Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Leiam, é interessante: Corinthians, um verdadeiro exemplo

Foto do perfil de Julio

Ranking: 606º

Julio 4.733 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/07/2013 às 13:27
Por Julio Cézar (@julioblack)

Recebi um e-mail com o texto abaixo e resolvi compartilhar com a Nação

SABER FAZER, FAZER SABER, SABER SABER!

Lições do Corinthians para o mundo corporativo
*por Tom Coelho

“Atrás desse cara ponderado, tem um cara intenso no que faz, apaixonado até demais.”(Adenor Leonardo Bacchi, o Tite)

Há cinco importantes lições que a equipe de futebol do Corinthians tem a legar ao mundo corporativo: efetividade, liderança, trabalho em equipe, marketing e paixão.

1. Efetividade
O mundo corporativo é muito preocupado com eficiência e eficácia. A eficiência pode ser definida como “fazer certo as coisas” e está associada ao respeito às normas e padrões, ao preenchimento de relatórios, à redução de custos sem comprometer a qualidade. Já a eficácia significa “fazer a coisa certa”, com foco exclusivo no objetivo, muitas vezes sem a devida atenção para com os processos. Assim, um vendedor pode visitar uma dezena de clientes em um dia, mostrando-se muito eficiente. Porém, se não fechar negócio algum, terá sido ineficaz. A efetividade é a união de ambos. A eficiência procura otimizar recursos, a eficácia busca atingir metas e a efetividade objetiva o resultado.

A equipe do Corinthians, sob o comando do técnico Tite, exemplifica bem esta tese. Em 188 jogos, teve um aproveitamento de 62% dos pontos disputados. Não é um número excepcional, mas o suficiente para levar a equipe à conquista de diversos torneios. Em 118 partidas (63% do total), o time venceu ou foi derrotado por apenas um gol de diferença ou empatou sem gols ou pelo placar mínimo. Desta forma, tornou-se um time difícil de ser batido, que marca muito bem, vende caro a derrota ou faz o mínimo necessário para vencer. Não joga bonito, mas levanta o troféu. Fazendo uma analogia, a seleção brasileira dirigida por Telê Santana nas Copas de 1982 e 1986 praticava o futebol-arte, mas como legado deixou apenas saudade...

Por isso, lembre-se: sua empresa pode ser bonita, bem organizada, com produtos e serviços excepcionais, um clima organizacional edificante e uma série de outros predicados. Porém, se a última linha do balanço não for de um azul reluzente, sua existência estará ameaçada.

2. Liderança
A vexatória eliminação do Corinthians para o colombiano Tolima, na pré-Libertadores de 2011, poderia ter marcado o fim de um período glorioso que estava por se iniciar. Naquela ocasião, a diretoria decidiu manter o técnico, contrariando a praxe de dispensar o treinador – algo similar a demitir o líder no mundo corporativo quando os resultados não aparecem #$!@%rto prazo.

Além disso, é função das lideranças combater a vaidade – iniciando pela própria. O líder deve ser um guia, um condutor e um mentor. Mas também deve ser enérgico, tomando decisões difíceis e até impopulares, afastando alguém do elenco ou mesmo punindo quando necessário. O líder deve ser exemplar – mas também inspirador.

3. Trabalho em equipe

Da atual equipe do Corinthians, nenhum atleta integra o elenco da seleção brasileira. E praticamente não há titulares absolutos: a luta por um espaço no time é travada diuturnamente, a cada treino, a cada jogo.

Acrescente-se, ainda, que é necessário dar-se “tempo ao tempo”. Uma equipe não é simplesmente constituída, mas desenvolvida. Assim, a derrota para o Santos na final do campeonato paulista de 2011, foi parte do processo que culminaria com o título invicto da Libertadores 2012 e o Mundial Interclubes.

4. Marketing
O rebaixamento para a série B, em 2009, poderia configurar um período nefasto para os negócios do clube. Porém, foi o início de um processo de construção de marca que redundaria em recordes de público nos estádios, contratos milionários com a TV, novos patrocinadores, vendas de camisas e outros produtos via licenciamento, além de iniciativas inovadoras como patrocínios pontuais para jogos em finais de torneios e a venda de espaço publicitário nas axilas da camisa para o desodorante Avanço, elevando o faturamento até tornar-se o mais elevado entre todos os clubes do país.

E você, como tem cuidado do marketing de sua empresa? Lembre-se de Henry Ford: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

5. Paixão
Da Democracia Corintiana de 1982, passando pela campanha na série B até a Invasão do Japão em 2012, um ingrediente sempre esteve presente: a devoção do torcedor ao time. Como um casamento, nos bons e nos maus momentos, o “fiel” torcedor, reunido em um 'bando de loucos', sempre esteve presente, numa paixão que transcende os campos de futebol, invade as ruas no Carnaval, veste uniformes e canta hinos.

Seus colaboradores são igualmente apaixonados por sua companhia? Consomem seu produto, indicam seu serviço e defendem com afinco sua empresa? E seus consumidores, são os maiores propagadores de sua marca?

Alcance esta grau de satisfação e reconhecimento para conquistar seu maior título: a liderança em seu mercado.
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Matheus Grobe

Ranking: 1.664º

Matheus 1.977 posts

@matheus.grobe em 20/07/2013 às 13:44

Perfeito. Colocou no papel exatamente o que eu penso.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Leprexeka

    Amazon Prime Arena

    Última resposta há 2 segundos por Cassio Oliveira

    65respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Filipe Fernandes Alves de Oliveira

    Quem pede Gabigol não assiste programa esportivo

    Última resposta há 7 segundos por Douglas A

    79respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corintiano F

    Pra cair a ficha

    Criado em 2 minutos por Corintiano F

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gustavo Almeida

    Tentaria uma troca entre Wesley pelo Luciano

    Criado em 43 segundos por Gustavo Almeida

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ewerthon Silva

    Será que a torcida de Instagram vai acalmar

    Criado em 55 segundos por Ewerthon Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Bundagner

    Repararam que parou de vazar notícias do Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por Luiz Malta

    48respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Oliveira Eduardo Santos

    Caro Vessoni venha argumentar meu tópico

    Última resposta há 1 minuto por Luiz Malta

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de joao manoel do nascimento

    Cássio mostrou profissionalismo, mas paixão, não!

    Última resposta há 1 minuto por Lucio Amaral

    53respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de William Jensen

    Vessoni, o tumultuador

    Última resposta há 1 minuto por Travis Bickle

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thesco Grey

    A leoa de Itaquera

    Última resposta há 2 minutos por Bruno Oliveira

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcos Chaves

    Marcão (goleiro) reverenciando nossa ídolo Cássio (de gigante pra gigante)

    Última resposta há 2 minutos por ANTONIO CLAUDIO MIILLER

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vô Lino

    Percebemos que estamos sem moral quando...

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Narciso Manoel Martins

    A l p empresa do amigão do Augusto melo!

    Última resposta há 3 minutos por Narciso Manoel Martins

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Alves

    Vender o Wesley agora, seria de una burrice gigantesca

    Última resposta há 3 minutos por Fábio Santos Jesus

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Torcedor Maluco

    Não gosto de falar de ex, mas... Olha a bio do Gil

    Última resposta há 3 minutos por Luiz Malta

    92respostas

    acessar o tópico