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Nova regra da CBF pode restringir exposição de parceiros do Corinthians; entenda

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Por Meu Timão

Nova regra da CBF pode restringir exposição de parceiros do Corinthians

Nova regra da CBF pode restringir exposição de parceiros do Corinthians

Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians pode ser afetado pela nova medida que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) inseriu para a disputa do Brasileirão em 2023. A instituição quer ter mais controle sobre ativações e ações de marketing do campeonato, como já ocorre em torneios internacionais, e proibirá a exposição de marcas nos estádios que não sejam também parceiras da confederação.

De acordo com informação veiculada pelo blog do Rodrigo Mattos, no Uol, nos bastidores da CBF, o objetivo da restrição é ter apenas patrocinadores que sejam também parceiros do Brasileiro e da Copa do Brasil expostos em jogos dos campeonatos nacionais. A medida valerá para período antes, durante e depois dos jogos desses campeonatos.

No Corinthians, marcas que já são expostas na Arena, como o próprio detentor dos naming rights, a Neo Química, podem ser impactadas pelas proibições. Embora trabalhe com alguns parceiros comerciais em comum, universidade, academia e camarotes que recebem parceiros também para jogos poderão ter que esconder as marcas durante os jogos dos torneios nacionais.

Algo similar já acontece quando o Corinthians, por exemplo, recebe na Neo Química Arena um jogo de Copa Libertadores. Nesses há exigência de "envelopar" os patrocínios do estádio apenas com marcas parceiras da instituição, acontecendo o mesmo em todas áreas que serão usadas para divulgação como as arquibancadas, zona mista, área de coletiva. As exigências da CBF, no entanto, devem ser menos restritas do que acontece com a Conmebol.

As restrições da entidade são mais "sucintas", separadas em três artigos no Regulamento Geral da competição - arquivo que entrega todas as disposições do campeonato. A CBF permitirá ações dos clubes com parceiros nas áreas do campo com autorização prévia e apenas se feito uma hora e meia antes da partida ou nos momentos de intervalo. As ativações com sócios torcedores dos clubes, como o Fiel Torcedor, seguem liberadas.

Por considerar "marketing de emboscada", a CBF não permitirá a utilização das arquibancadas e cadeiras para exposição de marcas comerciais que não são patrocinadoras do Brasileirão ou Copa do Brasil. Clubes como o Timão vendiam essas áreas para exposição de marca.

Veja mais em: Patrocinador do Corinthians, Diretoria do Corinthians e Neo Química Arena.

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