinador gaúcho e em virada do Timão.

"Tenho uma gratidão muito grande ao Gilmar", disse Tite em 2020, antes de um jogo da Seleção Brasileira, lembrando de uma história dos tempos em que apenas iniciava a carreira no banco de reservas.

"Por causa dele, um pouquinho, estou aqui. Sou muito grato a uma série de pessoas que fizeram parte da minha trajetória, entre elas está Gilmar. Ele jogou com o dedo quebrado na campanha em que fomos campeões gaúchos (pelo Caxias, contra o Grêmio em 2000). O doutor Aloir (Neri de Oliveira, médico do Caxias à época), disse que tinha condições de jogar, colocamos uma proteção e ele foi para o jogo. Vencemos o Grêmio de 3 a 0 (gols de Gil Baiano, Ivair e Márcio Hahn) em casa. Grêmio de Ronaldinho, Roger, Zinho, Danrlei… Um Grêmio de vários investimentos altos", continuou.

Gilmar Dal Pozzo comandou o Ituano nos últimos seis jogos do Paulista

Gilmar Dal Pozzo comandou o Ituano nos últimos seis jogos do Paulista

Divulgação / Ituano

Gilmar Dal Pozzo foi goleiro do Caxias sob o comando de Tite no início dos anos 2000, ainda técnico iniciante. A dupla havia sido companheira de elenco também no Caxias.

"Aquilo ali me deu a primeira oportunidade, o primeiro salto, mudança de patamar, para que eu tivesse a oportunidade no Grêmio, e Gilmar faz parte dessa história toda", disse o técnico.

Na série de histórias cruzadas, o atual treinador do Ituano influenciou diretamente em vitória do Corinthians em 2016, quando o Timão virou o placar contra o Coritiba na Neo Química Arena e a mudança tática de Tite foi inspirada no ex-companheiro. O time perdia por 1 a 0 em casa e, sem conseguir criar chances claras, o zagueiro Pedro Henrique foi retirado do jogo para entrada do centroavante André. O camisa 9 e Uendel marcaram a virada, em casa, que só saiu aos 50 minutos do segundo tempo.

Agradeço ao Gilmar Dal Pozzo, com quem troco ideias táticas. Ele me ensinou que dá treino só com um zagueiro rápido, com dois homens na frente. Eu não queria perder poder de fogo. A bola estava passando, e eu não tinha um homem de conclusão. Tentei com o Danilo (substituto do volante Cristian). Ah... Veio o Gilmar na cabeça e decidi enfiar dois atacantes”, explicou Tite na época, em entrevista coletiva após o jogo.

Quando deixou o Corinthians para assumir a Seleção Brasileira, Tite seguiu com a gratidão ao antigo companheiro. Gilmar Dal Pozzo participou de treinamentos com a Amarelinha.

"Vim a convite do Tite acompanhar a Seleção, torcer pela seleção brasileira e acompanhar o trabalho, o aprendizado, passar uma energia positiva para ele também. Nós temos um vínculo de amizade familiar. Estou parado também e aproveitei para assistir aos treinos e dar um apoio para ele e para a Seleção", explicou Gilmar em entrevista ao GE. com ainda em 2016.

"É importantíssima a busca por conhecimento. Estou sem clube, mas estou buscando informação, para aprimorar e tenho essa oportunidade pelo vínculo com o Tite e procuro aproveitar. Quando ele trabalhou no Internacional, no Corinthians, sempre pude acompanhar nos períodos em que estava parado. Eu sei o quanto ele sofreu para chegar na Seleção, desde os primeiros trabalhos no Veranópolis e, depois no Caxias, trabalhei com ele e o aprendizado que tive como jogador. Agora, estou tendo a oportunidade de aprender como técnico também", finalizou.

O futebol coloca Gilmar Dal Pozzo como adversário do Corinthians neste domingo, na Neo Química Arena, às 16h, em duelo eliminatório pelas quartas de final do Paulistão.

Veja mais em: Tite, Técnicos do Corinthians e Corinthians x Ituano.

Veja Mais:

  • Corinthians encaminha ofício à CBF para apurar situação envolvendo VAR da partida contra o Vitória

    Corinthians envia ofício à CBF e pede apuração sobre supostas citações de árbitro em rede social

    ver detalhes
  • Ídolo é oferecido ao Corinthians, que segue com dificuldade nos planos A e B

    Ídolo é oferecido ao Corinthians, que segue com dificuldade nos planos A e B

    ver detalhes
  • Fagner inicia fase de transição após recuperação de lesão na coxa no Corinthians

    Fagner inicia fase de transição após recuperação de lesão na coxa no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians inicia preparação para enfrentar o Cruzeiro no Mineirão

    Corinthians inicia preparação para enfrentar o Cruzeiro no Mineirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado chegou ao Corinthians em 2024

    Executivo do Corinthians detalha busca por novo treinador em meio à briga para sair do Z4

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado indica fim de ciclo de Gustavo Mosquito e Arthur Sousa no Corinthians

    Fabinho Soldado indica fim de ciclo de dupla no Corinthians e dá forte declaração sobre elenco

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: