Venha fazer parte da KTO
x

Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF pretende colocar o VAR no telão dos estádios

1.7 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Telão na Neo Química Arena e de outros estádios pode começar a mostrar os lances do VAR

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Alvo de muitas críticas em 2022, a arbitragem brasileira deve passar por mudanças, segundo o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme. Em entrevista ao podcast Hoje Sim, do Grupo Globo, o cartola avaliou a temporada que se encerrou foi ruim e medidas estão sendo tomadas para que melhore em 2023.

"Precisamos passar fortemente essa mensagem e cobrar. Cobrar, punir e premiar os que efetivamente cumprem. Os que cumprirem serão premiados, com certeza. Temos que preparar árbitros para esse nível de jogo, temos todos os grandes disputando a Série A. Não sei se vocês sabem disso, mas o Brasileiro de 2022 foi o campeonato com maior número de expulsões e amarelos da história", disse Seneme que, quando questionado se esse dado era ruim ou bom, respondeu:

"No meu caso, amante de futebol, é ruim. É preocupante. Eu preparo árbitro para ser preventivo, não punitivo. Mas se ele tem que ser punitivo, ele vai ser. Mas essa é uma referência que me mostra que, se ele foi punitivo do começou ao fim, a mensagem de ser punitivo não está resolvendo. É isso o que me preocupa"

No decorrer da temporada, o Corinthians foi um dos clubes que mais criticou a arbitragem. Cássio e Vítor Pereira foram alguns personagens que, dentro do campo, teceram críticas aos profissionais. Fora dele, o diretor Roberto de Andrade chegou a pedir publicamente que o Presidente da Comissão de Arbitragem renunciasse ao cargo.

Para melhorar a arbitragem e o VAR mundial, a Fifa estuda transmitir as decisões do árbitro de vídeo no telão dos estádios. A medida ainda está na fase de testes, mas Semene diz que vai falar com a entidade máxima do futebol para que o Brasil seja usado como local de estudo.

"Vamos solicitar fazer parte destes estudos e testes. Para ter o telão com revisão, o áudio aberto para a transmissão e estádio, para seguirmos cada vez mais com os vídeos que publicamos de transparência, para colocarmos a linha virtual ao vivo na transmissão e para facilitar o entendimento dessa construção. Quanto mais informação conseguirmos transmitir, mais acho que temos voz para demonstrar mudanças e poder colaborar no desenvolvimento do futebol", revela o dirigente.

"Nós vamos proporcionar aos clubes, já que eles buscam muito assessoria de arbitragem, o que é um perigo, palestras de instrutores. Sabe quantos instrutores da Fifa temos hoje na Comissão de Arbitragem? Cinco do Brasil. Então eles estão absolutamente atualizados, e vão ter os nossos critérios e como vamos aplicá-los. Eu quero que essas informações sejam alimentadas para todos os segmentos do futebol, para poder ser cobrado do que eu falei, não do que eu não falei", encerra Wilson Seneme.

Se forem implementados, já nesta edição do Campeonato Brasileiro será possível ver as decisões do VAR no telão da Neo Química Arena e em outros estádios que o Corinthians for jogar. O representante da CBF não salienta se a medida será aplicada também na Copa do Brasil.

Esta edição do Brasileirão está programada para iniciar em abril. Portanto, Seneme tem cerca de dois meses para negociar e trazer esses estudos da Fifa para o Brasil.

Wilson Seneme assumiu a presidência da comissão de arbitragem da CBF em abril de 2022 e desde então acumula críticas pela má gestão dos profissionais do apito brasileiros. Antes, o dirigente teve passagem pela Conmebol exercendo a mesma função. Por lá, também recebeu críticas.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Fabinho Soldado tentam repor a saída de António Oliveira

    Corinthians entra em contato com dois treinadores após demissão de António Oliveira

    ver detalhes
  • Hugo Souza será jogador do Corinthians ao menos até o fim de 2024

    Corinthians anuncia a contratação do goleiro Hugo Souza; confira

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na tarde desta terça-feira ao CT

    Corinthians se reapresenta após derrota no Dérbi com novo reforço e sob comando de interino

    ver detalhes
  • A barreira do Palmeiras no momento da falta estava posicionada irregularmente

    Primeiro gol levado pelo Corinthians no Dérbi foi irregular; veja a regra

    ver detalhes
  • Fred Luz é o novo CEO do Corinthians

    Corinthians anuncia CEO e diretor financeiro; clube marca apresentação

    ver detalhes
  • Fred Luz foi confirmado como o novo CEO do Corinthians

    Corinthians confirma Fred Luz para cargo de CEO; saiba quem é o novo chefão corinthiano

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: