Venha fazer parte da KTO
x

Saiba o que o Corinthians precisa fazer para ser líder do seu grupo na Libertadores

26 mil visualizações 158 comentários Reportar erro

Corinthians tem a missão de pontuar fora e dentro de casa para ser o líder do seu grupo

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians empatou com o Deportivo Cali na noite da quarta-feira, fora de casa, e cumpriu a primeira parte da missão para se classificar na Copa Libertadores da América. Agora, a meta alvinegra passa a ser também buscar a liderança do Grupo E da competição nas duas partidas que restam - e o Meu Timão mostra como.

Com sete pontos conquistados, a equipe assegura uma vaga na próxima fase independentemente do resultado na Bombonera, já que uma vitória sobre o Always Ready, em Itaquera, é o necessário. O problema é que, perdendo na Argentina, dificilmente o clube não ficaria com o segundo posto.

A única possibilidade de avançar em primeiro nesse cenário seria Boca Juniors e Deportivo Cali empatarem na Bombonera, na última rodada, e o Timão goleasse os bolivianos pela diferença necessária para superar o saldo do Boca. Nada impossível, mas bastante dependente da outra partida. Bom ressaltar: a vitória em casa contra o Always Ready é obrigação em qualquer cenário.

Posto isso, a variável fica pelo confronto do dia 17, na Bombonera, e o cenário para os corinthianos se apresenta dessa forma.

Vitória na Bombonera

Uma vitória na Bombonera dá ao Timão a vaga na próxima fase e a possibilidade de avançar até com um empate diante do Always Ready, na última rodada. Contando três pontos em ambos os duelos e vitórias dos mandantes nos outros jogos, essa seria a classificação final.

Corinthians13
Boca Juniors9
Deportivo Cali8
Always Ready4

Empate na Bombonera

Um empate na Bombonera deixa o Corinthians em boa condição nessa disputa. O clube iria para a última rodada no mínimo empatado com o Deportivo Cali na liderança, precisando apenas tirar uma diferença no saldo dos colombianos. Além disso, o jogo entre Boca e Cali será disputado na Argentina.

Levando em conta o pior cenário para a equipe, a decisão ficaria para o saldo de gols, com o Corinthians precisando fazer uma diferença no placar contra o Always Ready superior em um gol em relação às possíveis vitórias do Cali sobre Always e Boca.

Exemplo? Se os resultados forem pela contagem mínima:

  • Deportivo Cali 1 x 0 Always Ready
  • Boca Juniors 0 x 1 Deportivo Cali
  • Cali soma seis pontos e +2 de saldo

O Corinthians precisaria vencer o Always Ready por três gols de diferença em Itaquera - um a mais do que o saldo estabelecido pelos colombianos. Seguindo esse modelo, adiciona-se um gol à obrigação do Corinthians para cada gol de saldo feito pelo Cali nos seus dois jogos restantes, A tabela ficaria assim:

Corinthians11+4
Deportivo Cali11+3
Boca Juniors7-2
Always Ready4-5

Outra possibilidade, talvez até mais provável, é o Deportivo Cali vencer o Always Ready e, no último jogo, na Argentina, não derrotar o Boca Juniors. Caso os argentinos vençam dentro da sua casa¹ ou empatem², a conta para o Corinthians é mais simples: uma vitória contra o Always Ready assegura a liderança. As duas tabelas possíveis nesse cenário seriam:

1

Corinthians11
Boca Juniors10
Deportivo Cali8
Always Ready4

2

Corinthians11
Deportivo Cali9
Boca Juniors8
Always Ready4

O último cenário possível e mais improvável tem o Always Ready pontuando na Colômbia contra o Deportivo Cali. Nele, uma vitória contra o Always Ready em Itaquera também bastaria para o Timão assegurar a ponta do seu grupo com tranquilidade.

Derrota na Bombonera

Em caso de revés na Bombonera, apenas um cenário deixaria a liderança acessível para o Corinthians: empate entre Boca Juniors e Deportivo Cali, na Bombonera, acompanhado da, repetindo, obrigatória vitória contra o Always Ready em Itaquera. Além disso, a diferença de gols precisaria ser maior ou igual à do revés na Argentina.

Ou seja, caso perca por 1 a 0 do Boca, o Corinthians precisaria de uma vitória simples para avançar na primeira colocação - além do empate entre os concorrentes. Se o revés for por 2 a 0, o Timão teria de fazer no mínimo dois gols de diferença contra os bolivianos. E assim sucessivamente.

Corinthians10+1
Boca Juniors100
Deportivo Cali9+2
Always Ready4-3

Veja mais em: Libertadores da América.

Veja Mais:

  • Corinthians tropeçou mais uma vez no Campeonato Brasileiro

    Corinthians joga mal, mas acha golaço no fim e empata com Cuiabá em casa pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians protesta na Neo Química Arena após sexto jogo consecutivo sem vitória em 2024

    Torcida do Corinthians protesta na Neo Química Arena após sexto jogo consecutivo sem vitória em 2024

    ver detalhes
  • Enquanto um torcedor ri, outro não esconde sua insatisfação na Neo Química Arena

    António pressionado e heróis elogiados: Fiel repercute novo empate do Corinthians no Brasileirão

    ver detalhes
  • Matheus Bidu fez o gol de empate do Corinthians diante do Cuiabá

    Matheus Bidu volta a marcar após mais de um ano em meio à briga por espaço no Corinthians

    ver detalhes
  • Polícia Federal foi ao Parque São Jorge para verificar os serviços da Workserv, empresa de segurança

    Polícia Federal vai ao Parque São Jorge para verificar contrato com empresa de segurança; entenda

    ver detalhes
  • Zagueiro do Corinthians tem papel importante em vitória do Equador sobre a Jamaica na Copa América

    Zagueiro do Corinthians tem papel importante em vitória do Equador sobre a Jamaica na Copa América

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: