Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Eu gostaria de falar sobre a ESTRATÉGIA escolhida pelo Sylvinho para o time do Corinthians

Foto do perfil de All

Ranking: 39º

All 23.930 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/06/2021 às 15:22
Por All Colatra (@all.colatra)

Antes de mais nada eu gostaria de dizer que não estou aqui para defender o Sylvinho, na verdade é ele quem chegou tomando a decisão de mudar muita coisa no time, é ele quem escala, é ele quem treina, então ele tem bastante participação nas derrotas do time.

Eu também não gostaria de focar nas escalações, claro que muitos discordam das escolhas feitas pelo treinador, eu inclusive, mas penso que em um time bem armado e organizado pode entrar o jogador que for que tem que jogar direito, para isso serve um elenco.

O ponto principal de meu tópico é a estratégia adotada pelo Sylvinho para o Corinthians, que é essa pressão alta que o time vem tentando fazer durante todo o jogo. Acredito que todos notaram que desde que o novo treinador chegou o time do Corinthians quando não tem a bola joga de uma forma bastante avançada pressionando a saída de bola do adversário, algo nos dias de hoje bastante comum no futebol Europeu e que foi bastante visto por aqui nos times do Sampaoli e do Jorge Jesus por exemplo. Esta estratégia tem como intuito dificultar o adversário quando eles possuem a posse da bola os fazendo 'entregar de graça' esta posse ou até roubar a bola já no campo de ataque criando uma boa chance de gol. Normalmente as equipes que adotam esta estratégia possuem grande posse de bola e consequentemente o controle do jogo, o adversário praticamente é 'amassado' em seu campo de defesa, porém do mesmo jeito que é uma estratégia que pode ser eficiente também é arriscada uma vez que seus jogadores atuam de forma bastante avançada, e existem algumas situações primordiais para que esta estratégia seja bem executada como jogar de forma compacta, estar sempre bem posicionado, os jogadores da frente tirar a linha de passe do adversário, os jogadores de trás fazer bem a cobertura, ter o hoje famoso 'perde pressiona' para que ao perder a posse de bola ela seja rapidamente retomada, ter bom preparo físico para fazer isso durante os 90 minutos, e com a bola nos pés também é obrigatório tomar os devidos cuidados, errando poucos passes e dribles para não permitir contra-ataques e tendo uma boa cobertura para caso isso ocorra eventualmente.

Analisando os gols que o time tomou nesses dois jogos contra o Atlético, tirando o último onde o que proporcionou tudo foi uma perda de bola, nos outros dois o Corinthians fez a pressão alta, permitiu que a defesa do adversário achasse a linha de passe, o mesmo meia João Paulo as duas vezes recebebeu a bola sem marcação posicionado nas costas dos nossos volantes e deu início a um contra-ataque rápido contra poucos marcadores, o que foi fatal. Quem acompanha o Corinthians sabe que a algum tempo nosso time sempre rende melhor(ou menos pior rs) jogando fechado e contra-atacando, jogando de forma mais reativa sem ter que propor o jogo, o Thiago Nunes veio com uma forma de trabalho diferente e por vários motivos não deu certo, não existiu um equilíbrio, e foi com o Mancini dando um passo atrás que a equipe voltou a ser competitiva, pelo menos no início de trabalho.

Vejo muita gente falando em mudança no esquema tático, em 3-5-2, pode dar certo? Claro que pode pois temos jogadores com características para isso, mas mesmo com este esquema se marcar alto e errar fundamentos básicos para isso vai dar espaço ao adversário e sofrer lá atrás do mesmo jeito. Da mesma forma que se utilizar linha de quatro e jogar de forma mais recuada certamente será menos exposto, aliás, com o Fernando Lázaro jogou as duas partidas em linha de quatro e foi bem, por isso acredito que mais importante do que a formação tática e a proposta de jogo, é a estratégia utilizada, onde é necessário analisar se temos jogadores para atuar de forma mais ofensiva.

