x
Fórum do Corinthians

Elias era meia no Flamengo?

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Gustavo

Ranking: 200º

Gustavo 11.007 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/10/2014 às 08:37
Por Gustavo Rebouças (@gustavo.reboucas)

Decidi criar esse tópico por vi muita gente falando besteira por aí, pelo menos da época em que o Elias era do Flamengo, como por exemplo, falar que lá ele era meia, e que só por isso estava arrebentando. A verdade é que ele no brasileirão só jogou 4 jogos como meia, sendo dois muito bons e 2 ruins. Todos os outros jogos dele no brasileirão foram como 2o volante ou como 3o volante (ou 3o homem de meio de campo, como quiserem).

Os dados são do site whoscored.com, um site muito respeitado de estatísticas. Eles analisam os dados e dão notas individuais pra cada jogador, porém essas notas não são dadas por algum jornalista que ache que o jogador mereceu aquela nota, a nota é dada de acordo com o que o jogador faz em campo, quantos passes acerta e erra, quantas roubadas ou perdidas de bola, quantos gols, assistências, cartões, dribles, chutes a gol, erro que resultou em gol adversário, enfim.

O Elias no Flamengo jogou 29 jogos no brasileirão de 2013, sendo 21 deles como 2o volante, 4 deles como 3o volante e 4 como meia.

Ele como 2o volante teve uma média de aproximadamente 7,1. Segue a lista dos jogos e o link, pra que vocês mesmos possam clicar e ver no próprio site:

Santos 0 x 0 Flamengo - 7.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706423/Live

Flamengo 0 x 2 Ponte Preta - 6.7 - http://www.whoscored.com/Matches/706425/Live

Atlético PR 2 x 2 Flamengo - 6.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706439/Live

Criciúma 0 x 3 Flamengo - 8.1 - http://www.whoscored.com/Matches/706453/Live

Flamengo 2 x 2 Coritiba - 6.8 - http://www.whoscored.com/Matches/706458/Live

Vasco 0 x 1 Flamengo - 7.7 -http://www.whoscored.com/Matches/706465/Live

Internacional 1 x 0 Flamengo - 6.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706478/Live

Flamengo 1 x 1 Botafogo - 8.1 - http://www.whoscored.com/Matches/706484/Live

Bahia 3 x 0 Flamengo - 6.3 - http://www.whoscored.com/Matches/706493/Live

Fluminense 2 x 3 Flamengo - 7.4 - http://www.whoscored.com/Matches/706517/Live

Goiás 1 x 1 Flamengo - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706527/Live

Flamengo 0 x 0 São Paulo - 7.1 - http://www.whoscored.com/Matches/706532/Live

Corinthians 4 x 0 Flamengo - 6.3 - http://www.whoscored.com/Matches/706551/Live

Flamengo 2 x 1 Santos - 7.0 - http://www.whoscored.com/Matches/706574/Live

Flamengo 2 x 4 Altético PR - 6.9 - http://www.whoscored.com/Matches/706590/Live

Flamengo 0 x 0 Náutico - 7.0 - http://www.whoscored.com/Matches/706603/Live

Coritiba 0 x 2 Flamengo - 7.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706621/Live

Flamengo 1 x 1 Vasco - 6.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706623/Live

Flamengo 1 x 2 Botafogo - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706640/Live

Flamengo 2 x 1 Bahia - 7.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706649/Live

Flamengo 1 x 0 Corinthians - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706704/Live

Já como 3o volante (ou 3o homem de meio de campo), ele jogou 4 jogos, com média de aproximadamente 6,8.

Flamengo 0 x 1 Náutico - 6.4 - http://www.whoscored.com/Matches/706441/Live

Flamengo 2 x 1 Vitória - 7.7 - http://www.whoscored.com/Matches/706743/Live

Flamengo 2 x 1 Internacional - 7.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706632/Live

São Paulo 2 x 0 Flamengo - 6.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706689/Live

E como meia, jogou 4 jogos, com média de aproximadamente 7,3. Um pouco acima dos 7,1 como 2o volante, mas vale lembrar que ele fez 21 partidas naquela posição e só 4 como meia.

Flamengo 3 x 0 Atlético MG - 8.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706501/Live

Cruzeiro 1 x 0 Flamengo - 6.6 - http://www.whoscored.com/Matches/706570/Live

Flamengo 4 x 1 Criciúma - 8.5 - http://www.whoscored.com/Matches/706608/Live

Portuguesa 0 x 0 Flamengo - 6.2 - http://www.whoscored.com/Matches/706671/Live

Portanto, vocês podem ver que no brasileirão a posição mais regular dele foi, de longe como 2o volante, e não como meia. Infelizmente esse site que eu peguei os dados não cobre a Copa do Brasil, caso contrário também traria os dados pra vocês. Mas só pelo brasileirão já dá pra ter uma ideia, até porque o Elias jogou bem 2013 inteiro, não foi só em um ou dois jogos que ouvimos falar dele fazendo gols, dando assistências e sendo peça chave do time rubro-negro.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Melhores respostas

Foto do perfil de Marcelo Oliveira

Marcelo 156 posts

@gioia em 01/10/2014 às 11:35

Ótimo post, Gustavo!

Foto do perfil de Jose I

Ranking: 1.784º

Jose 2.112 posts

@stormnuken em 01/10/2014 às 11:24

Concordo com o autor do tópico. Elias joga de 2º volante normalmente, pouco jogou de meia.

Só que nós vemos o Elias jogando de primeiro volante aqui, até quando o Ralf está em campo o Ralf joga mais adiantado... Isso que não dá pra entender.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Douglas Moura

Ranking: 6.903º

Douglas 399 posts

@douglinhass em 01/10/2014 às 17:56

O Elias é volante. Volante é uma coisa e meia é outra muito diferente. Entendo que para a maioria dos torcedores, volante e meia é quase a mesma coisa. Mas a verdade não é bem essa. São raros os volantes que conseguem fazer a função de meia e vive versa.

Foto do perfil de Daniel Barbosa Santos

Ranking: 2.091º

Daniel 1.826 posts

@sangue.bom em 01/10/2014 às 17:54

Pode ser mais agora ele não serve nem de gandula

Foto do perfil de Cleidson De Almeida E Sousa

Ranking: 97º

Cleidson 16.272 posts

@cleidson em 01/10/2014 às 17:29

Rapaxz só pelo trampo que teve acredito em você...qual o seu número para que possa votar no domingo uhsushushushushushs

Muito bom Gustavo

Foto do perfil de Rodrigo Junqueira

Ranking: 2.657º

Rodrigo 1.414 posts

@rodrigo.junqueira em 01/10/2014 às 16:17

O Mano nunca mexeu na posição do Elias. O problema é outro.

Segundo volante moderno só corre menos que lateral. Tem que tá marcando e tem que chegar no ataque. O Elias começou se poupando. De tanto se poupar, quando quis jogar bola estava sem ritmo. Junte a isso o lance da calunia com o Maicon que mexeu com o emocional dele e tá aí o resultado.

Publicidade

Foto do perfil de Marcio Fortunato

Ranking: 8.387º

Marcio 289 posts

@marcio.fortunato em 01/10/2014 às 15:48

Então a culpa é do ridículo do Mano que escala errado? Fora Mano

Foto do perfil de Dhiego Ribeiro

Ranking: 4.524º

Dhiego 735 posts

@dhiego.ribeiro1 em 01/10/2014 às 12:46

O problema e' o potencial jogado fora, o Ralf sempre foi destaque por ser o melhor primeiro volante e Elias sempre pra frente... Agora querem inverter onde os atletas rendem mais e querem o que? Francamente esta estranho... As vezes sinto que o time quer derrubar o Mano

Foto do perfil de Fabio Francisco Barbosa Dos Prazeres Das Chagas

Ranking: 4º

Fabio 72.667 posts

@caachorrodoido em 01/10/2014 às 12:28

Elias jogava de meia no flalido

Foto do perfil de Thiago G

Ranking: 12º

Thiago 41.872 posts

@thiago000 em 01/10/2014 às 12:23

Mesmo jogando de volante ele jogava na posição da qual sabe jogar ligando o meio campo com o ataque chegando mais próximo da área adversaria, pra isso não precisa de estatistica basta ver os jogos, já no Corinthians ele joga fazendo a ligação defesa meio campo ou seja jogando muito mais dentro da nossa própria área do que da área adversaria ou seja de que adianta um jogador com o passe vertical como ele pra ficar dando saída de jogo a defesa e colocar o Ralf pra jogar do meio pra frente?