Venha fazer parte da KTO
x
25% dos sócios já deixaram de pagar. Quando o Corinthians vai agir?
Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

25% dos sócios já deixaram de pagar. Quando o Corinthians vai agir?

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

3.2 mil visualizações 21 comentários Comunicar erro

25% dos sócios já deixaram de pagar. Quando o Corinthians vai agir?

Corinthians precisa ajudar a torcida a se manter adimplente durante a crise

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Os impactos financeiros da pandemia do novo coronavírus é grande no futebol nacional. No Corinthians, por exemplo, o faturamento caiu em diversas frentes: cinco patrocinadores deixaram de pagar e a Globo confirmou redução nas cotas únicas pela transmissão do Brasileirão.

Uma outra queda considerável de arrecadação veio do Fiel Torcedor. Em entrevista recente, Andrés Sanchez revelou que 25% dos associados já parou de pagar por conta do período sem jogos. Falar, no entanto, não basta.

Desde o início da crise, tenho acompanhado os perfis do Corinthians para ver as alternativas que o clube buscaria para contornar os problemas. Até aqui, o clube se mexeu pouquíssimo para evitar esse inadimplência.

No início de abril, o Fiel Torcedor anunciou que quem mantivesse os pagamentos em dia, ganharia pontos, mesmo sem a compra de ingressos. Depois, somente o plano Minha Cadeira ganhou desconto baixo e algumas vantagens em bonificações.

No cenário que vivemos, isso é pouco. Não há como manter o valor das mensalidades e acreditar que pontos ou bônus vão manter os pagamentos em dia. É preciso reduzir.

De olho no Instagram de outros clubes, não demorei a encontrar um exemplo melhor nessa situação. O Bahia anunciou redução opcional. Ou seja, quem quiser pagar menos, faz a solicitação ao clube e aproveita os descontos.

Mais do que baixar os preços, o time baiano parece humanizar a questão. Mais do que um slogan genérico, o clube deixou claro que precisa e não quer perder o torcedor no momento difícil. Nas respostas da publicação, a loja oficial do Bahia ainda ressaltou a importância do suporte para os funcionários.

"Os funcionários do clube agradecem demais, gente. Vocês não sabem como tá fazendo a diferença pra gente. Obrigado, mesmo!", escreveu o perfil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Esporte Clube Bahia (de 🏠) (@ecbahia) em

Como se não bastasse a medida financeira, o marketing da equipe foi além. Nessa quinta-feira, foi anunciada a inauguração do Monumento #JuntosVenceremos no CT do time tricolor. Todos os sócios que continuarem pagando durante o período sem jogos vão ter seu nome eternizado nas dependências do clube.

"Vocês não têm ideia de como a receita dos sócios é o que está salvando o nosso clube", escreveu o perfil do Bahia nas respostas da publicação.

Não é hora de se apegar ao gigantismo da instituição e achar que pode sair da crise sozinho. O Corinthians precisa sim de seus torcedores. E provou isso nas medidas recentes.

É fácil achar alvinegros revoltados com a redução de 70% do salário de funcionários do clube. Será que uma campanha bem feita para manter alguns dos sócios que pararam de pagar não serviria para evitar essa situação?

A Fiel é muito humana e provavelmente até quem não é sócio poderia contribuir com um plano promocional para manter quem trabalha diariamente pelo clube.

Lamentar não tira ninguém da crise. É preciso agir.

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Diretoria do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?