Agora neste momento o Sylvinho tem duas opções, ou permanece com sua filosofia de jogo, trabalha muito para organizar o time, e torce para conseguir resultados mesmo enquanto o time ainda está encaixando nesta nova forma de jogar, ou da um passo atrás e muda sua estratégia para que a equipe seja menos exposta e jogue de forma mais segura, porém sem essa 'modernidade' do futebol atual que está acontecendo ao menos na tentativa.

E vocês, como acham que o Corinthians deve jogar? O que mudariam neste momento?

Vai Corinthians

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Andrezito El Loko

Ranking: 1.964º

Andrezito 1.679 posts

@el.loko13 em 04/06/2021 às 16:07

Nossa essa de modernidade é terrivel sangra os olhos. Não existe nada dessa coisa de moderno. Existe a sua cultura. E o time do Flamengo do Jorge Jesus usou muito isso. Ele abrasileirou o nosso próprio futebol e trouxe nossa própria essência, como? Deixando os jogadores decidirem, por isso foi aquela maquina de moer times mais fechados e outros desorganizados. O JJ foi muito inteligente em usar a nossa melhor ferramenta cultural de jogo tipo aproximação e escadinha e muita tabelinha. O que vejo hoje os pseudos conhecedores de vídeo game, é que acham que jogador é um robozinho e tem que ficar ali esperando a bola chegar. O Sylvinho quando chegou dizendo que moderno é ser Corinthians, voltará a nossa antiga essência de Corinthians ao 442, no contesto, algo entre 433 e 424, e acabou. O terrível é que esses dois anos matou o que estava estruturado, por uma bobagem de momento 'moderno'. E o que passou de jogador e técnico nesses dois anos não esta escrito, sem padrão sem contexto, sem conhecer o que é esta casa, que ai vira um catado que vai para campo e joga um peladão mesmo. Nunca o Corinthians jogou com três zagueiros iniciais. O único time que lembro e se deu bem nisso foi o SP desde do Tele/Leão/Muricy/Crespo que em 90 tinha o Valber como libero junto com o Antônio Carlos nessa mesma transição alternando entre eles. Espero que a diretoria tenha paciência, o mesmo que não se tem é aqui é o Neto. Eu espero essa paciência. Pois quando tiveram, fomos bastante vitoriosos. Por mim gostei do que vi dentro de campo. Esta menos pior e menos desorganizado. O que esta matando é a falta de criação dos pontas, fora a falta do antigo atacante pivotante do Tite/Carile. Aquele que da uma casquelada para quem vem. Paciência, estamos voltando o que éramos.

Foto do perfil de José M. S. Martins

Ranking: 3.875º

José 757 posts

@josemarcossm em 04/06/2021 às 14:41

Falta tempo para treinar e jogadores melhores fisicamente. Marcação alta não exige técnica, exige organização (tempo de treino) e físico (jogadores bem preparados).

Nos dois jogos para mim ficou muito claro algumas coisas relacionadas a isso:

1 - Não da para pressionar alto se o primeiro marcador for Luan/Jo. Eles são lentos para fazer o balanço e acabam deixando o campo muito aberto.

2 - O time ficou muito espaçado quando tentava pressionar. Nossa linha defensiva não subia na altura ideal, deixando um buraco no meio campo, possibilitando o time do Atlético achar um ou dois passes por ali a todo momento. Foi assim que saiu dois dos três gols, passe da zaga para o João Paulo que leva a bola ao ataque e termina em gol.

3 - O Gil infelizmente não vai conseguir estar nesse time com essa estratégia. Ele não tem mais velocidade, chega a dar dó. Está dando muito espaço e não consegue acompanhar ninguém.

Foto do perfil de Henrique Garcia

Ranking: 103º

Henrique 14.266 posts

@henrique.garcia5 em 04/06/2021 às 14:20

Sampaoli teve pré-temporada e o Jorge Jesus teve um mês de parada da Copa América pra treinarem.

Sylvinho já chegou em mata-mata, logo deveria mudar aos poucos

Foto do perfil de Marcos Big Marck

Ranking: 481º

Marcos 5.591 posts

@marcos.carillo em 04/06/2021 às 14:17

Ótima analise, na minha opinião ele só conseguiria implantar esse esquema se tivesse tempo pra treinar e um plantel comprometido a vencer evoluir, ele não tem nem uma coisa e nem outra.

Excluindo os jogos da primeira fase do paulista, que adversários faziam testes e revezavam jogadores, nós tivemos 5 jogos 'pra valer' nessa temporada contra adversários fortes, 2 contra o Penarol, 2 contra o Atl Go e 1 contra os crefisa. - placar agregado - 11 a 0

Sem falar em 2 jogos com equipes fracas que a nossa incompetência complicou tudo, River fora e Retro.

O nível tá muito baixo, a situação é desesperadora.

Meu esquema pra parar de perder:

Cássio (se precisar troca)

Joao Victor, Bruno Mendez e Raul

Fagner, Xavier, Gabriel, Araos e Piton

Mosquito e Varanda (ou Davo se voltar de imprestimo)

Bola para o mato que o jogo é de campeonato, sair jogando só quando não tiver sendo pressionado, ligação direta tentanto buscar a velocidade dos atacantes, ensaiar bastante jogada de bola parada, para aproveitar a média de estatura elevada destes 11. Jogo contra times da parte de cima da tabela, jogar pelo 0 a 0, fazendo cera e anti jogo, apesar dos 3 zagueiros, se o adversário for perigoso segura os laterais também.

Publicidade

Foto do perfil de Vinícius Lp

Ranking: 595º

Vinícius 4.771 posts

@vinic1910 em 04/06/2021 às 12:58

Ele errou bisonhamente na estratégia.

O Corinthians não tem time pra propor jogo.

Foto do perfil de Luiz Alberto Fumio Yamads

Ranking: 1.644º

Luiz 2.002 posts

@luiz.alberto.fumio.y em 03/06/2021 às 16:24

O Atlético jogou com duas linhas de 4, próximas para não dar espaços, e dois laterais esquerdos, para anular o Fagner e Mosquito.

Um ponta rápido, um meia para lançamentos longos.

Minha proposta para o próximo compromisso em Goiás, e até contra o América. Escalaria o seguinte time:

Cássio

Bruno, João, Raul

Fagner, Gabriel, Adson, Píton

Mosquito, Luan, Vital

Esse time contra o América

O trio da zaga, são rápidos, marcando os atacantes bem próximos, e Gabriel colado no lançador.

Cássio

Bruno, João, Raul

Adson, Gabriel, Ramiro, Piton

Mosquito, Luan, Vital

O mesmo digo em relação a zaga e Gabriel.

Quanto ao Adson, minha escolha se deve à sua facilidade no jogo curto, deixando o companheiro em condições de finalizar. Os dois times vão jogar com linhas de quatro próximas para não dar espaços.

Os alas devem jogar abertos, puxando a marcação, dando opção de passe. É preciso abrir bem o jogo para descongestionar o miolo da zaga adversária, facilitando a infiltração de Luan, Adson e permitindo a Vital fazer sua jogada tradicional, coisa que não conseguiu fazer contra o Atlético, pois o miolo da zaga estava congestionada.

Quanto ao Ramiro, manteria ele preso no meio campo e defesa, permitindo assim as infiltrações de João e Raul de forma alternada, conforme as circunstâncias do jogo.

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.499 posts

@sandra.lima4 em 03/06/2021 às 16:23

Deveriam ter deixado Fernando Lazaro.

Foto do perfil de Andrei Martins

Ranking: 3.228º

Andrei 960 posts

@voupracima em 03/06/2021 às 15:50

Sylvinho tem que ouvir mais o Lázaro e esquecer essa marcação alta a todo momento, talvez um equilíbrio entre estratégias, porque o tempo todo jogando só no contra-ataque não dá, principalmente contra equipes com elencos medianos como o nosso... Encontrar equilibro juntamente com o esquema tático mais apropriado.