Venha fazer parte da KTO
x

Como excesso de empates do Corinthians virou problema para 'decisão' da próxima rodada

1.1 mil visualizações 17 comentários Reportar erro

Jogo do primeiro turno contra Internacional marcou um dos 13 empates do Corinthians no Brasileirão

Jogo do primeiro turno contra Internacional marcou um dos 13 empates do Corinthians no Brasileirão

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Corinthians empata demais no Campeonato Brasileiro de 2019. E agora paga o preço no jogo de caráter decisivo contra o Internacional, agendado para o próximo domingo, na Arena, em Itaquera, pela 32ª rodada, em confronto direto por uma vaga na Libertadores de 2020.

Principal critério de desempate do Brasileirão, o número de vitórias é justamente a estatística mais afetada por um time que prefere pontuar "aos poucos" com empates do que se arriscar a vencer correndo naturalmente mais riscos de, por outro lado, deixar o gramado derrotado.

Corinthians e Internacional estão empatados em pontos: 49. São os gaúchos quem ostentam vaga no G7 pois têm campanha de 14 vitórias e sete empates; o Timão chegou à mesma pontuação com uma combinação de 12 vitórias e 13 empates (quase o dobro do rival).

Leia também: Corinthians perde duas posições e próximo jogo ganha caráter decisivo no Brasileiro; veja tabela

Como só enfrentará times da parte debaixo da classificação a partir da semana que vem, o Corinthians tem neste próximo jogo seu último confronto direto pela zona de classificação à Libertadores. E, para depender unicamente de si próprio para conquistar a vaga até o fim do Brasileirão, terá de vencer o Internacional, que carrega até Itaquera a vantagem do empate.

Mas como se construiu essa campanha com sintomas de 'empatite'?

O Corinthians ainda tem no Brasileirão de 2019 quatro empates a menos (restando seis rodadas para o fim do campeonato) do que o Timão de Tite em 2013, que encerrou aquela edição do certame com incríveis 17 igualdades registradas em 38 partidas disputadas.

Foi ali que nasceu o apelido de "empatite" para a "doença" que parecia abater aquele Corinthians de seis anos atrás, principalmente no segundo semestre daquela temporada.

Pois agora como herança do trabalho de Fábio Carille, o Corinthians se destaca como segundo time com mais empates até aqui no Brasileirão. O Cruzeiro lidera com 14.

A lógica por trás do número excessivo de empates do Corinthians no Brasileirão-2019 está basicamente resumida em dois padrões de comportamento do (ex-) elenco de Carille:

  • conformismo com empates em casa acreditando ser possível recuperar os dois pontos perdidos em jogos como visitante;
  • satisfação e até mesmo busca pelos empates em jogos como visitante mesmo contra times sobre os quais poderia se impor.

Se o ideal é vencer todas em casa, o Corinthians passou longe da meta em 2019: empates com Grêmio, Palmeiras, Flamengo, Ceará, Athletico-PR e ainda derrota para o Cruzeiro.

Fora de casa, por outro lado, conseguiu recuperar poucos dos pontos desperdiçados em Itaquera: somente venceu Athletico (time reserva), Fortaleza e Chapecoense. Foram outros sete empates e seis derrotas como visitante.

Com a demissão de Fábio Carille e a troca por Dyego Coelho nesta reta final, a expectativa é de postura nova da equipe, buscando a vitória dentro ou fora de casa e, como possível consequência, se aproximando mais dos resultados positivos (e menos dos tropeços).

Numa amostragem bem baixa de apenas dois jogos, o Corinthians de Coelho não decepcionou: venceu o Fortaleza em casa e empatou com o Palmeiras fora. Se mantiver o padrão e triunfar sobre o Internacional no domingo... Estará tudo em casa! Literalmente.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Fabinho Soldado tentam repor a saída de António Oliveira

    Corinthians entra em contato com dois treinadores após demissão de António Oliveira

    ver detalhes
  • Hugo Souza será jogador do Corinthians ao menos até o fim de 2024

    Corinthians anuncia a contratação do goleiro Hugo Souza; confira

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresentou na tarde desta terça-feira ao CT

    Corinthians se reapresenta após derrota no Dérbi com novo reforço e sob comando de interino

    ver detalhes
  • A barreira do Palmeiras no momento da falta estava posicionada irregularmente

    Primeiro gol levado pelo Corinthians no Dérbi foi irregular; veja a regra

    ver detalhes
  • Fred Luz é o novo CEO do Corinthians

    Corinthians anuncia CEO e diretor financeiro; clube marca apresentação

    ver detalhes
  • Fred Luz foi confirmado como o novo CEO do Corinthians

    Corinthians confirma Fred Luz para cargo de CEO; saiba quem é o novo chefão corinthiano

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: